O burro Pega é uma raça brasileira, desenvolvida em Lagoa Dourada, estado de Minas Gerais, a raça hoje em dia está espalhada pelos territórios brasileiro e paraguaio. É a melhor raça para cruzar com éguas de várias raças para produzir animais híbridos (mulas) com capacidade comprovada para diversos tipos de trabalhos e passeios a lazer.
O burro Pega transmite a seus híbridos algumas de suas características notáveis e singulares, como vivacidade, docilidade, orgulho, resistência, rusticidade, longevidade e principalmente para produzir mulas marchadeiras (em três etapas), confortáveis e macias, é um animal refinado e freqüentemente usado para toda a variedade de passeios a cavalo, para trabalhos diários de gado, para competições de marcha. Também é utilizado por pequenas e médias fazendas, para transporte e tração de cargas.
O haras da mesma cidade, Lagoa Dourada em Minas Gerais, é uma referência na criação de mulas marchadeiras (gaited) a partir do cruzamento de Éguas Gaited com burros Pega.
Manejo de Mulas Marchadeiras
Mulas marchadeiras se assemelham a cavalos e são caracterizados por suas orelhas longas e cauda tipo vaca. Eles podem ser encontrados em savanas tropicais e regiões áridas. Em sua faixa invasiva, Equus asinus tem impactos deletérios e potencialmente irreversíveis na flora e fauna nativas. Os danos foram documentados em comunidades vegetais, solos, fauna e qualidade da água. O manejo desta espécie pode ser difícil. As pressões culturais impedem o uso de métodos letais de gerenciamento. As técnicas típicas de manejo envolvem a remoção das espécies de seu habitat natural e a sua colocação em reservas onde elas não representam uma ameaça.
Características
As cores podem variar de preto, branco e todos os tons de marrom e cinza, no entanto, a mais comum é uma cor cinza-mouse. Muitos asinos são manchados, manchados ou listrados. A maioria das asinos de cor sólida tem uma faixa dorsal escura da crina à cauda e uma faixa escura sobre os ombros. Eles têm uma juba ereta e não têm a trava de um cavalo. O cabelo pode ser liso, encaracolado, curto e rijo, ou longo e lanoso.
Fotos da Mula Marchadeira
Em estado selvagem mede em média 200 cm. de comprimento, 45 cm. de cauda, 125 cm. de ombro e pesa 250 kg. O tamanho da raça doméstica varia muito, dependendo da raça. Os asinos domésticos são amplamente distribuído e podem ser encontrados em quase todo o mundo. No entanto, sua origem são os desertos montanhosos e ondulados do norte da África e da península Arábica e está bem adaptado para a vida no deserto. Os asinos domésticos preferem climas quentes e secos e, se deixados tornar-se selvagens, retornarão a esse habitat.
Asinos
Os asinos preferem savanas tropicais e regiões áridas das colinas. Seca e incêndios florestais graves são as únicas ameaças naturais significativas ao espécie selvagem . Na Europa, o burro é considerado a espécie de gado mais ameaçada e agora está sob proteção da União Europeia e de suas medidas para conservar os recursos animais locais.
Hábitos Alimentares
Mulas são herbívoros em pastagem, com dentes grandes e de superfície plana adaptados para rasgar e mastigar matéria vegetal. Seu alimento principal é a grama, mas eles também comem outros arbustos e plantas do deserto. Como muitos outros animais pastando, eles agarram a planta primeiro com os lábios musculosos, puxam-na para a boca e depois a arrancam com os dentes.
Reprodução
Embora as mulas sejam estéreis, elas são o resultado do cruzamento de burros com éguas. Burros selvagens e livres têm um sistema social territorial. A composição e o grau de estabilidade dos grupos territoriais variam de acordo com as populações estudadas. Em algumas populações, cada macho reprodutor mantém seu próprio território (harem) por onde transitam as fêmeas solitárias com seus filhotes. Os limites territoriais parecem ser anunciados acusticamente e, em alguns casos, marcados com pilhas fecais .
Período
A estação anovulatória de curta duração nas burros domésticas é de aproximadamente 165 dias, com alta incidência de estro anovulatório, breve e frequente. A estação ovulatória de longo dia é de aproximadamente 200 dias. O intervalo interovulatório é de aproximadamente 24 a 25 dias. A duração média do estro ovulatório é de cerca de 6 dias, com ovulação nos últimos 1 ou 2 dias após o estro. A duração da gestação é de 12 meses.
As fêmeas selvagens Equus asinus dão à luz um potro a cada ano, que cresce a um peso médio de cerca de 350 libras. Como o asinus selvagem não possui predadores naturais, competidores ou doenças comuns, a maioria dos asinus jovens atingem a maturidade e podem viver até 25 anos em estado selvagem.
Importância das Mulas
Mulas servem como animais de carga e em equipes de transporte, desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento do comércio de longa distância no passado, devido à sua capacidade de suportar peso e à sua adaptação para viagens no deserto. No antigo Egito, as fêmeas de burros eram mantidas como animais leiteiros. O leite de burro é mais rico em açúcar e proteína do que o leite de vaca. O leite também foi utilizado para fins cosméticos e medicinais. A carne de burro foi comida como alimento por muitas pessoas.
Domesticados na Europa
Havia asinus domesticado na Europa no segundo milênio antes de Cristo e o primeiro asinus veio ao Novo Mundo com Cristóvão Colombo em 1495. As mulas foram introduzidos nos Estados Unidos com exploradores mexicanos. Muitos dos asinus selvagens no sudoeste dos Estados Unidos são descendentes de asinus escapado ou abandonado, trazidos por exploradores mexicanos durante a corrida do ouro.
Diferença do Burro Para a Mula
Mula
A mula tem estrutura física de um cavalo e um burro. As mulas têm orelhas menores que os burros, mas são mais longas e também têm quase a mesma forma de um cavalo. Uma mula se parece com um burro, com sua cabeça curta e grossa, membros finos e crina curta, mas parece diferente do burro em altura, forma do pescoço, pelagem e dentes. As mulas são mais altas que os burros.
Enquanto a cauda de uma mula é como a de um cavalo, o burro tem uma cauda grossa que se assemelha à cauda de uma vaca. Pode-se também diferenciar um burro da mula do som que produz.
Burro
Outra diferença entre um burro e uma mula está relacionada ao seu sistema reprodutivo. Os burros podem se reproduzir, mas as mulas não se reproduzem. Uma mula é de fato estéril. Outra diferença é que existem 62 cromossomos em um burro e 63 cromossomos em uma mula.
Uma Mula suporta qualquer pressão de carga, enquanto um Burro não. Uma mula tem mais resistência que um burro. Esta característica da mula é atribuída à sua origem híbrida.