As águias-harpias vivem nas florestas tropicais da América Central e do Sul, do sul do México ao norte da Argentina. Os primeiros exploradores das florestas tropicais desta área nomearam o pássaro Harpyja, da mitologia grega, que significa meia mulher, meio pássaro.
As harpias estão presentes a uma altitude média de 3.000 pés. Observa-se também que voam pelas pastagens, pela vegetação do deserto da Caatinga e pela região tropical do cerrado.
Harpia – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal
Harpia, cujo nome científico é Harpia Harpyja, é uma das maiores espécies de águias do mundo que está viva hoje. Na América, é a ave de rapina mais poderosa. A águia com crista e a águia da Nova Guiné são seus primos mais próximos. Do seu gênero Harpia, é o único membro. É uma espécie monotípica, seu parente mais próximo é a águia com crista da Guiana (Morphnus guianensis ), que, no entanto, pertence a outro gênero.
As águias são admiradas em todo o mundo como símbolos vivos de poder, liberdade e transcendência. Pertencem à vasta ordem dos Accipitriformes, à família dos Accipitrids, à subfamília Buteoninae e ao gênero Harpia. O nome da espécie é como uma repetição do gênero. Vem do latim “harpyiae” e do grego “Αρπυιαι” = os raptores ”, no tema de“ ἁρπάζω ”=“ delirar ”.
O nome Harpy se referia às divindades da mitologia grega, que, em vários números, foram concebidas de diversas formas por poetas e mitógrafos: imaginadas originalmente como mulheres aladas, depois como monstros com cabeça, busto e braços de mulher e o restante do corpo de pássaro. Na heráldica, era uma figura quimérica com rosto e peito de mulher, orelhas de urso, corpo, asas, garras e cauda de um abutre.
Características das Harpias
As pernas de uma águia harpia podem ser tão grossas quanto o pulso de uma criança pequena, e suas garras curvas são mais longas que as garras de um urso pardo! Pode não ser a maior ave de rapina (esse título pertence ao condor andino), mas é definitivamente a mais pesada e poderosa das aves.
As asas são arredondadas e não são muito longas se comparadas ao corpo para serem facilmente utilizadas na vegetação densa. Dorsalmente, são cinza escuro; mais escuros e homogêneos e fortes ao nível dos abrigos dorsais (pequenos abrigos secundários superiores e abrigos secundários medianos) e mais marmorizados, com listras, salpicados e com um rastro leve e pouco evidente ao nível dos grandes abrigos e remiges sempre a dorsal nível. As penas inferiores das asas, pelo contrário, têm uma coloração mais salpicada de preto-cinza escuro e cinza-branco muito pálido. Sob a parte cinzenta da cabeça, ventralmente ao nível do pescoço e da primeira porção do peito.
O branco do tórax pode alcançar a faixa escura, formando uma linha de ponta central curta. O babado preto-escuro derrete acima com a cor das costas que apresenta, inteiramente, uma coloração escura semelhante. A cauda é longa e listrada em branco-preto para toda a espessura com a tacada, portanto, evidente dorsalmente e ventralmente; ventralmente é mais de cor cinza-preto pálido com listras. As coxas são cobertas por plumagem branca com listras finas de preto. As pernas, muito robustas e grossas, têm a parte nua de cor amarela e são dotadas das mais poderosas garras existentes.
As águias harpias têm penas cinzentas cobrindo suas asas, costas e cabeça. Suas pernas são brancas com listras pretas e podem elevar as penas na cabeça quando se sentem ameaçadas, semelhante à maneira como um gato levanta seu pelo.
A plumagem superior é preta como ardósia, enquanto branca por baixo. Suas pernas são cobertas com penas brancas com listras pretas. Possui uma espessa faixa preta entre a cabeça cinza e a plumagem inferior branca. Possui dedos amarelos e olhos vermelhos ou marrons. A íris do olho pode ser cinza ou marrom. A cere é enegrecida. O bico, bastante importante, é cinza-preto.
As fêmeas podem ter o dobro do tamanho de seus colegas do sexo masculino. Embora possam diferir em tamanho, machos e fêmeas têm os mesmos padrões de cores, diferentemente dos machos e fêmeas de outras espécies de aves. Pode crescer de 86 a 107 centímetros de comprimento e a envergadura pode ter até 224 centímetros de comprimento.
Risco de Extinção das Harpias
As águias-harpias têm muito poucos predadores, mas estão enfrentando a mesma perda de habitat por desmatamento, exploração madeireira, destruição de locais de nidificação e caça furtiva que outros animais da floresta. As harpias são distribuídas na América Central e do Sul, incluindo Brasil e Argentina. No entanto, na América Central, a harpia está praticamente extinta.
Modo de Vida das Harpias
Este raptor ama as planícies das florestas tropicais, normalmente abaixo dos 800 metros de altitude, mas com picos de até 1600 ou mais, conforme registrado na Colômbia. Vive nas grandes extensões vegetais naturais, mas também pode nidificar em áreas reflorestadas com práticas de silvicultura de alto grau. Prefere caçar em locais onde as pastagens e a floresta se seguem em uma espécie de mosaico. Às vezes, no início da manhã, ele se delicia com poleiros e proeminências emergentes da vegetação. Às vezes, raramente, é surpreendido em áreas cultivadas e urbanizadas.
Uma águia harpia atinge a maturidade entre 4 e 6 anos.Uma harpia fêmea coloca 2 ovos. O seu ninho é construído em árvores, como kapok e castanheiras. Os pais normalmente cuidam de um filhote por 2 a 3 anos e o outro ovo pode nunca chocar. O ovo é chocado após 56 dias. O par nutre seu filhote por 6 a 10 meses, mas pode se desenvolver após 6 meses. Os filhotes de harpia são cobertos com penas felpudas e seus olhos estão fechados quando chocam pela primeira vez.
Harpias são carnívoros. A dieta primária consiste em mamíferos que vivem em árvores como macacos e preguiças. Nos macacos, ele caça principalmente macacos-aranha, bugios, capuchinhos e esquilos. Outros mamíferos incluem tamanduás, gambás e porcos-espinhos. As harpias também atacam araras-de-asa-verde. Nos répteis, ele caça iguana e cobras. Os porcos gambás e capivaras também formam uma dieta ocasional dessas águias. Os principais predadores das harpias são onças e jaguatiricas.
As águias-harpias são velozes e ágeis. Eles voam baixo sobre a floresta tropical e usam suas grandes garras para pegar macacos e preguiças que podem pesar até 9 kg! Esses pássaros são caçadores pacientes: uma águia-harpia pousa silenciosamente por horas em uma árvore, esperando cair em presas incautas.