Vivendo por cerca de 700.000 anos, as florestas e bosques da Europa, o javali não mudou. As faculdades prodigiosas de adaptação que ele demonstrou permitiram que ele se aclimatasse com facilidade em todos os continentes onde o homem o conduziu e se tornou o maior mamífero mais difundido na superfície do globo.
Breve Resumo
De fato, apesar do sua aparência maciça, o javali tem um corpo bastante alongado e estreito: 0,90 m de altura e 1,50 m de comprimento. Sua cabeça pontiaguda e corpo estreito permitem que ele se esgueire pelos arbustos. Sua aparente redondeza esconde um animal muito ágil.
Os javalis são onívoros, tudo é bom para eles. No entanto, eles têm uma clara preferência por plantas: bolotas, latas, castanhas, cogumelos, cereais … Eles não desdenham ocasionalmente ratos, pássaros feridos ou mesmo minhocas ou carniça. Mas 90%, sua dieta é de origem vegetal.
Sua qualidade e abundância desempenham um papel importante no peso de um indivíduo: entre 80 e 200 kg para machos e entre 60 e 110 kg para fêmeas. É no crepúsculo que o javali normalmente se alimenta. Embora também possa ser observado durante o dia.
Os javalis não só têm boa audição, mas também um excelente olfacto. Esta última qualidade é muito útil para cheirar o cheiro da comida. Com a ajuda de seu pára-choque, o fim do focinho, o javali vasculha a terra, quebrando os tufos em busca da trufa enterrada.
O Habitat Original do Javali
Um vasto registro zoo-arqueológico indica que o javali eurasiano ou “russo” foi domesticado pela primeira vez há aproximadamente 9.000 anos no que hoje é o leste da Turquia. Evidências filo-geográficas mais recentes sugerem que a domesticação desta espécie ocorreu em vários momentos e em vários locais na Ásia, Sudeste Asiático, Índia, Europa e África.
Domesticação simplesmente ofereceu uma alternativa muito mais segura e eficiente para perseguir o javali ao redor da floresta com uma lança. Assim começou a transformação radical do javali eurasiano no porco doméstico (Sus scrofa domesticus). Em nenhum lugar tal mudança se tornaria mais evidente do que na Europa, e seriam os europeus que acabariam entregando o porco doméstico ao Novo Mundo.
Estudos de DNA indicam que o javali originou-se de ilhas do sudeste da Ásia, como a Indonésia e as Filipinas, e posteriormente se espalhou para a Eurásia continental e norte da África. Os primeiros achados fósseis da espécie vêm da Europa e da Ásia e datam do início do Pleistoceno.
Sus Strozzi
Sus strozzi era um nativo suíço da região mediterrânea da Europa. Era mais primitivo do que o javali moderno, e acabou sendo substituído por este último quando entrou na Europa durante o início do Pleistoceno.
Sus strozzi foi um pouco maior do que o javali moderno. Um esqueleto de um espécime jovem indica um animal de 150 cm, enquanto que restos incompletos de um adulto indicam um animal com um comprimento de cabeça e corpo de 183 cm. Foi possivelmente adaptado a um ambiente de pântano, e pode ter sido ancestral do sus verrucosus moderno.
Preferências Atuais de Habitat
O javali moderno permanece essencialmente em florestas. No entanto, pode diversificar seu habitat e se adaptar a muitos biótopos, se tiver alimento suficiente, a proximidade de um ponto de água. O elemento mais necessário para ele é calma e tranquilidade. Javalis precisam viver em áreas úmidas que podem fornecer comida e água adequadas e abrigo suficiente para proteger contra temperaturas extremas. Em particular, um abrigo denso é necessário para proteção contra altas temperaturas.
A área de vida é determinada pelo tipo de habitat, oferta de alimentos, tamanho dos animais e densidade populacional. Condições climáticas e disponibilidade de alimentos afetam o movimento de javalis. Em dias de tempo quente pode ser gasto em uma área e as noites passadas se alimentando em outra.
Em muitos habitats há uma tendência sazonal de movimento entre áreas específicas, dependendo da atual oferta de alimentos. Os javalis trocarão prontamente entre fontes de alimento de modo que o movimento excessivo não seja requerido. Mesmo se perturbado, os javalis não se moverão para longe e retornarão prontamente às suas áreas de origem.
Variações de Habitat do Javali
No passado, as populações de javalis flutuaram tremendamente nos países europeus. Enquanto algumas populações morreram, outras populações floresceram. Em 1975, as densidades populacionais começaram a se estabilizar, mas agora estão se expandindo a uma taxa extrema. A expansão pós-glacial explica grande parte do aumento da população de javalis, o que significa que houve muito pouca intervenção humana.
Javalis têm certas características que lhes permitem habitar uma vasta gama em toda a Europa, e são um animal terrestre com o maior alcance no continente europeu e tem se expandido também em outros continentes de modo bem expansivo. A ampla variedade do Javali é o resultado de sua dieta não específica, bem como seu grande tamanho de ninhada.
Como o Javali é capaz de variar sua dieta, não se limita a uma região específica. A espécie, sus scrofa, pode sobreviver comendo uma variedade de tipos de alimentos. Porque o animal não tem uma dieta muito específica, ele tem a capacidade de se espalhar em áreas que têm tipos de vegetação drasticamente diferentes.
Quanto menos específica a dieta de uma espécie, mais facilmente ela pode se espalhar por toda a área. Isso é verdade porque não há limitações devido às necessidades dietéticas que impediriam que o javali se movesse. Eles podem sobreviver em praticamente qualquer área da Europa Ocidental, incluindo países do norte, que não têm a mesma vegetação que o Mediterrâneo.
Isso demonstra a versatilidade do javali. O javali é considerado onívoro oportunista porque pode comer e digerir uma grande variedade de alimentos. O Javali, portanto, tem diferenças sazonais e regionais em sua dieta com base na disponibilidade de alimentos e mudanças nas culturas agrícolas. Não só o alcance do Javali varia devido à dieta, mas o tamanho da ninhada do Javali também varia.
A dieta não específica do Javali também altera o tamanho da ninhada, o que permite que o Javali viaje por longas distâncias. A explicação de porque as populações de Javalis estão em contínua expansão varia dependendo do país do Javali.
Uma das principais razões para a sua disseminação em toda a Europa é a sua capacidade de percorrer vastas gamas. Esta característica do Javali é afetada pela dieta do animal, assim como sua reprodução.