Os pinguins são animais muito especiais, que realizam coisas diferentes da grande maioria das aves e possuem detalhes especialmente próprios em relação aos outros animais em geral.
Além do tamanho elevado em relação a outras aves, do fato de não voarem e de as penas sequer parecerem penas vistas de longe, os pinguins são muitas vezes confundidos com mamíferos e até mesmo catalogados errado por quem está começando os estudos na área de biologia.
O certo é que os pinguins sempre chamaram muito a atenção do ser-humano e isso sempre foi um ótimo trunfo para que essas aves conquistassem muitos dos direitos que têm.
Atualmente, por exemplo, existem comunidades de pinguins espalhadas por diversas áreas do planeta e grande parte desses pinguins vive sob condições muito interessantes de pouca interferência do homem – ou então da chamada “interferência positiva”, quando as pessoas interferem no modo de vida animal para facilitar esse modo de vida de alguma maneira.
Conheça Mais Sobre os Pinguins
Assim, dentre do universo dos pinguins é possível encontrar diversas espécies e a grande maioria delas está bastante distante da extinção, algo que não ocorre tão facilmente com outros animais, por exemplo.
Ao todo, calcula-se que existam entre 15 e 17 espécies de pinguins no mundo atualmente, sendo que o número é variável devido às discussões a respeito do fato de que algumas espécies podem não ter todas as características necessárias para se diferenciar de outras e serem consideradas espécies por si só.
Porém, de qualquer forma há bastante diversidade entre os pinguins e o nível de manutenção de espécies e condições de vida causa inveja em diversos outros animais, sendo um exemplo de conservação animal a ser seguido e levado para outras partes do planeta Terra e para a conservação da vida de muitos outros animais que estão ameaçados.
Já em termos de geografia, os pinguins têm uma predisposição clara a ficar no hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil – contudo, como se sabe, não existem comunidades de pinguins vivendo naturalmente em solo brasileiro, ainda que algumas áreas da região Sul tenham as características necessárias para abrigar esses animais.
Dessa forma, muitas comunidades de pinguins se encontram na Oceania, mais precisamente em ilhas que pertencem à Nova Zelândia e à Austrália. Algumas dessas ilhas, as de menor extensão, chegam até mesmo a ter somente os pinguins como população local, sem haver quase nenhuma interferência humana direta para dificultar ou facilitar o modo de vida desses pinguins.
Já em outras ilhas, sobretudo nas mais próximas das grandes cidades, há todo um trabalho de conscientização para evitar o desgaste psicológico dos pinguins no contato com os seres-humanos, algo que pode ser muito danoso para a saúde mental dos animais quando não acontece da forma adequada.
Ademais, embora não consigam voar mesmo sendo aves e deem a impressão de andar de maneira tosca e torta, os pinguins são ótimos mergulhadores e nadadores muito eficientes. Isso faz com que as comunidades da espécie se estabeleçam sempre próximas ao mar ou a grandes rios, o que facilita o processo de caça e torna os pinguins menos vulneráveis à ação de predadores.
Veja abaixo mais informações sobre os pinguins, entendendo melhor onde vivem as principais comunidades do mundo e como esses animais realizam as principais ações do seu dia, além de entender como a interferência humana pode ser positiva para os pinguins quando realizada de maneira bem pensada.
Afinal, Onde Vivem os Pinguins?
Os pinguins, como já explicado, preferem áreas próximas ao mar que podem tornar mais fácil o seu acesso ao oceano. É por isso que as comunidades de pinguins gostam tanto de ilhas naturais e estão tão presentes na Oceania, o continente que mais possui ilhas desse tipo.
Por mais que muitas pessoas não saibam, os pinguins vivem muito melhor sem o frio do que sem o acesso à água, seja em rios ou mares. Isso porque o frio extremo pode até mesmo causar hipotermia nos animais, que em alguns casos suportam temperaturas de até 20 graus Celsius sem maiores problemas.
Porém, não ter acesso ao mar torna as coisas particularmente complicadas para os pinguins, que têm o oceano como principal meio de caça e ainda utilizam o mar para controlar a temperatura do corpo quando necessário.
Assim, os pinguins vivem basicamente no hemisfério Sul. Porém, a distribuição dentro da parte Sul do planeta pode mudar conforme a necessidade da comunidade, já que os pinguins têm histórico de migração relativamente acentuado. O local que mais abriga pinguins no mundo é a Antártida, como é possível imaginar. Contudo, a Austrália e a Nova Zelândia também são países que abrigam muitos desses animais. Na África, a África do Sul, país mais ao sul do continente, é o que mais recebe pinguins, que não costumam estar presentes em outros locais do continente.
Já na América do Sul, o Peru, o Chile e a Argentina são os países que mais abrigam pinguins, até mesmo pelo clima bastante frio de algumas partes desses países e pelo acesso a grandes rios ou mares.
As Leis Para Proteção dos Pinguins
A atenção das pessoas em relação aos pinguins é tão considerável que, desde 1959, já existem leis que tratam desses animais. Embora nem sempre as leis sejam cumpridas e em muitos casos haja um abuso extremo dos humanos sobre os pinguins, sobretudo para fins de turismo, a verdade é que só é possível que ainda existam tantas espécies de pinguins devido a leis como essa.
A caça e o derramamento de petróleo em áreas próximas a comunidades de pinguins são amplamente mal vistos e punidos em muitos locais da Austrália, por exemplo. No entanto, o principal inimigo dos pinguins parece mesmo o aquecimento global e o derretimento de geleiras pelo mundo.
Os Pinguins São Ótimos Nadadores
Pinguins adoram viver próximos a mares e grandes rios, e isso se deve ao fato de serem nadadores muito eficientes. Sob condições positivas e se bem alimentados, os pinguins podem atingir até mesmo 40 quilômetros por hora ao nadar e são capazes de percorrer grandes distâncias.
Os pinguins são, ainda, ótimos caçadores quando no mar e a sua dieta básica contém muitos peixes.