O habitat do bicho preguiça não é tão conhecido, como muitos devem imaginar. Esse animal é pertencente à subordem de mamíferos e à ordem nomeada de Pilosa. Assim, ele pode ser visto em uma gama de lugares diferenciados.
Se você se simpatiza com essas criaturinhas, e até mesmo se identifica com elas, não deixe de ler o artigo até o fim. Com certeza vai se surpreender com as informações curiosas que preparamos sobre os locais onde moram e outras características peculiares deles. Confira!
Características do Animal
Estes pequenos são mamíferos do tipo arborícolas, que se dividem em 2 gêneros: Choloepus e Bradypus. Eles representam uma superordem Xenarthra, em conjunto com os tatus e tamanduás.
Os dedos desse animal possuem longas garras pelas quais as preguiças se penduram nos galhos de árvores. Entretanto, isso ocorre somente com seu dorso virado para baixo. O seu nome “preguiça” advém de seu metabolismo extremamente lento no organismo, o que é responsável por movimentos com extrema vagareza.
Essa espécie tem pelos longos e vive em copas de árvores nas florestas tropicais. Estas se estendem da América Central ao norte argentino. Na Mata Atlântica, ela acaba se alimentando de frutos de embaúba, que ficou conhecida como árvore-da-preguiça.
Seus hábitos são solitários, fazendo com que o habitat do bicho preguiça fique diretamente relacionado com seu estilo de vida. Esse bicho tem, como uma defesa, a camuflagem e as garras.
Para conseguir se alimentar, as preguiças utilizam-se de “dentes”. Estes se apresentam na forma de uma serra pequena. Herbívoras, possuem hábitos alimentares mais restritos, tornando difícil sua manutenção dentro de um cativeiro.
Além do mais, este é um mamífero que sobrevive sem a necessidade de água. Isso porque as quantidades necessárias do líquido são absorvidas de alimentos, tais como:
- Folhas;
- Raízes;
- Frutos de árvores, como embaúba, ingazeira, figueira e tararanga.
No habitat do bicho preguiça, ele acaba dormindo por mais ou menos 14 horas diárias, pendurado em árvores. Em sua reprodução, tem somente um filhote, com apenas a fêmea cuidando dele.
Reproduz-se, como todas as suas atividades, em cima da copa de árvores. Raramente ele desce para o chão, fazendo isso aproximadamente de 7 em 7 dias por conta de suas necessidades fisiológicas. Seu predador principal é a onça-pintada.
Um Pouco Mais Sobre o Bicho Preguiça
O habitat do bicho preguiça se distribui da América Central, indo até a Argentina, ocorrendo amplamente no Brasil. No entanto, o habitat devastado vem gerando um significativo impacto nas populações dos mamíferos.
Os seres humanos veem adentrando cada vez mais as áreas das florestas, o que provoca, sobretudo, fragmentações dos ambientes naturais. Isso também aumenta, como consequência, as taxas da extinção.
Esses animais são todos de médio porte, tendo cerca de 3 até 6 kg quando são adultos. A tonalidade de seu pelo geralmente é cinza, com tracejos em branco e marrom-ferrugem, às vezes tendo manchas negras ou claras.
A pelagem tem a possibilidade de parecer esverdeada, isso porque as algas se desenvolvem em cima do animal. Elas servem como alimento para lagartas de mariposas, que comumente vivem em associação aos bichos preguiça.
O Habitat do Bicho Preguiça
As preguiças são vistas apenas em matas americanas, divididas nas 6 espécies diferentes. Estas podem ter 2 ou 3 dedos em suas patas anteriores. Mesmo ocupando o nicho ecológico igual, dificilmente existe a presença de 2 gêneros na mesma área.
No nosso país, existem espécies de 3 dedos:
- Preguiça-comum (B. variegatus);
- Preguiça-de-bentinho (B.tridactylus);
- Preguiça-de-coleira (B. torquatus).
No ano de 2001, uma espécie nova foi descoberta no Panamá: preguiça-anã (B. pygmaeus).
Dieta do Animal
Os bichos preguiças alimentam-se das diversas folhas novas de árvores, mas não de qualquer planta. Entre as mais comuns, temos:
- Ingazeira;
- Embaúba;
- Tararanga;
- Figueira.
O estômago desses bichos preguiça se mostra bem semelhante ao estômago de animais ruminantes. Ele se divide em 4 compartimentos, contendo uma flora bacteriana rica. Esta permite que a digestão seja feita, inclusive das folhas que têm alto teor dos compostos naturais mais tóxicos.
Os dentes desses animais não possuem esmalte, por isso eles só comem folhas e brotos. A arcada dentária sempre cresce devido ao seu contínuo desgaste. Pela falta de incisivos, o animal fica partindo as folhas utilizando seus duros lábios. Eles podem se nutrir também lambendo algas que passam a crescer nos seus pelos.
A espécie não bebe água, já que a quantidade necessária para viver se absorve do alimento consumido. Isso ocorre por meio de paredes intestinais ao longo do processo digestivo.
Reprodução da Preguiça
A gestação de um bicho preguiça tem a duração de mais ou menos 11 meses. O filhote recém-nascido pesa até 320 gramas e mede cerca de 25 centímetros. A fêmea carrega o filhote em suas costas, bem como no ventre por aproximadamente 9 meses.
Durante tal período, a mamãe protege seu filhote, ao passo que ele vai se preparando para sobreviver solitário no ambiente florestal. Sua expectativa de vida varia de 30 anos até 40 anos.
Hábitos da Espécie
Além do habitat do bicho preguiça, outra característica bem marcante da espécie é que ela mora nas árvores altas. Estas árvores possuem copas densas e volumosas, com vários cipós, onde eles se penduram utilizando as garras.
Embora pareçam assustadores, praticamente fazem absolutamente nada além de comer e descansar. Isso ocorre por causa da lentidão de seus movimentos. Graças a essa característica, bem como sua coloração e o fato de ficar muito no alto, é bem difícil enxergar as preguicinhas na mata.
Assim mesmo, elas possuem predadores naturais, tal como as harpias, onças e serpentes. Diversas espécies de ácaros e besouros se alimentam de fezes de preguiças, usando esses animais especialmente como uma espécie de transporte (forésia).
Os bichos preguiça defecam e urinam apenas de 7 em 7 dias, no chão, bem próximo da base das árvores onde se alimentam. Dessa forma, existe uma reciclagem de nutrientes das folhas ingeridas, que são devolvidos parcialmente às árvores por meio de seus dejetos.
Mesmo com as variedades de habitat do bicho preguiça, e mesmo lento na terra, ele se mostra um nadador excelente. Sem contar que é muito, mas muito fofo!