O leopardo é um animal felídeo nativo dos continentes asiático e africano que possui nome científico Panthera pardus. Junto com o tigre, o leão, a onça pintada e o leopardo-das-neves, ele é considerado um dos 5 grandes animais do gênero Panthera. Esse animal tão interessante possui diversas características e hábitos que podemos comentar.
Por isso, nesse artigo falaremos sobres os hábitos do leopardo e também sobre suas características físicas e biológicas que influenciam em todos esses hábitos. Se você quer saber e entender mais sobre o leopardo, continue lendo o artigo!
Leopardo – Classificação Taxonômica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Subfamília: Pantherinae
Género: Panthera
Espécie: P. pardus
É importante destacarmos que a espécie do leopardo (Panthera pardus) é considerada uma espécie vulnerável (classificação VU) de acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). E por isso, precisamos nos conscientizar, principalmente com relação à caça desenfreada.
Leopardo – Hábitos de Caça
Antes de conseguir atacar sua presa, o leopardo segue as mesmas características de caça dos outros felinos: ele fica observando de longe e de forma sorrateira a sua presa, até que ela fique distraída e ele consiga atacar sem maiores problemas.
O bote do leopardo costuma ser diretamente no pescoço da vítima, matando-a quase que de forma instantânea. Ele tem uma velocidade extremamente alta e por conta disso seu ataque é surpresa.
Agora é que vem a diferença do leopardo para os outros felinos: após matar sua presa, ele a arrasta até o topo de uma árvore para não correr o risco de precisar dividir a comida, já que essa espécie costuma ser extremamente solitária, principalmente na hora da caça. Além disso, podemos citar que o leopardo caça em um raio de até 40km, ou seja, ele é territorialista.
Leopardo – Hábitos de Alimentação
Todos sabemos, obviamente, que o leopardo é um animal com hábitos carnívoros. Mas podemos citar que ele possui hábitos bem ecléticos com relação à alimentação, ele pode atacar desde um animal pequeno até uma zebra. Porém, apesar dessa capacidade, ele tem a tendência a escolher animais de porte médio, assim, é possível levar os animais para o topo das árvores na hora de se alimentar da presa.
Ele se alimenta de animais de porte médio como macacos, antílopes, gazelas; e também de animais de porte pequeno como roedores, insetos, pássaros, serpentes… na região da Índia sua alimentação varia um pouco, incluindo também porcos selvagens e pavões. Em períodos de seca (principalmente na África) leopardos já foram vistos atacando também crocodilos.
Por fim, apesar de todas essas opções, seu animal preferido para caçar são os antílopes; o leopardo costuma a caçar durante o período noturno e os antílopes não possuem uma boa visão noturna, facilitando – e muito, o ataque do felino.
Leopardo – Hábitos de Reprodução
Como já dissemos anteriormente, o leopardo é um animal que quase sempre possui hábitos solitários e costuma estar sempre sozinho ao longo de toda a sua vida, porém, isso muda durante a época de reprodução. Obviamente, o leopardo encontra uma parceira para acasalar durante a fase de reprodução; o período fértil da fêmea dura entre 6 a 7 dias, uma semana.
Após o acasalamento, o período de gestação da fêmea tende a durar entre 90 e 105 dias, ou seja, pouco mais de 3 meses. Porém, a ninhada é de no máximo 4 filhotes (que nascem com uma expectativa de vida entre 12 e 17 anos), e quando esses números se juntam com uma caça desenfreada, a espécie é ameaçada.
O Big Five – os Gigantes da África
É impossível falarmos sobre o leopardo e não citarmos o grupo ao qual ele pertence – o Big Five da África. Esse grupo, apesar do seu nome, não recebe esse nome por causa do tamanho dos animais, mas sim pela capacidade de caça. O Big Five é composto pelos seguintes animais: leão, elefante africano, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte.
Esses 5 animais citados anteriormente são os 5 animais mais difíceis de serem caçados, e o leopardo é considerado o rei desse grupo, já que é o mais difícil de ser caçado até mesmo entre esses 5. Toda essa dificuldade é por conta de sua velocidade e de seus hábitos noturnos de caça, o que o tornam um excelente e temido caçador.
Apesar disso, essa classificação instiga e desafia os caçadores; e assim, o leopardo é considerado um troféu ainda maior para quem consegue caçá-lo, o que estimula muito a caça desenfreada e irresponsável, deixando a espécie em estado vulnerável.
Leopardo – Características Físicas
Após todas essas qualidades e hábitos, muito provavelmente você está curioso para saber um pouco mais sobre a aparência e as características físicas do leopardo, e é disso que falaremos agora.
O leopardo tem em média 1,50 metros de altura, pesa até 90kg e tem 70cm de comprimento, isso faz com que seu porte seja menor do que o da onça pintada. Além disso, é importante citarmos que a fêmea da espécie é cerca de 2/3 menor do que o macho. Seu pelo costuma ser de tom amarelado, tanto no macho quanto na fêmea.
Alguns leopardos apresentam uma característica genética denominada de melanismo, isso significa que eles nascem com a pelagem preta ao invés de amarela, mesmo assim ainda é possível visualizar suas rosetas (manchas). Geralmente os leopardos que habitam a região tropical da África e florestas na Malásia são os que mais apresentam essa característica. Já no caso da Índia, o número de exemplares com melanismo é maior do que o número de exemplares com a coloração comum. Existem também casos de exemplares com pseudo-melanismo.
Você com certeza já percebeu como o leopardo é um animal maravilhoso e peculiar, por isso os caçadores precisam se conscientizar e nós devemos nos conscientizar também com o desenvolvimento desenfreado das cidades, para que esses animais não percam seu habitat. Não existem leopardos na América do Sul, mas existem muitos outros animais igualmente maravilhosos que estão ameaçados de extinção.
Se interessou por esse tema e quer saber um pouco mais sobre hábitos de outros animais? Sem problemas! Leia também sobre os Hábitos do Elefante