O camaleão é um réptil e, como tal, acaba por gerar muito interesse nas pessoas. Dessa maneira, é bastante comum que a busca por mais informações e detalhes sobre o universo do camaleão seja grande. Isso porque, ao menos no imaginário popular, o camaleão possui a habilidade de mudar de cor a todo momento, alterando a sua coloração para o que bem entende.
Ademais, o fato de ser um réptil chama ainda mais a atenção para essa espécie, que se mostra muito interessante em diversos locais do mundo.
Contudo, de forma a decepcionar muitas pessoas, a verdade é que o camaleão nem sempre possui a habilidade de alterar a sua cor. Assim, muitas espécies não conseguem fazê-lo, tendo de permanecer sempre no mesmo ambiente para manter a sua capacidade de camuflagem.
Todavia, algumas outras são, sim, capazes de se adaptar, camuflando-se a um cenário em questão.
Ao todo, há cerca de 80 espécies de camaleão em todo o mundo, que se dividem por quase todas as partes do planeta Terra. Porém, você realmente conhece o habitat do camaleão? Saberia dizer onde vive esse animal tão interessante? Se não, veja abaixo tudo sobre o modo de vida do réptil, conhecendo também o seu lar.
Habitat do Camaleão
O camaleão é um animal que se adapta a locais diferentes com bastante facilidade, ainda que o réptil não seja tão adaptável quanto as pessoas imaginam. Em todo caso, é possível dizer que espécies diferentes do camaleão habitam locais distintos, por mais que seja possível realizar algumas alterações nesses ambientes em questão, com o animal ainda assim se mostrando capaz de viver bem.
Savanas e desertos são os locais preferidos do camaleão, que realmente gosta de ambientes secos para realizar o seu desenvolvimento de maneira mais rápida e natural. Dessa forma, o camaleão gosta mais de estar perto das árvores, onde encontra insetos com mais facilidade e, além disso, consegue a proteção necessária. Isso porque, por mais que tenha capacidade de camuflagem desenvolvida, o camaleão se mostra um animal frágil contra predadores realmente maiores.
Já para passar de uma árvore para a outra, ou então de um galho para o outro, o camaleão costuma fazer uso da sua cauda. Isso porque a cauda do réptil em questão consegue se agarrar aos locais, dando estabilidade para que o camaleão realize saltos de média e longa distância. Essa habilidade é especialmente importante quando o réptil precisa se locomover sem entrar em contato com o solo.
Comportamento do Camaleão
O comportamento do camaleão é tido como diurno, com o animal realizando as suas principais atividades do dia quando o sol ainda se mostra forte e vivo. Na verdade, é na parte da manhã que o camaleão realiza as suas principais atividades do dia a dia, retornando para o seu ninho ao final da tarde.
Todavia, o momento de busca por alimentos realmente se dá com mais intensidade ao longo da manhã. Um ponto interessante é que o camaleão não se mostra um grande caçador, tratando apenas de esperar pelas suas presas em algum local privilegiado. Caso uma presa não dê as caras no local, então o camaleão provavelmente buscará por alimentos naturais, como folhas ou frutos.
Na verdade, frutas como a banana e o mamão fazem parte da dieta do camaleão, ainda que esse réptil tenha uma clara preferência por alimentos mais “vivos”, como os insetos que costumam estar sempre por perto. A maior parte da vida do camaleão é vivida solitariamente, até mesmo pelo fato de esse animal apresentar um modo de vida pouco adaptável para a vida em sociedade.
Características do Camaleão
Apontar as principais características do camaleão não é a coisa mais simples do mundo, até mesmo pelo fato haver diversas espécies por todo o planeta. Todavia, em uma análise mais geral, é possível dizer que o camaleão chega até os 60 centímetros de comprimento, tendo muitos animais como presa.
A sua cauda se prende às árvores ou outras formas de estruturas sólidas, fazendo com que esse réptil tenha a capacidade de se mover sobre os galhos. Além disso, algumas espécies de camaleão são capazes também de alterar a sua cor, fazendo com que os animais ao redor tenham muito mais dificuldade em encontrá-las. Esse processo pode ser usado para a realização de ataques a presas ou simplesmente para fugir de um predador muito maior e muito mais forte.
No caso das presas, em geral o camaleão faz uso da sua língua para pegar o inseto atacado. Quando em velocidade, na verdade, o camaleão consegue estender a sua língua por quase um metro de comprimento, mostrando como esse animal pode ser feroz na sua busca por comida. Porém, o camaleão raramente ataca as pessoas, a menos que seja muito intimidado, e isso ainda depende da espécie em questão e do seu nível de agressividade.
Olhar 360 Graus do Camaleão
O camaleão possui a incrível habilidade de olhar para todos os lados de uma só vez. Na verdade, o que acontece é que o animal possui um olhar 360 graus, sendo capaz de girar o globo ocular para todas as direções que deseja. Dessa maneira, o réptil ainda é capaz de mover os olhos de forma separada, movimentando cada olho para uma direção. Outro ponto interessante sobre o olhar do camaleão é que esses animais podem ver bem em qualquer ambiente, seja sob luz visível ou sob luz ultravioleta.
Isso faz com que o camaleão seja um animal bastante privilegiado, se tornando capaz de ter bastante vantagem em relação a outros. Na realidade, quando sob luz ultravioleta, segundo alguns estudos da área, o camaleão se mostra mais suscetível a desenvolver questões de socialização, além de aumentar a sua capacidade de regulação térmica.
Outra questão bastante interessante é que o animal consegue reproduzir e se alimentar melhor quando exposto ao sol, algo que não acontece tão bem quando o camaleão apenas recebe luz artificial. Portanto, se você possui ou deseja ter um camaleão, é muito importante ter a noção exata de que o animal deve receber as quantidades adequadas de luz solar.