O habitat do vombate vem lá da Austrália, Tasmânia e ilhas costeiras próximas. Esses marsupiais são mamíferos terrestres de quatro patas, o que significa que eles vivem a grande maioria de suas vidas no chão.
Existem três espécies diferentes de vombates: comum, do sul e do norte. O do norte está listado como criticamente em perigo na Lista Vermelha da IUCN.
Leia mais no artigo abaixo para aprender sobre esse animal tão engraçado e interessante, bem como os locais onde ele vive.
Descrição do Vombate
Vombates são pequenos, robustos, peludos e objetivamente bastante adoráveis. Eles têm pelos grossos que variam de cor de espécie para espécie e de indivíduo para indivíduo. Seu pelo pode ser castanho claro, cinza arenoso, marrom escuro e até preto. Todas as três espécies têm cerca de 1,5 metros de comprimento e podem pesar entre 20 a 35 kg, na média. Eles também possuem garras poderosas usadas para cavar e escavar.
Fatos Interessantes Sobre O Animal
Existem fatos divertidos praticamente sem fim sobre esses marsupiais. Eles têm uma série de adaptações incomuns e únicas que irão surpreender você! Saiba mais sobre os vombates abaixo.
- Cocô quadrado – Saindo um pouco do foco do habitat do vombate, mas sendo algo interessantíssimo, não se pode deixar de comentar sobre as fezes do marsupial. Essas criaturas produzem cocôs que não são redondos, não são oblongos, mas, sim, quadrados. Suas fezes cúbicas são usadas para marcar território. Assim, como um cubo rola muito menos que uma bola, o marcador de território permanece no lugar, mesmo em posições precárias;
- Incômodo adorável – Este cocô cúbico também é uma oferta inoperante para os agricultores nos quais os terrenos são o habitat do vombate. Sem contar que os túneis destrutivos e tocas se tornam um tormento. Infelizmente, essas criaturinhas fofas são consideradas um incômodo em muitas áreas. As tocas podem danificar as plantações e derrubar cercas. O gado pode até tropeçar em túneis dos animais e quebrar as pernas;
- Mentalidade grupal dos marsupiais – Embora os vombates comuns sejam geralmente solitários, algumas espécies podem ser encontradas em grandes grupos. De fato, você tem a chance de ver até 12 animais em um único grupo compartilhando túneis e forrageando juntos.
- Bolsa traseira – Esses pequenos têm bolsas que diferem de outras espécies marsupiais. Em vez de a bolsa virada para a frente, a bolsa está voltada para trás. Isso evita que a sujeira seja empurrada para dentro dessa parte do corpo enquanto o animal está cavando.
Habitat do Vombate
O habitat do vombate se encontra em várias partes da Austrália. Ele não está restrito a nenhuma elevação específica e pode ser encontrados no nível do mar e nas regiões montanhosas.
Alguns habitats comuns incluem florestas tropicais, costas, florestas de eucalipto e pastagens. Também não é incomum encontrá-los em terras cultivadas a céu aberto.
Distribuição da Espécie
Infelizmente, o nome da espécie não é uma indicação muito precisa de seu status. Os exemplares da raça não são tão difundidos quanto antes devido à destruição da população. Embora os vombates comuns não sejam considerados ameaçados de extinção, seu alcance foi bastante reduzido.
Esses animais são encontrados ao longo da costa sudeste da Austrália e em toda a Tasmânia. A espécie do norte é encontrada somente apenas em duas pequenas populações em Queensland, Austrália. Já os exemplares do sul são encontrados em uma pequena extensão da costa sul da Austrália.
Dieta do Animal
Todas as três espécies são herbívoras, o que significa que se alimentam principalmente de matéria vegetal. Eles comem uma grande variedade de gramíneas, tufos e raízes.
Ao contrário de qualquer outro marsupial, os dentes continuam a crescer ao longo da vida. Isso permite que eles se ingiram porções consideráveis de ervas sem ranger os dentes. Seu sistema digestivo leva um tempo incrivelmente longo para processar essa dieta de gramíneas. Pode demorar até duas semanas para uma única refeição passar por todo esse processo.
O Vombate e a Interação Humana
Dentro do âmbito do habitat do vombate temos a interação dele com os seres humanos. Essas criaturas têm conflitos conosco, tanto quando alarmados quanto protegendo seu território.
Isso pode resultar em assassinatos de retaliação por agricultores irritados. Talvez o maior perigo antropogênico para os vombates seja a perda de habitat. À medida que as populações humanas continuam a crescer, a urbanização se espalha cada vez mais em seu ambiente naturais.
Domesticação: o Vombate Como Animal de Estimação
Esses marsupiais não foram domesticados de forma alguma. Assim, por conta do habitat do vombate, que é próximo aos humanos, porém sem interação direta, na maioria dos locais é ilegal possuir um exemplar como pet em sua casa.
Eles têm garras afiadas e dentes que podem causar ferimentos se assustados, tornando-os relativamente perigosos para os seres humanos. Afinal, que animal não se defende como pode, não é mesmo?
Os Cuidados com a Espécie em Cativeiro
Nos jardins zoológicos, esses mamíferos, em túneis, devem ter muitas oportunidades de escavação. Eles gostam de possuir à disposição muitos esconderijos em seus recintos. Dessa forma, os túneis artificiais devem ser usados com sucesso em ambientes zoológicos.
Para substituir sua dieta baseada na grama, os cuidadores dos cativeiros fornecem aos vombates alguns tipos de:
- Verduras;
- Cenouras;
- Batatas-doces;
- Nabos;
- Espinafres.
Além de sua dieta, eles podem receber guloseimas, brinquedos e outros enriquecimentos ambientais.
Comportamento do Vombate
O comportamento varia de acordo com a espécie, mas todos vivem em tocas subterrâneas. Eles patrulham territórios centralizados em torno de seus túneis.
Os exemplares desses animais são solitários e têm territórios incrivelmente grandes que os protegem de outras criaturas. Seu alcance pode chegar a 57 acres. Isso é realmente incrível para um marsupial do seu porte.
Reprodução da Espécie
As fêmeas dão à luz um filhote geralmente a cada dois anos. Após o acasalamento, elas têm um período de gestação de um mês. Quando o filhote nasce, ele acaba rastejando para dentro da bolsa da mãe.
Uma vez bem acomodado, ele amamenta por seis meses antes de deixar a bolsa. O filhote não será totalmente desmamado até completar pelo menos um ano de idade, tornando-se independente por completo quando atinge 1 ano e meio de idade.
Gostou de conhecer algumas curiosidades, bem como o habitat do vombate? Agora, caso vá para a Austrália e ver um animal andando pelos campos, você já saberá quem ele é.