A família dos felídeos sempre causou uma certa afeição. Por estarmos tão próximos e ao mesmo tempo tão longe desses animais, nossa curiosidade quanto a sua beleza é inigualável. Os gatos são como grandes amigos do homem, e são muito domesticados, mas também tem os grandes felinos que ninguém tem coragem nem de chegar perto.
São diversas espécies de animais, e em geral, elas possuem uma semelhança em seu olhar e também em sua pelagem e costumes. Um desses animais que fazem parte dessa família é jaguatirica, apesar de não reconhecermos muito bem, é um animal presente no nosso território brasileiro e em grande quantidade.
E é sobre ela iremos falar no post de hoje. Mostraremos um pouco mais sobre suas características gerais e seu habitat, contando onde elas vivem. Continue lendo para descobrir mais sobre esse animal fascinante.
Características Gerais da Jaguatirica
A jaguatirica é um mamífero da grande família dos felídeos, ela faz parte do gênero Leopardus, sendo a espécie gato-maracajá a mais próxima da jaguatirica. Seu nome científico é Leopardus pardalis. Muito semelhante fisicamente com diversos outros felídeos, maiores que gatos, porém menores que onças. Possui um porte médio, medindo até 1 metro de comprimento e pesando cerca de 15 quilogramas. O macho tende a ser um pouco maior que a fêmea.
A cauda é menor que a de seu semelhante gato-maracajá, mas ainda assim pode chegar a medir até 40 centímetros de comprimento. Sua pelagem é bem bonita, curta e brilhante com coloração pardo-amarelada em sua cabeça e no tronco, enquanto que seu ventre é branco. Por todo seu corpo é cheia de manchas pretas em fileiras.
Suas patas dianteiras têm cinco dedos, todos com garras. Já nas patas traseiras, só há quatro dedos, também com garras. Essas garras são muito afiadas, e são afiadas nas árvores sempre que podem. Possui 30 dentes, com caninos bem alongados e afiados, próprios para o seu tipo de alimentação.
É interessante sabermos o quanto esse animal já foi e ainda é importante para algumas tribos indígenas, como por exemplo, os Astecas e Incas. Como sabemos, essas tribos costumavam venerar a onça, por isso, em locais que não havia essas onças, a jaguatirica era basicamente como uma substituta perfeita.
Nicho Ecológico da Jaguatirica
Quando falamos do nicho ecológico de uma planta ou animal, estamos nos referindo ao conjunto de hábitos desse ser vivo. No caso da Jaguatirica, temos hábitos bem marcantes. São solitárias na maioria das vezes, e só costumam ser vistas em pares em alguns momentos de caça ou migração.
Elas são capazes não somente em andar no chão, mas também em árvores, servindo para ajuda-las na hora de capturar suas presas. Quando anoitece, ficam refugiadas nos cantos e nas árvores em busca de alimento, pois são felinos noturnos. São ótimas nadadores, e conseguem caçar em curso d’água.
Elas são completamente carnívoras, e estão no topo da cadeia alimentar, ou seja, não existe nenhum predador acima delas. Se alimentam de outros animais menores, como tatus, macacos, algumas aves, roedores, peixes e outros. Seus dentes são bastante afiados, conseguindo rasgar o animal todo e digerir melhor o alimento. A quantidade e o tipo de animal que eles comem varia bastante do habitat que ele está.
O acasalamento das jaguatiricas acontece durante o outono, nessa época a fêmea busca um abrigo em ocos de árvore ou grutas para dar luz. A gestação dura em torno de 90 dias, e nasce de 2 a 3 filhotes por ano. A fêmea carrega o filhote até ele conseguir caçar sozinho. A maturidade sexual ocorre mais ou menos com 28 meses de idade.
O macho costuma ser bastante territorialista, marcando o local com fezes e urina. Costumam também lutar pela fêmea, causando diversas brigas. Na natureza conseguem viver no máximo 10 anos, enquanto que em cativeiros vivem o dobro. Um fato curioso e interessante é que o grande pintor catalão, Salvador Dali, tinha uma jaguatirica de estimação, e a chamava de Babou.
Habitat da Jaguatirica
O habitat de um animal se trata sobre o local em que ele vive, como próprio nome já dá a entender, onde ele habita. A jaguatirica é um felino comum das Américas, principalmente na América do Sul. Vai desde florestas tropicais até chaparral semi-árido. Tendo uma variedade de habitats muito grande, além de uma boa adaptação.
Nos Estados Unidos, ocorre principalmente no Texas, onde encontram-se um local mais semi-árido, e também na Flórida e Ohio. Aqui no Brasil, elas são vistas no Pantanal e em alguns mangues litorâneos, mas também ficam em outras florestas brasileiras em menor quantidade. No Pantanal, é o local em que mais vemos jaguatiricas em um único lugar do mundo todo. Há relatos da jaguatirica também no Uruguai, em baixíssima quantidade no México e na Venezuela.
No Peru e Chile, elas são bastantes encontradas, porém preferem as áreas mais baixas. Mesmo tendo uma ampla distribuição geográfica, as quantidades dessa espécie não são muitas. Quanto mais o homem destrói seu habitat, mais ainda elas vão diminuindo. O que já está sendo observado pelos cientistas.
A IUCN listou a jaguatirica como pouco preocupante até agora, mas já está incluída como apenas observável. Ela já foi extinta em alguns locais, e está vulnerável na Colômbia e Argentina. Apesar de ainda ser vendida no comércio ilegal por causa de sua pele e também para ser utilizada como animal de estimação (principalmente por ser uma espécie de animal “exótico”), o que mais ameaça esses animais é a destruição de seu habitat.
Esperamos que o post tenha te explicado melhor o habitat da Jaguatirica e onde elas vivem. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre jaguatirica e outros assuntos de biologia aqui no site!