O cisne é uma grande ave aquática da família Anatidae. Estes pássaros são geralmente bastante grandes, com pescoços longos e curvos. Eles compartilham uma família com os patos e gansos menores, embora estejam mais relacionados aos gansos do que aos patos.
Existem seis espécies diferentes de cisnes, incluindo o cisne muda, cisne de tundra, cisne negro, cisne trompetista, cisne de pescoço preto e cisne Whooper. Leia para aprender sobre o cisne.
Descrição do Cisne
Os cisnes são os maiores membros da família Anatidae, e a maior espécie de cisne é o trompetista. No máximo, a envergadura cresce até 10 pés de diâmetro. Eles também pesam até 15 quilos, no seu maior, embora a maioria pese cerca de 7,5 quilos.
Esses pássaros grandes também têm pescoços incrivelmente longos, que muitas vezes se curvam para descansar de costas enquanto nadam. Algumas espécies são brancas, enquanto outras são pretas, esbranquiçadas ou preto e brancas.
Fatos Interessantes Sobre O Cisne
Os cisnes são inegavelmente grandes, graciosos e imponentes. Eles são lindos e muitas vezes bastante territoriais também. Saiba mais sobre esses pássaros únicos abaixo.
Um par de cisnes nidificados não é algo que você deseja enfrentar! Algumas espécies são mais territoriais e agressivas que outras, mas todas as espécies protegem seus filhotes. Esses pássaros defensivos correm para uma ameaça em potencial e a golpeiam com suas asas ou mordem com seus bicos.
Os cisnes bebês, conhecidos como “cygnets”, não nascem brancos. A maioria das espécies brancas nasce cinzenta e elas se tornam brancas à medida que envelhecem.
Companheiros monogâmicos – Como muitos patos e gansos, os cisnes geralmente acasalam por toda a vida. Um par desses lindos pássaros se une fortemente e continua acasalando com o mesmo parceiro ano após ano. Ocasionalmente, esses pássaros escolhem um parceiro diferente se o parceiro morrer ou se não puderem gerar filhos.
Alta velocidade – Embora esses pássaros flutuem graciosamente pela superfície de lagos e lagoas, eles são mais do que capazes de se mover rapidamente. Enquanto eles costumam nadar relativamente devagar, eles voam incrivelmente rápido. De fato, algumas espécies podem voar até 100 quilômetros por hora!
Habitat do Cisne
Os cisnes são aves aquáticas e dependem muito dos corpos d’água em seu ambiente. Eles vivem em uma variedade de ambientes, incluindo lagos, lagoas, rios e córregos lentos, pântanos, pântanos e muito mais.
Ao aninhar, esses pássaros geralmente escolhem locais próximos à água. Eles se aninham em ilhas, canaviais e em uma vegetação densa perto da beira da água.
Distribuição do Cisne
Diferentes espécies vivem em muitos continentes diferentes em todo o mundo. Embora existam apenas seis espécies dessas aves, elas cobrem uma enorme área de distribuição combinada. Eles vivem na Europa e Ásia, Austrália e ilhas vizinhas, América do Norte, América Central e América do Sul. Algumas espécies são mais difundidas que outras, embora muitas migrem longas distâncias.
Dieta do Cisne
Os cisnes são geralmente herbívoros e se alimentam principalmente de plantas e matérias vegetais. Eles se alimentam tanto na água quanto na terra. Enquanto estão na água, eles se agitam de cabeça para baixo e usam seus pescoços longos para alcançar a vegetação aquática. Em terra, eles pastam nas ervas e outras plantas. Esses pássaros comem uma variedade de plantas, raízes, folhas, brotos e caules subaquáticos.
Cisne E Interação Humana
Os seres humanos interagem com esses pássaros graciosos com bastante frequência. Às vezes, os cisnes vivem em parques públicos, onde ocasionalmente são agressivos com os seres humanos quando guardam seus ninhos ou jovens.
Os seres humanos destroem habitats importantes para algumas espécies, e isso pode resultar em declínio da população. O impacto humano varia de espécie para espécie, mas a IUCN lista todas as espécies de cisnes como Menos preocupantes no momento, porque suas populações são estáveis.
Domesticação
Os humanos têm cisnes mudos domesticados ou semi-domesticados. Eles criam esses pássaros em busca de carne, penas e simplesmente como animais de estimação ou ornamentos em lagos e lagoas. Os cisnes domesticados são mais amigáveis do que seus colegas selvagens.
O Cisne Faz Um Bom Animal De Estimação
Embora tenhamos domesticado algumas espécies, isso não significa que elas sejam uma boa escolha como animal de estimação. Para você fornecer um lar adequado, o pássaro deve ter um parceiro e um grande corpo d’água para nadar. Nenhuma espécie selvagem de cisne é um bom animal de estimação, e é ilegal capturar, assediar ou matar um.
Cuidados Com Cisnes
Cisnes em fazendas, jardins zoológicos e parques compartilham uma necessidade comum, um grande lago ou lagoa! Esses pássaros devem ter um lugar para nadar e procurar comida, mesmo se você os alimentar com ração peletizada.
Os alimentos granulados fornecem todos os nutrientes de que precisam, mas ainda precisam nadar e forragear como fariam na natureza. Esses pássaros também formam laços de pares por toda a vida e devem ter um parceiro ou companheiro para conviver.
Comportamento do Cisne
O comportamento varia de espécie para espécie e pássaro para pássaro. Enquanto algumas espécies são mais dóceis, muitas são bastante territoriais e agressivas para com os seres humanos, outras aves e praticamente qualquer coisa.
Eles passam os dias à deriva na água e procurando comida, ou caminhando em terra e colhendo grama e plantas. Quando estão se reproduzindo, os cisnes se tornam muito protetores de seus ninhos, parceiros e cygnets.
Reprodução do Cisne
A maioria dessas aves é monogâmica e procria com o mesmo parceiro ano após ano. O par constrói um grande ninho, geralmente com ervas, juncos, pequenos galhos e vegetação. As fêmeas depositam entre quatro e sete ovos por embreagem.
Dependendo da espécie, a incubação dura de um mês a um mês e meio. Os cygnets ficam sob o olhar atento de seus pais até os cerca de um ano de idade.
Crenças, Superstições E Fobias Sobre O Cisne
Esses pássaros estão presentes em diversas culturas, representações artísticas e até moedas! O conto, “O Patinho Feio”, é uma história famosa sobre um patinho “feio” que cresce em um belo cisne.
Este é apenas um exemplo de cisnes na cultura humana. Não é surpresa que esses pássaros sejam prontamente adotados em habitações, parques e jardins humanos, porque são incrivelmente bonitos e graciosos.