O burro, também conhecido popularmente como asno ou jumento, e cientificamente como Equus africanus asinus, é um animal muito conhecido ao redor de todo o mundo, principalmente por se tratar de um animal de carga ou uma palavra utilizada para xingamento no Português.
Porém, apesar de ser um animal conhecido, a verdade é que muitas pessoas não sabem nada sobre ele além da sua aparência e algumas características superficiais, e é por isso que devemos sempre aprender mais sobre os animais para entendermos como a natureza funciona.
No caso, o habitat dos seres vivos desempenha um papel muito importante no funcionamento das espécies, já que é por meio dele que o ser se desenvolve e também se reproduz, o que faz com que o habitat influencie diretamente na vida de qualquer ser.
Portanto, neste artigo vamos falar especificamente sobre o habitat do burro. Continue lendo o texto para saber exatamente onde esse animal vive e quais são as características do seu habitat natural!
Origem do Burro
Antes de mais nada, vamos ler um pouco mais sobre onde esse animal se originou. Isso porque a origem de um animal diz muito sobre a espécie, já que nem sempre os animais se mantém apenas nos seus locais de origem, mas eles possuem as características que possuem justamente por conta desses locais.
Nesse caso, podemos dizer que o burro se originou nos países do continente africano, principalmente aqueles localizados mais ao norte, justamente por conta do clima um pouco mais quente desses locais.
No norte da África o burro foi domesticado, ou seja, deixou de ser um animal selvagem e passou a ser visto como um animal que fazia parte da casa, assim como o cachorro e o gato que domesticamos atualmente.
Após esse processo de domesticação ele começou a ser utilizado como um animal de carga, e por isso ele levava pessoas e produtos para todos os lugares, o que acabou fazendo com que o animal se espalhasse por muitos lugares do mundo.
Além disso, com processos de colonização e, principalmente, com as importações de produtos e exploração dos europeus, o burro acabou se espalhando por todo o mundo, e atualmente pode ser encontrado nas mais diversas localidades do nosso planeta.
Onde O Burro Vive?
Você já sabe onde o burro se originou, mas não sabe exatamente onde esse animal vive atualmente, não é mesmo?
A verdade é que ele pode ser encontrado em praticamente todos os continentes do nosso planeta, com exceção da Oceania. Isso se dá principalmente porque a Oceania sempre esteve afastada de diversos processos naturais da humanidade, já que ela fica extremamente afastada do resto do mundo e possui uma fauna muito diferente.
Assim, você pode encontrar burros na América, na África, na Europa e também na Ásia, o que faz com que esse animal seja realmente bastante conhecido nas mais diversas culturas de todo o mundo, o que também faz com que ele seja muito diferente de acordo com o habitat que está sendo estudado.
Logo, você já sabe exatamente onde o burro pode ser encontrado no mundo!
Ásia
Como o burro é muito conhecido no Brasil, é normal que tenhamos a ideia de que ele pode existir em maior quantidade no continente americano, principalmente porque o burro faz parte da realidade de muitos países da América do Sul, principalmente quando paramos para pensar nas áreas rurais.
Porém, de maneira surpreendente, podemos afirmar que o continente com maior número de exemplares de burros ao redor de todo o mundo é a Ásia, que possui mais da metade dos exemplares apenas em seu continente. Nesse continente, os burros podem ser encontrados principalmente em 3 países: Afeganistão, Índia e China.
Isso pode ser explicado principalmente por conta das relações comerciais existentes entre África e Ásia antigamente, já que – como dissemos anteriormente, o burro foi um animal domesticado justamente para servir como meio de carga e levar produtos de um ponto a outro do mundo, o que faz com que ele estivesse por diversos locais.
Assim, como a porção norte da África e Ásia são próximas, o burro acabou se espalhando para o continente asiático e até os dias de hoje existe em grande quantidade lá, principalmente nos países um pouco menos desenvolvidos que utilizam métodos um pouco mais antigos de transporte ou que possuem uma população mais pobre que não consegue automóveis.
Logo, agora você já sabe em quais locais o burro pode ser encontrado em maior quantidade.
Europa, África e América
Como dissemos anteriormente o burro pode ser encontrado em 4 continentes, e no caso esses 3 continentes (Europa, África e América), são locais onde ele também pode ser encontrado, porém em uma quantidade menor do que na Ásia.
Isso porque a Ásia sozinha possui metade dos exemplares de burros como já citamos anteriormente aqui, logo esses 3 continentes dividem a outra metade entre si, o que faz com que eles tenham bem menos.
No caso da Europa, os burros podem ser encontrados principalmente em países como a Espanha (na Andaluzia), mesmo que eles costumem ficar muito pouco tempo nesse local por conta das migrações sazonais.
Já no caso da América, os burros existem em maiores quantidades na porção da América Latina, mais especificamente em países como a Colômbia e o México, principalmente por conta do seu clima bem quente na maior parte do ano, que é justamente o que esse animal procura na maior parte das vezes.
Enquanto isso, quando se trata de África, os exemplares de burros podem ser encontrados espalhados por todo o continente, mesmo que em quantidades bem menores do que existiam anteriormente antes da colonização e destruição europeia.
Logo, agora você sabe exatamente onde os burros podem ser encontrados ao redor de todo o mundo. Quem diria que um animal tão subestimado seria tão importante e tão presente no mundo todo, não é mesmo?
Gostou deste texto e quer aprender mais sobre Ecologia com textos parecidos? Sem problemas, ficamos felizes em te apresentar opções! Confira também: O Ciclo de Vida da Irara – Afinal, Quantos Anos Elas Vivem?