Um dos animais que mais desperta a simpatia da pessoas, certamente, é o coala, aquele pequeno marsupial, originário da Austrália. Mas, você sabe onde esse bichinho vive nesse país, ou seja, qual o seu habitat? Vamos falar disso, e um pouco mais, a seguir.
Algumas Particularidades Do Coala
De nome científico Phascolarctos cinereus, o coala vive há tempos em via de extinção desde que ocorreu a colonização inglesa na Austrália, porém, alguns espécimes desse animal continuam firmes e fortes, apesar das dificuldades. O problema atual desses bichos, inclusive, nem é mais a caça predatória, e sim, as queimadas, que gradativamente acabam com seus habitats.
Em termos de características físicas, a cabeça do coala é pequena em relação ao corpo, tendo focinho curto e olhos separados. As grandes narinas em forma de “V” possuem fossas nasais muito bem desenvolvidas, o que acaba alterando um pouco o seu equilíbrio térmico.
Além disso, todos os seus membros (tanto os inferiores, quanto os superiores) possuem 5 dedos, com o polegar das patas posteriores sendo bastante pequeno em relação aos demais dedos, e também não possuindo garras. Já os outros são bem fortes e terminam em garras bem alongadas.
Já a pelagem desses animais é densa e bem sedosa, possuindo um papel bastante importante na regulação térmica do bicho, além de servir como proteção de agentes atmosféricos dos mais variados. Inclusive, o coala não constrói abrigos, ele dorme exposto tanto ao sol, quanto à chuva, e por isso precisa dessa proteção que a sua pelagem proporciona.
Por sinal, a pelagem do dorso é muito densa, possuindo uma coloração bem escura, o que acaba absorvendo o calor do ambiente. Ela se torna mais escassa no verão, porém, no inverno, esse conjunto de pelos fica mais comprido.
De um modo geral, como vive pendurado nas árvores, trata-se de um animal que possui um equilíbrio muito bom, além de possuir músculos bem fortes nas coxas. Quando começa a escalar as árvores, por sinal, pelo fato dele não possuir cauda, o que auxilia na escalada são os seus dedos largos, além de sua garras desenvolvidas.
Qual O Habitat E a Distribuição Geográfica Do Coala?
Esse marsupial é encontrado única e exclusivamente na Austrália, e é interessante notar que a depender de onde residam, a sua pelagem pode se adaptar aos pés de eucalipto que ele se alimenta. Por exemplo, nos eucaliptais tropicais localizados na parte norte do país, a pelagem desse animal é mais curta e acinzentada, e nos eucaliptais temperados sulistas, a pelagem passa a ficar mais longa e acastanhada.
Basicamente podemos dizer que tanto o coala, quanto outros animais que só existem na Austrália, só se encontram exclusivamente lá, deve-se à separação do continente ao qual pertence esse país, e outras massas terrestres que viriam a formar outros continentes. Isso aconteceu antes que os mamíferos placentários pudessem, efetivam,ente, desenvolver-se ali.
O coala, então, desde sempre teve como habitat as florestas australiana, porém, e como já mencionamos anteriormente, esse animal foi bastante vítima de caça predatória, e hoje em dia, seu principal problema é a destruição de seu habitat florestal.
Pra se ter uma ideia, antes da chegada de colonizadores, o que se deu por volta do século XVII, o coala ocupava uma área que era três vezes mais vasta do que é atualmente. Recentemente, inclusive, ele foi introduzido (e em alguns casos, reintroduzido) em certas ilhas localizadas perto da costa, assim como no interior do país também, e é graças a esses esforços que esse animal continua a habitar as principais florestas australianas.
Bom ressaltar que esse trabalho de (re)introdução em certas áreas do país foram frutos de intensas pesquisas científicas, que garantiram também um conhecimento maior a respeito do comportamento desse marsupial, e consequentemente saber como ajudá-lo nessa batalha contra a extinção.
Como Se Dá a Reprodução Do Cola?
Quatro meses é o período máximo de reprodução entre esses marsupiais, e é nessa época que machos sexualmente maduros começam a explorar o seu território, o que acaba por atrair as fêmeas que estão no cio naquele momento. Eles, então, enchem o local onde é o seu território com marcas odoríferas, e também emitem um som que parece mais um mugido.
De uma forma geral, as fêmeas são bem mais agressivas do que os machos, e muitas vezes elas os repelem violentamente quando não se agradam deles. O acasalamento, por sua vez, dura apenas alguns poucos segundos, sendo que ele ocorre na posição vertical em um galho de eucalipto.
Logo após o término do acasalamento, ambos se separam, com o macho não se ocupando do sustento do filhote, tarefa essa que fica a com a fêmea. Esta, por sua vez, só tem uma gestação anual, e, na maior parte das vezes, dá a luz a apenas um único filhote. Raramente, elas têm dois filhotes numa mesma gestação, por exemplo.
Ao nascer, o filhote desse marsupial é bem pouco desenvolvido, pesando somente 0,5 g, tendo menos de 20 mm de comprimento apenas. Olhos e ouvidos ficam fechados nesse momento, bem como a boca, as narinas e as patas posteriores ainda estão bem primárias. A única parte mais ou menos desenvolvida do filhote de coala são as suas patas anteriores, que são bem robustas.
Em Seu Habitat, O Coala Possui Algum Predador?
Mesmo vivendo em ambientes com uma incrível variedade de espécies animais, o coala possui poucos predadores a bem da verdade, sendo que o que mais oferece perigo é uma espécie de cão selvagem (o Canis dingo), que mesmo assim só mata coalas que sejam muito velhos, ou que estejam doentes. Até mesmo porque um coala adulto pode ferir esse cão selvagem gravemente (acredite: quando quer, esse marsupial pode ser bem agressivo e ameaçador).
Fora isso, os aborígenes da região caçam o coala como forma de tradição, e esse animal acaba sendo uma presa fácil graças aos seus hábitos bastante sedentários, além de seus movimentos bem lentos.Além de que, em geral, o coala, quando percebe algum perigo, ao invés de fugir, ele se esconde, o que facilita bastante para os seus caçadores.