A Zibelina pertence a família Mustela. É também, um dos habitantes típicos da Rússia e arredores.
Infelizmente seu pelo, que pode ser marrom ou preto – o que é valorizado para fazer casacos. Assim, é um animal ainda casado para servir a indústria têxtil (ver mais adianta).
Além do seu habitar, vamos falar também sobre as várias características desse mustelídeo, muito similar aos texugos e lontras. Fica por aqui e vamos descobrir fatos e curiosidades para lá de interessante sobre esse fofo e simpático animalzinho!
O Habitat da Zibelina: Onde Vivem Esses Animais?
Bem, primeiramente, registros apontam que esse animal viveu na Polônia e na Escandinávia. No entanto, devido à caça por sua pele, foi extinto na região.
Assim, atualmente, ele é maia considerado um mustelídeo nativo do sul da Rússia. Por outro, lado também pode ser bastante encontrado na ilha japonesa de Hokkaido, nas montanhas Urais, na Sibéria ou, até mesmo, na Mongólia.
Devido à sua reintrodução entre as décadas de 40 e 60, não foi extinto em terras russas. Dessa forma, estendeu também seu território nas montanhas do leste da Ásia, onde agora temos cerca de 15 subespécies.
Por exemplo, na China, o animal fica limitado ao Grande Khingan. Enquanto isso, na Mongólia, pode ser encontrado nas florestas e montanhas do lago Hovsgol ou ainda na região da floresta boreal de Trans-Baikal.
As zibelinas escolhem viver em tocas perto das margens dos rios ou nas áreas mais densas das florestas de cedro, pinheiros ou bétulas. Embora permaneçam no mesmo território de até 30 quilômetros quadrados, quando a comida é escassa podem caminhar até 12 quilômetros por dia.
Como é a Zibelina, Afinal?
Normalmente, a barriga deste animal é amarelada e ele possui pernas longas, acompanhado de uma cauda longa. A zibelina tem o pelo preto ou marrom escuro, que durante o inverno pode ficar “brilhante”.
É claro, cada subespécie tem um tom de pelo diferente e existem inclusive as de cor marrom claro.
Enquanto as fêmeas medem até 35 centímetros, os machos chegam a 55, que também pesam quase dois quilos. Em comum, ambos possuem uma longa cauda, que pode chegar a mais da metade do tamanho do corpo.
A zibelina possui bigodes longos por todo o rosto, cabeça e focinho curto e orelhas pequenas.
Hábitos Alimentares da Zibelina
As zibelinas são omnívoras. Ou seja, comem plantas, animais, ovos, etc.
Os animais mais apreciados pela zibelina são pequenos roedores e até répteis pequenos. Mas, também apreciam aves e insetos.
São ótimas caçadoras. Percebem muito fácil e rapidamente a presença de uma chance de alimentação!
O Comportamento e a Reprodução da Zibelina
O mustelídeo sai da toca nas primeiras horas da manhã, principalmente durante a estação de acasalamento, ou seja, é uma espécie crepuscular.
A dieta deste animal muda de acordo com a estação do ano, sendo ele onívoro. No inverno consomem pequenas aves e frutos silvestres, já no verão, podem comer pequenos mamíferos. De vez em quando usam as patas dianteiras para pescar.
Utilizam o olfato e a audição para identificar suas presas. Ainda, o olfato também pode ser usado para escapar dos seus predadores (águias, lobos, corujas, tigres, glutões, raposas e linces) e marcar seu território.
Entre junho e julho ocorre o ‘cortejo’ dos machos, que correm e pulam ao redor da fêmea, este é o período de reprodução.
Podendo brigar violentamente, conseguem sua companheira, porém, a fêmea pode não engravidar no momento exato, pois o óvulo pode ser implantado oito meses depois.
Muito interessante que alguns estudiosos comparam a zibelina na reprodução com os felinos. Ou seja, as zibelinas podem esfregar-se em superfícies. Além disso, como muitos felinos podem fazer se seus excrementos atrativos para “conquistar” o parceiro. Assim, aumenta-se as chances de acasalamento e reprodução.
Já em relação aos filhotes desse animal, dos 10 meses que dura a gestação, apenas dois são de desenvolvimento embrionário. Normalmente as ninhadas chegam a três filhotes, mas podem chegar até sete. Enquanto as fêmeas cuidam dos filhotes, os machos fornecem comida e defendem a toca. Os filhotes podem pesar 35 gramas e nascem com os olhos fechados.
Os filhotes abrem os olhos após um mês de logo deixam a casa dos pais. Porém, permanecem se alimentando de alimentos regurgitados pela mãe e do leite materno durante mais quatro meses, até ficarem definitivamente prontos para partir. Aos dois anos, atingem a maturidade sexual e podem viver até os 18 anos.
Algumas Curiosidade Sobre a Zibelina
- 1 – Os filhotes de marta nascem com os olhinhos fechados que começam a se abrir somente ao primeiro mês de vida, assim como os gatos e os cachorros, mais próximos a nós humanos.
- 2 – Os animais não estão assim tão distantes e raros. São mais de oito espécies de zibelinas ao redor do mundo, entre a neve, montanhas, árvores, rochas e florestas.
- 3- Outra curiosidade é a alimentação – embora já abordamos os hábitos alimentares das zibelinas. Por exemplo, em épocas de falta de alimentos, esses animais acabam por seguir outros (como lobos ou ursos). Isso de forma a tentar aproveitar o que animais maiores deixam de sobre. Eis aí um comportamento parecido com os das hienas – mas, a zibelina não usa esse recurso como a principal forma de alimentar-se, certo? Outro ponto a se esclarecer é que algumas vezes a zibelina tem esse comportamento, pois falta alimentação devido a destruições do meio ambiente.
- 4 –Presente na cultura escandinava e russa, a zibelina aparece muito em documentários, romances e livros. Devido ao uso de casacos feitos com a pele desse animal pelas rainhas, é associada a monarquia europeia.
Qual a Classificação Científica da Zibelina?
De acordo com registros oficiais, a classificação científica desse animal é a seguinte:
- Nome Comum: Zibelina, Marta
- Nome Científico: Martes zibellina
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Mustelidae
- Gênero: Martes
Grande Ameaça à Zibelina: o Uso Indevido de Seu Pelo!
Conforme já mencionado no início do nosso texto, as zibelinas correm riscos até de extinção – devido ao uso de seus pelo (e pele também). A indústria têxtil usa esse animais para produzir, por exemplo: casacos, bolsas, sapatos, tapetes e demais itens.
Dessa forma, mesmo que a caça à zibelina seja proibida em muitos locais, ela ainda acontece de forma clandestina. Até mesmo o pelo da zibelina já foi tido como um dos mais sobres para a produção de itens de vestuário, moda ou decoração (como tapetes e cortinas, por exemplo).