Tucanos são pássaros fascinantes da floresta das Américas tropicais e equatoriais. Alguns deles freqüentam os manguezais. Sete espécies são registradas na Guiana Francesa. Esses animais são chamados de “grandes bicos” devido ao tamanho impressionante de seu apêndice, além disso, muitas vezes colorido e serrilhado.
Onde Mora o Tucano?
Os tucanos vivem apenas nas regiões mais quentes da América do Sul, do México ao norte da Argentina. Por causa de seu bico, cor e tamanho (geralmente respeitáveis), enfim, de sua beleza, os tucanos estão entre os pássaros mais populares de toda a América. No entanto, os observadores de pássaros (cientistas que estudam pássaros) ainda sabem muito pouco sobre suas vidas.
Para começar, não sabemos exatamente o número de espécies de tucanos: existem cerca de quarenta, entre 35 e 42, segundo os cientistas. Este trabalho de censo é bastante complexo porque algumas espécies são muito semelhantes.
Classificação
Tucanos pequenos: os araçaris, de tamanho médio ou pequeno e com cores dominantes verde, amarelo e vermelho.
Tucanos grandes: plumagem em grande parte marcados em preto.
Comida
Frutas, insetos, ovos e pintinhos. Os tucanos são pássaros frugívoros (comem principalmente frutas). No entanto, eles também ocasionalmente comem insetos ou calouros e algumas vezes ovos ao saquear o ninho de outros. Os tucanos jovens, em particular, precisam de um complemento à dieta para facilitar o crescimento, pois os frutos não são suficientes.
Reprodução
Tucanos se reproduzem em cavidades de árvores : são chamados de “cavernicolous”. Eles usam para esse fim ninhos antigos de picos ou buracos devido, por exemplo, à queda de um galho. Os araçaris usam essas cavidades durante todo o ano para passar a noite.
Tucanos Bebês
Como todas as espécies do tipo, os tucanos põem ovos brancos. Por um lado, esses ovos não precisam ser camuflados com cores diferentes, como alguns outros pássaros. Por outro lado, o branco os torna mais visíveis para os dois pais. 2 a 4 ovos são postos e incubados por pouco mais de duas semanas. Quando os filhotes nascem, todos ficam nus e cegos.
Predadores
Macacos, cobras e águias ornamentadas são os predadores dos tucanos. Os tucanos têm poucos predadores quando adultos. Macacos ou algumas cobras podem, no entanto, saquear seus ninhos.
Risco
De fato, o homem é o maior perigo: ele destrói a floresta, um lugar onde vivem os tucanos, e às vezes os caça sem restrições. Além disso, por causa dos seres humanos, os tucanos já desapareceram de certas áreas. Isso foi encontrado no Brasil, Guiana; tucanos se tornaram raros na costa. É difícil proteger os tucanos criando pequenas reservas naturais, porque essas aves são usadas para fazer regularmente migrações reais, em busca de alimento. Eles parecem possuir a plumagem mais colorida junto com a nota extraordinariamente longa e proeminente. A conta é leve embora. Aponta com uma ponta curvada e bordas serrilhadas. No entanto, a característica única de outro tucano é sua língua com uma ponta arrepiada.
- Os tucanos medem 33 a 60 cm de comprimento e pesam de 113 a 850 g.
- Machos e fêmeas são semelhantes em tamanho e cor. Tucano-preto (Selenidera) e araçari-verde (Pteroglossus viridis) são as únicas espécies nas quais a diferença homem-mulher é bastante visível.
- Eles têm quatro dedos; dois voltados para a frente enquanto os outros dois projetando para trás.
- Os cientistas anteriores acreditavam que o pássaro poderia usar sua conta para defender a cavidade do ninho. No entanto, à medida que a pesquisa prosseguia, a crença não era mais verdadeira. Tucanos, quando ameaçados, saem da cavidade para ver o predador a céu aberto, se é que existem. A conta longa ajuda a colher as bagas dos galhos sem sair em um poleiro.
- A conta do tucano também é necessária para a vida social e na formação de pares. E. Thomas Gilliard sugere que serve como um sinal. Além disso, eles também usam sua conta para ver outras aves de seus habitats abandonados – especialmente aquelas cujos ninhos atacam. Tanto é assim que às vezes pequenos raptores têm medo da conta do tucano.
- As aves de rapina grandes tentam atacar os tucanos enquanto estão em voo, porque então é impossível que o pássaro use sua conta para se defender.
Distribuição
Os tucanos voam por toda a América do Sul tropical até o norte da Argentina. Algumas espécies também são vistas voando até o norte, como o México.
Muitas espécies gostam de viver em planícies, mas os Tucanos (Aulacorhynchus) têm áreas residenciais a 8.200 pés (2.500 m) ou mais na América Central, e os tucanos das montanhas (Andigena) variam de 3.900 a 11.000 pés (1.200 3.350 m) nos Andes da América do Sul.
A Colômbia abriga o maior número de tucanos, com 21 espécies, apenas neste país. 17 espécies habitam Venezuela, Brasil e Equador.
Canal-de-bico tucano (Ramphastos vitellinus) é a única espécie a ser encontrado em Trinidad.
Habitat
Tucanos fazem casas em habitats tropicais e montanhosos da floresta tropical.
Sabe-se que alguns tucanos verdadeiros, incluindo tucanos e aracaris, ocupam a vegetação secundária.
Embora os toco-tucanos e os aracaris sejam especialistas em rios, o peito-vermelho (Ramphastos dicolorus) vive principalmente em savanas de palmeiras.
Comportamento
- Os tucanos são normalmente encontrados em pequenos bandos ou grupos que compreendem não mais que 12 indivíduos. No entanto, preferencialmente, eles voam em grupos soltos e os tucanos não são tão sociais quanto os outros pássaros.
- Tucanos grandes não são bons pilotos. Pequenas espécies como o aracaris são aves ágeis, pois voam rapidamente e em linha reta.
- Eles não batem as asas o tempo todo durante o vôo; os tucanos deslizam para baixo e parece que são puxados pelo peso de suas contas volumosas. Pela mesma razão, os tucanos fazem um vôo bastante breve.
- Eles também são vistos se preparando, especialmente na nuca, com suas contas grandes.
- Quando dormem, puxam a conta por trás e inclinam a cauda para formar um teto sobre as costas e a conta. Ao fazer isso, eles ocupam menos espaço e, por acaso, os tucanos dormem cinco ou seis juntos em troncos de árvores podres ou em buracos de pica-pau abandonados.
- Os tucanos são diurnos e produzem muitos chamados diferentes, todos melodiosos. Eles são barulhentos no final da tarde, quando outros pássaros se tornam inativos. Tucanos vão descansar à noite. Eles também pronunciam após chuvas ou durante as primeiras horas da manhã.
- Os tucanos gostam tanto de ficar no alto das árvores que tomam banho em piscinas de água da chuva em um galho grosso.
- Os tucanos geralmente evitam a concorrência e seus intervalos raramente se sobrepõem.
- A maioria das espécies permanece em sua área de origem o ano todo, com exceção dos tucanos montanos, conhecidos por migrar sazonalmente; movendo ladeira acima na primavera e ladeira abaixo no outono. As espécies das terras baixas se reúnem em grandes bandos na época de reprodução, quando os frutos são escassos.