Home / Animais / Habitat Dos Corais: Onde Eles Vivem?

Habitat Dos Corais: Onde Eles Vivem?

Os corais são seres formidáveis e que podem ser encontrados em praticamente todo o mundo. Mas, qual seria então o real habitat deles? A seguir, responderemos essa questão, além de mostrar como os corais podem ser importantes, não apenas para os animais que vivem ao seu redor, quanto também para nós, seres humanos.

Onde Exatamente Os Corais Podem Ser Encontrados?

Podemos dizer que esses seres marinhos tão interessantes são encontrados em todos os oceanos do mundo, possuindo várias espécies que se caracterizam por viverem em regiões distintas, algumas em maior ou menor profundidade, e outras em temperaturas mais frias e algumas em locais mais quentes.

No entanto, é necessário fazer uma distinção aqui. Os corais que formam os chamados recifes só são encontrados nas regiões temperadas do nosso planeta, enquanto que aqueles que não forma os recifes são encontrados tanto nos pólos, quanto em locais mais temperados.

Ainda há um detalhe primordial aí: os que constroem recifes não crescem apenas em águas quentes, mas estas precisam também ser límpidas, superficiais, e onde hajam sedimentos, além de não não serem locais com fundos lodosos, nem com salinidade alta.

Pra se ter uma ideia da extensão dos corais pelo mundo, estima-se que os recifes desses seres cubram cerca de 248 mil quilômetros quadrados somente na região do Indo-Pacífico, que compreende o Mar Vermelho, o Oceano Índico, o Sudeste Asiático e o Oceano Pacífico.

Os recifes dessa área compreendem aproximadamente 91% dos que existem no mundo. Os recifes que se encontram no Oceano Atlântico e no Mar do Caribe completam a porcentagem restante.

Outras Peculiaridades Dos Recifes De Corais Em Seus Habitats Naturais

A mais extensa formação de recifes de corais que existe atualmente se encontra a uns 150 km do nordeste da Austrália, possuindo um tamanho de 2.012 km. Trata-se de uma formação incrível, tendo nada menos do que cerca de 400 espécies diferentes de corais, mas que está ameaçada de extinção devido não somente à poluição, mas também ao turismo predatório.

Aqui em nosso país, os recifes de corais se estendem por cerca de uns 3 mil quilômetros na nossa costa. São, inclusive, as únicas formações do tipo que temos na América do Sul como um todo. Além disso, existem 8 espécies específicas de corais que só são encontrados em águas brasileiras. No Brasil, a formação mais famosa desse tipo é encontrada nas ilhas da Baía de Todos os Santos.

Baía de Todos os Santos
Baía de Todos os Santos

E isso tudo sem contar a grande biodiversidade que exite nesses locais onde os corais reinam. Onde esses seres se encontram, geralmente, temos uma grande variedade de peixes, moluscos, além de inúmeras algas e crustáceos, que não apenas vivem, como também se reproduzem nesses ambientes.

São os lares de muitos peixes tropicais, como é o caso dos peixes-papagaios e dos peixes-borboletas. Outros organismos como esponjas, cnidários (alguns tipos de corais e águas-vivas), vírus, equinodermos e at´[e tartarugas marinhas dependem bastante do que os recifes têm a oferecer, como abrigo e comida em abundância.

Outros Benefícios Que Os Corais Trazem

Além de servir como habitat marinho para inúmeras espécies que dependem diretamente dos oceanos para sobreviverem, os corais também têm muita importância em outros aspectos. Um desses benefícios é que eles protegem a costa da força, muitas vezes violenta, das ondas. Servindo como uma espécie de barreira, recifes de corais fazem com que as ondas não cheguem com tanta potência, degradando a costa.

Fora isso, para nós, seres humanos, os corais ajudam no sentido de que eles são uma fonte inesgotável de matéria-prima para pesquisas farmacológicas em geral. Tanto é que algumas espécies vêm sendo usadas há anos para a fabricação de remédios para baixar a pressão arterial, além de antibióticos e antitumoriais.

Por conta de favorecer um ambiente de reprodução e de vida marinha em abundância, os corais também são diretamente responsáveis peça subsistência de inúmeras famílias que vivem nos costas dos países pelo mundo afora. Um bom exemplo disso é a qualidade de mariscos pescados em locais que possuem essas formações. Calcula-se que para cada 2 quilômetros  quadrados de recifes de corais, cerca de 30 toneladas de marisco são produzidas por ano.

Ou seja, além de proporcionarem subsistência a diversas espécies marinhas, o corais proporcionam emprego e renda para quem vive da pesca me regiões costeiras, o que mostra a importância deles em diversos aspectos.

Quais Os Principais Problemas Que Geramos Para Os Corais Em Seu Habitat (e Quais Medidas Tomar)?

Ações humanas contra corais, infelizmente, são mais comuns do que se imagina. Uma delas, por exemplo, é quando eles são partidos por mergulhadores e colhidos para serem vendidos a turistas como “lembranças de viagem”. Fora isso, âncoras jogadas em locais de recifes podem destruir os corais com extrema facilidade.

Também é muito comum que métodos destrutivos de pescas sejam feitos para pegar mais peixes, como o uso de dinamite e venenos, por exemplo. Nesse caso, não é preciso nem dizer os danos que esses ações causam aos corais, não é verdade?

E, por fim, temos a questão da poluição das águas, especialmente aquela provocada por esgotos, por fábricas, por combustíveis de barcos, ou simplesmente por lixo jogado ao mar, especialmente, plástico. Todos esses tipos de poluição são bastante prejudiciais aos corais em todos os sentidos.

Como medidas que podemos fazer para evitar isso, o mais correto, primeiramente, seria não comprar nenhum item de origem animal, sejam pedaços de corais, conchas, carapaças de tartarugas, entre outros organismos marinhos. Também é imprescindível não mexer nos corais caso você mergulhe em locais em que eles estejam. É necessário que eles fiquem intocáveis do jeito que se encontram.

E, claro, em caso de ser profissional de pesca que depende dos organismos marinhos, é preciso pescar de maneira ordenada, sem uso de venenos, explosivos, ou qualquer outra coisa que venha a danificar os corais, e prejudicar os próprios animais que são pescados no local.

Por fim, é necessário contribuir para a não poluição das águas, não jogando lixo de qualquer espécie nesses locais, pois, como já vimos, independente do habitat em que os corais estão, eles são importante para a natureza, e, consequentemente, também nos ajudam.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *