Para algumas pessoas “Jegue” pode ser um termo ofensivo direcionado à outra pessoa. Isso é, na verdade, algo bastante comum principalmente aqui no Brasil.
Mas, esse é apenas um fato à parte! O ponto é: você já se perguntou mais sobre esse animal e até mesmo como eles vivem?
Curiosidade e informação nunca é demais, concorda? E quando fazemos uma imersão na vida de alguns animais podemos até mesmo nos surpreender positivamente!
E esse é justamente o caso desse animal tão popular e conhecido por aqui e em outros países!
E ele recebe muitos nomes, de uma maneira geral, sendo chamado de Jegue, jumento e asno! Todos eles pertencem a uma mesma família, denominada por Equidae.
E curiosamente essa é a mesma família dos cavalos, sabia? Mas, se você está começando a ficar curioso a respeito de tudo que permeia esse fantástico animal, então a melhor alternativa é seguir adiante na leitura desse conteúdo.
No decorrer desse artigo você poderá conhecer maiores detalhes sobre como eles vivem, características, curiosidades e outros dados relevantes! Confira!
Uma Subespécie Domesticada
Como já mencionado anteriormente, os Jegues, asnos e jumentos são parte da mesma família dos cavalos e ao gênero Equus.
Diante disso, o nome científico atribuído a eles nada mais é do que equus africano asinus. Essa é, na verdade, uma subespécie do asno selvagem africano!
Essa subespécie é devidamente domesticada desde a pré-história e até mesmo desde sua origem. E mais: cerca de 5 mil anos antes de Cristo
E o Burro? Ele Também Pode ser Chamado de Jumento ou Jegue?
Ah! Essa é uma das maiores dúvidas de todas! Incluir o burro no mesmo círculos do Jegue, Jumento e do Asno, embora comum, é considerado um erro, sabia?
Isso porque o mesmo é o filhote proveniente do cruzamento entre a fêmea do cavalo, ou seja, a égua e o asno – que no sexo oposto é chamado de mula.
Outro ponto de suma importância se refere ao cruzamento e o hibridismo entre essas espécies. Isso porque, levando em conta razões de caráter biológico, tanto a mula quanto o burro são estéreis.
Ou seja, em outras palavras, não possuem a evidente capacidade biológica de conseguir se reproduzir!
Portanto, resumindo, o burro não é um jegue ou um jumento – eles são diferentes!
Um Animal Rústico
O Jegue em detrimento de sua origem acabou tendo de se adaptar ao ambiente onde vive, que em geral, acaba sendo escasso de água e comida.
Esse aspecto acabou fazendo com que eles fosse capaz de desenvolver uma fantástica capacidade de sobrevivência e resistência. Isso é tão evidente que eles podem ser capazes de se manter até mesmo com uma alimentação mais grosseira.
Além disso, sua rotina alimentar é realmente bem mais escassa, o que contribui para que ele seja classificado, no final das contas, como um animal absolutamente rustico.
Características Físicas Relevantes
As características físicas do Jegue e/ou jumento são realmente bem marcantes! E são justamente elas que ajudam a diferenciar essa espécie dos cavalos, por exemplo.
O tamanho de suas orelhas é algo que realmente deve ser levado em conta, sendo que elas são bem maiores do que as que se manifestam na mula ou no burro!
Elas chegam a ser realmente desproporcionais, e isso se justiça pelo motivo deles serem animais que são capazes de viver no deserto e ainda percorrer longas distâncias a procura de alimento.
Quando ficam distantes do seu grupo, para não acabarem se perdendo, eles precisam ter a capacidade de ouvir sons que ocorram longe.
Por conta disso, suas orelhas foram ficando cada vez maiores, o que lhes permite captar rinchos de outros animais. Eles podem ouvir a uma distância de até 4 km com total eficiência.
A Pelagem do Jegue
O jegue e/ou jumento possui uma variedade bem ampla de cores em seus pelos, e a mais comum entre tantas é o marrom claro.
Mas, ele também pode ser facilmente encontrado em outras nuances, como o marrom escuro, o preto e até mesmo, em alguns casos, ser bicolor – também denominado por pampa!
Em raros momentos há registros de animais com até três cores diferentes, bem como outros com o corpo marrom bem escuro e as patas totalmente brancas.
Uma outra curiosidade bem interessante é que esses animais são bem mais peludos do que as mulas e os burros! Ou seja, essa é outra característica que os diferencia de maneira evidente!
Um Animal Perfeito Para Guarda de Rebanho
Quando esses animais se encontram sozinhos, sem a companhia de outros iguais a eles, eles podem ser excelentes guardas de rebanho, sabia?
Esse é um ponto que poucas pessoas sabem, uma vez que associam esses animais somente para carga!
Eles são capazes de viver de maneira totalmente pacifica com outros animais, como no caso de cabras e também ovelhas.
Habitualmente eles podem ser muito eficientes para defender todos esses animais, principalmente diante do possível ataque de cães, por exemplo.
Porém, quando há outros de sua espécie eles tendem a se fazer companhia, algo que faz com que eles percam essa qualidade de guarda!
Conclusão
O Jegue, jumento ou simplesmente asno (denominação que varia de uma região para a outra) são animais cheios de características positivas, principalmente se tratando de sua força e resistência.
Por conta disso, são geralmente usados para a realização de trabalhos bem mais pesados na rotina do campo!
O fato é que essa resistência e força acaba sendo até mesmo superior a que se manifesta nos cavalos, por exemplo, e por isso eles acabam se destacando nesse quesito.
E mesmo que o nome desses animais seja comumente usado para ofender e até mesmo incitar baixa inteligência, isso é totalmente equivocado.
Os jegues são animais absolutamente inteligentes e que ainda possuem uma elevada qualidade de visão e audição.
Por isso, antes de querer ofender alguém o chamando de jegue ou jumento, lembre-se que na verdade essa colocação pode ser absolutamente equivocada!
Afinal, são animais muitos astutos e cheios de personalidade! Agora que você já teve a oportunidade de saber mais sobre esse assunto, não precisa mais fazer confusão!