Os leões são grandes predadores que ao mesmo tempo são temidos e adorados pelos seres humanos. Eles possuem peculiaridades, mas infelizmente não podem ser encontrados no Brasil, a não ser em cativeiros. No post de hoje iremos contar um pouco mais sobre os leões, suas características gerais, nicho ecológico e principalmente mostrar o habitat do leão e onde ele vive.
Características Gerais do Leão
O muito famoso leão, de nome científico sendo Panthera leo, é um membro da grande família dos felídeos. Ele é provavelmente o mais conhecido e maior da família. Tem o porte grande, com um corpo bastante musculoso e longo. Mede cerca de 250 quilogramas, e pode passar de 2 metros de comprimento (contando com sua cauda), e chegar a 1 metro de altura.
Os machos tendem a ser bem maiores que as fêmeas, sendo essa diferença de até 50% mais. Sua cabeça é grande, e nos machos, ela é coberta com uma juba, juntamente com seu pescoço. Essa juba faz com que eles pareçam ainda maiores do que já são, logo, uma juba maior é ótimo na hora da competição.
A sua pelagem é macia e muito bonita, com a coloração variando entre um amarelo claro e o marrom. Outro uso da sua juba, é que durante uma briga, ela ajuda na hora de amortecer golpes e dentadas de seu oponente. Seu rugido é algo bem característico da espécie também, e pode ser escutado a mais de 9 quilômetros de distância. Costumam emitir esses rugidos durante a noite, quando saem para caçar; quando conseguem agarrar uma presa e também durante o amanhecer.
Um leão na natureza selvagem pode chegar a viver até 25 anos. Em cativeiro, alguns anos a mais.
Nicho Ecológico do Leão
O nicho ecológico de um animal ou planta se baseia no conjunto de hábitos que esse ser tem. No caso dos leões, a primeira coisa que podemos observar é que eles andam sempre em bandos. Esse bando varia de 5 até 40 indivíduos, e existe toda uma hierarquia dentro do grupo.
As fêmeas são as que caçam e cuidam dos filhotes, já o macho faz toda a demarcação do território e defende o grupo, seja de algum animal maior ou de um grupo maior. No topo de tudo, está um casal alfa, que realmente comandam tudo. As fêmeas são escolhidas para realizarem a caça, pois são menores, logo, mais ágeis e eficientes, diferente dos machos que são bem mais fortes. Enquanto que a caça é realizada de forma conjunta, as tarefas dos machos são realizadas de forma solitária.
Eles passam em torno de 16 a 20 horas diárias em repouso, que é para conseguir poupar sua energia. Podemos achar que eles são imbatíveis, mas a realidade é que a porcentagem de sucesso nas caças do leão é de apenas 30%. Quando estão em repouso, ocorre toda uma socialização bem desenvolvida entre esses animais.
Os gestos mais comuns são: atrito das cabeças, que é basicamente afocinhar a testa u pescoço do outro, que de acordo com cientistas, parece ser uma forma de saudação e a lambedura, que é mútua, e apresenta uma expressão prazerosa. Em ambos, ocorre sempre na cabeça e no pescoço, e serve até mesmo de uma forma eficaz, já que sozinhos não conseguem lamber essas áreas. Mais do que isso, é possível notar uma grande variedade de expressões faciais, posturas corporais e também vocalizações.
A espécie dos leões são grandes caçadores, e se alimentam principalmente de animais herbívoros, como a zebra e o gnu. Mas também comem diversos outros animais terrestres por perto. Como falamos, eles possuem uma certa dificuldade na hora da caça, já que apesar de serem ágeis, possuem pouco vigor. Por isso, utilizam bastante de emboscadas para capturar suas presas. Para sobreviver, o leão necessita diariamente de pelo menos 5 quilogramas de carne. Mas conseguem comer mais de 30 quilos em uma única refeição.
Quanto a sua reprodução, não há exatamente uma estação reprodutiva afirmada e definida. A realidade é que varia muito de acordo com o habitat, clima e disponibilidade de alimento. Sendo assim, é possível encontrar leões acasalando em qualquer época do ano. Geralmente, a fêmea se reproduz de dois em dois anos, mas prefere a estação de chuvas.
Habitat do Leão: Onde ele Vive?
Quando pensamos no leão já tem uma imagem grudada em nossas cabeças: eles naquele deserto. E não é uma imagem errada, pois a maioria dos leões se encontram no deserto. Ficam por toda a África subsaariana, tirando a floresta tropical, também ficam na África acima do deserto do Saara e em alguns países como Índia e na península balcânica.
Algumas evidências encontradas da espécie na Eurásia (Europa e Ásia), não são muito confiáveis, pois os ósseos encontrados nos países tais como Espanha, Itália e Grécia são facilmente confundidos. Pode ser tanto o leão moderno, quanto o leão das cavernas. Os relatos mostram que os leões se extinguiram no Peloponeso em torno de 1600 e 1200 antes de Cristo.
Temos relatos de grandes pessoas, como Aristóteles falando da existência desses animais, e de a quantidade deles em sua região. A Idade Média permitiu que o leão se extinguisse na Palestina, e no século 18, o leão foi erradicado da Ásia, com a chegada das armas de fogo. Entre o século 19 e 20, foi sendo erradicado do norte da África e do sudoeste da Ásia.
Na África, os leões podem ser encontrados nas famosas savanas, que possuem arborização escassa. Na Índia, o habitat é uma mistura de savana arbustiva e floresta decídua. Apesar de ser encontrados nesses tipos de clima, o leão possui uma grande facilidade de adaptação, e pode ficar em lugares com altitudes bastante altas.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o leão e onde ele vive (seu habitat). Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Leia mais sobre leões e outros assuntos de biologia aqui no site!