Marmota: O Que É?
A marmota é parente dos ratos, é um roedor mamífero que vive em conjunto como forma de se defenderem. Conseguem comunicar entre si, igual aos macacos, e quando uma marmota sabe que tem predadores na região, ela emite sons como forma de avisar as outras.
Perto de outros mamíferos que moram na mesma região, as marmotas são pequenas e por conta disso são presas fáceis de coiotes, leões, tigres, aves de rapina e demais felinos.
Pode ter até 75 centímetros mais a sua cauda que pode medir mais 20 centímetros, sendo um roedor gigante de quase um metro.
Tem um corpo bem redondo e gordinho, orelhas, focinho e patas bem pequenas, o que dá bastante contraste quando vemos o animal como um todo.
Geralmente seus pelos sãos curtos em colorações de cinza com amarelo, ou marrom com amarelo. Se alimentam de raízes e outras vegetações baixas, não tendo costume sequer de beberem água.
Nesse artigo vamos abordar sua localização e onde elas costumam ficar e serem encontradas naqueles países.
Habitat da Marmota: Onde Elas Vivem?
As marmotas podem ser encontradas em lugares montanhosos, nos países do hemisfério Norte, onde o clima é bem quente e em razão disso, a vegetação é escassa. Elas precisam que seja assim, pois se alimentam de raízes e as plantações muito alto atrapalham suas colheitas.
Elas são encontradas mais facilmente na região dos Alpes. Comem muito durante as estações quentes como Primavera e Verão, chegando a pesar quase 10 quilos e no inverno hibernam e saem de suas tocas nas montanhas com menos de 4 quilos.
As marmotas gostam de clima mais quente e hibernam durante as estações sem sol pois não suportariam ficarem ativas com essas temperaturas, já que seu corpo é mais frio, suas batidas do coração e respiração são lentas, como se elas tivessem pressão abaixa.
Como o frio exige maior esforço do corpo para se manter aquecido, elevando nossa pressão arterial, as marmotas morreriam de infarto ou demais problemas decorrentes do excesso de esforço de órgãos.
Porém, seus esconderijos devem ser muito bem planejados e adaptados, já que predadores sabendo disso costumam ataca-las em sono profundo, pois elas são indefesas e o único meio de avisar uma as outras é emitindo sons, quando dormem, esse único método para fugir, não fica disponível sendo uma vantagem para os bichos do topo da cadeia.
Marmota: Curiosidades Sobre o Animal
As marmotas são animais incríveis, sociáveis, amigáveis e nunca atacam a espécie humana, costumam fugir ou caso estejam acostumadas por morarem em locais mais preparados e com contato direto desde filhotes, elas podem até mesmo se aproximar e render belas fotos de viagem.
As fêmeas vivem por mais tempo que os machos, cerca de 18 anos, e os machos geralmente vivem por 15 anos. Isso se deve ao fato que eles são um pouco maiores e acabam sendo vistos mais facilmente por aves de rapinas e felinos que se alimentam desses pequenos animais.
Alguns países como Estados Unidos e Canadá tem algumas tradições envolvendo as estações em homenagem às características desse animal, se chama “Dia da Marmota”, significa que o inverno chegou ao fim, e esses animais finalmente podem sair de suas tocas e aproveitar a luz solar.
Com grande aquecimento global, o “Dia da Marmota” que antes finalizava o inverno corretamente, hoje em dia pode-se ver a temperatura fria se estender por mais meses ou semanas que o normal, ou até mesmo ter um período mais curto.
Isso também reflete na saúde do animal, que de acordo com a evolução planeja uma quantidade de alimentos para sobreviver a hibernação e quando acorda está ainda frio, podendo ser fatal.
No Brasil, chamamos indivíduos de marmota quando eles são desengonçados ou engraçados, devido ao corpo redondo e as pequenas patas, esses roedores se locomovem de forma desajeitada, mal conseguindo correr quando estão no fim do Outono, época que estão mais gordos e se preparando para dormir por até 7 longos meses.
A reprodução das marmotas costuma ocorrer logo no início da estação, seus filhotes quando nascem ficam com as mães por até 2 anos. No caso, as fêmeas continuam no local de nascença, os machos vão para novos lugares para desbravarem o habitat e se reproduzirem.
Eles fazem isso, pois se reproduzidos com irmãs ou mães, existirão muitas marmotas com falhas genéticas e a evolução se torna inviável, então as marmotas machos trocam de grupo como meio de sobrevivência e continuarem a espécie. Muito interesse, não?
O Esconderijo da Marmota: Como Ele É?
Além dos gritos sonoros altíssimos da marmota, que inclusive podem ser vistos e estudos por diversos vídeos da internet, a marmota também serve de estudo quando pensamos em seu esconderijo.
Pois elas simplesmente não se escondem, elas fazem túneis, que podem chegar até 50 pés abaixo
Cobrem a entrada com terra e folhagens como forma de parecer que não existe nada ali, evitando a entrada de animais perigosos. Além disso, o caminho é bem apertado, e todas elas dormem em pequenos conjuntos de mães, um macho e seus filhotes, como forma de se proteger, caso algum animal entre, de tempo de os demais fugirem e continuar a espécie.
Elas ficam nesses locais de 6 a 7 meses, e só saem em abril para verificar a temperatura. Caso as marmotas voltem para o esconderijo, significa que o inverno se estenderá, caso elas saiam, significa que o inverno acabou. Esse hábito e características rendeu um dia popular na América do Norte em comemoração do fim do inverno com muitas comidas, bebidas, como uma espécie de ação de graças e o chamado o “Dia da Marmota”.
Quando elas voltam a ativa, em temperaturas mais quentes, costumam ser animadas, brincalhonas, principalmente seus filhotes que gostam de correr entre as montanhas. Embora sejam herbívoras e comunicativas, as fêmeas podem ser ciumentas entre si, como uma disputa pelo macho mais forte.
Essa questão tão comum no reino animal, geralmente é feita pelo sexo masculino, que disputam entre si o acasalamento e o mais forte vence, pois fica determinado que seus genes são melhores e merecem ser repassados.
Para saber mais sobre as Marmotas e outros animais, continue no site Mundo Ecologia!