O suricato pode ser encontrado no sudoeste da África, onde é inconfundivelmente reconhecível em sua postura ereta “sentinela”, enquanto observa os predadores. Esses animais são encontrados nos desertos e pastagens da África, incluindo o sudoeste do Botsuana, oeste e sul da Namíbia e norte e oeste da África do Sul. Eles também podem ser encontrados nas áreas do extremo sudoeste de Angola e nas planícies do Lesoto.
Os suricatos são especialmente adaptados para viver no ambiente hostil do deserto. Manchas escuras ao redor dos olhos os ajudam a serem vigias eficazes, reduzindo o brilho do sol, como um jogador de beisebol que pinta linhas escuras sob os olhos. Seus olhos também permitem que eles tenham uma visão grande angular da cena. Isso ajuda a impedir que os predadores obtenham uma vantagem se escondendo.
Os suricatos também possuem adaptações especiais para ajudá-los a cavar. Seus olhos têm uma membrana protetora transparente que os protege da sujeira durante a escavação. Suas orelhas também fecham firmemente para manter a sujeira afastada.
Modo de Vida dos Suricatos
Vivendo em intrincados sistemas de túneis subterrâneos chamados tocas, os suricatos podem se proteger dos predadores e se refrescar nos dias quentes. Uma toca pode ter até 15 orifícios de entrada e saída e pode atingir até 2 metros de profundidade. Ao contrário de outras criaturas escavadoras, os suricatos vivem em mais de uma toca.
Todas as manhãs, os suricatos começam o dia cuidando ou deitado ao sol. Durante o resto do dia, eles procuram comida. Um sentinela observará o grupo de forrageiras e os alertará se um predador se aproximar. Essa sentinela é aliviada e substituída a cada hora, para que todos possam forragear.
Os suricatos vivem em cooperativas de 3 a 25 indivíduos, com áreas domésticas parcialmente sobrepostas de alguns quilômetros quadrados, que marcam com secreções das glândulas anais. Os bandos se perseguem ou lutam entre si quando se encontram. Os bandos passam a noite dentro das tocas e os filhotes nascem lá.
Eles também se retiram em seus túneis para descansar à tarde para evitar o calor do meio-dia. Embora a temperatura possa estar 38° graus na superfície, ela está a 23° C graus há um metro abaixo do solo. Os suricatos provavelmente cavam esses túneis, apesar de terem sido relatados a compartilhar sua toca com esquilos terrestres da África do Sul (Xerus inauris).
De manhã, a matilha sai da toca para procurar comida – principalmente besouros, lagartas, cupins, aranhas e escorpiões, mas também lagartos, pássaros, cobras pequenas e roedores. Eles procuram cinco a oito horas por dia, espaçadas de um a cinco metros, enquanto vocalizam suavemente para manter contato. A presa está localizada em fendas e sob pedras ou troncos principalmente pelo cheiro e é rapidamente desenterrada. Presas grandes são golpeadas com as garras pesadas nos dedos dianteiros antes de serem rasgadas em pedaços. Na estação seca, os suricatos obtêm água desenterrando tubérculos suculentos.
Características dos Suricatos
O comprimento do corpo é de cerca de 29 cm. e a cauda lisa e pontiaguda tem 19 cm. de comprimento. Os adultos pesam menos de 1 kg., com criadores dominantes mais velhos mais pesados que os subordinados. Facilmente domado, o meerkat às vezes é mantido como animal de estimação para matar roedores.
Os suricatos têm características faciais semelhantes a outros membros da família dos mangustos. Os suricatos têm orelhas pequenas e pretas, localizadas nos lados da cabeça. Seus focinhos são curtos e seus narizes são pretos. Ao redor dos olhos eles têm anéis pretos de pelo. Esses anéis pretos provavelmente ajudam os suricatos a ver melhor sob a luz do sol.
Os suricatos têm corpos tubulares longos, cobertos por pelo vermelho, castanho e cinza. Nas costas, eles podem ter listras vermelhas. Suas caudas também são vermelhas, cinza ou marrom e têm pontas pretas nas extremidades. A coloração dos suricatos os ajuda a se misturar com as condições áridas em que vivem.
Dieta dos Suricatos
Comendo plantas e animais, os suricatos são onívoros. Sua dieta consiste principalmente de insetos, que eles farejam usando seu sentido aprimorado do olfato. Eles também comem pequenos roedores, frutas, pássaros, ovos, lagartos e até escorpiões venenosos. Eles podem pegar um escorpião e arrancar seu ferrão mortal num piscar de olhos. Por terem muito pouca gordura para armazenar energia, os suricatos buscam e caçam todos os dias.
Comportamento dos Suricatos
Enquanto se alimentam em plena luz do dia ao ar livre e longe da toca, os suricatos são suscetíveis a ataques, especialmente por chacais e raptores.. Ao cavar, eles olham em volta frequentemente para esses predadores. A perspectiva de ser pego de surpresa é atendida pelo comportamento sentinela. Um meerkat ocupa uma posição elevada em um monte de cupins ou galho de árvore, onde fica ereto e observa. Os outros sabem que o sentinela está de plantão e, portanto, pode gastar mais tempo cavando.
Se o sentinela vê um predador se aproximando, ele alerta os outros com uma chamada estridente, e o maço se espalha para se esconder. Os membros da matilha se revezam fazendo isso em nenhuma ordem específica; eles não agem como sentinelas antes de comerem, beneficiando-se primeiro do alerta precoce. Sentinelas, portanto, não são realmente os altruístas que antes eram pensados.
Esses animais gregários são frequentemente vistos em grupos, e várias famílias podem viver juntas em uma grande comunidade. As fêmeas dão à luz dois a quatro filhotes a cada ano em uma das tocas do grupo. Pais e irmãos ajudam a criar suricatos jovens, ensinando-os a brincar e forrageando e alertando-os para o sempre presente perigo lá de cima. Os suricatos jovens têm tanto medo das aves predadoras que até os aviões os mandam mergulhar em busca de abrigo.
Os suricatos dependem muito da comunicação e de uma sociedade comunitária para sobreviver. Eles vivem em grandes grupos sociais chamados multidões ou gangues. Eles trabalham constantemente juntos para ajudar um ao outro a sobreviver às duras condições do ambiente. Os suricatos compartilham trabalhos como assistir seus filhotes e cuidar de predadores, cada um revezando-se executando essas tarefas enquanto os outros caçam, comem, cavam e brincam.
Os suricatos também trabalham juntos quando estão caçando pequenas presas. Suas garras longas e curvas os tornam excelentes escavadores. Eles podem mover uma quantidade surpreendente de sujeira muito rapidamente para atingir insetos escavadores. Outras adaptações incluem coloração que ajuda a camuflá-los de predadores e imunidade a picadas de escorpião altamente venenosas.