Home / Animais / Habitat da Doninha: Onde Elas Vivem?

Habitat da Doninha: Onde Elas Vivem?

O termo doninha, é usado para nomear qualquer um dos vários pequenos carnívoros com corpos delgados muito alongados. A maioria destes animais vivem no Hemisfério Norte e pertencem ao gênero Mustela , que além de doninhas propriamente ditas, inclui 17 espécies de furões, além de martas e arminhos .

Descrição

Juntamente com seus corpos tubulares, as doninhas têm pequenas cabeças achatadas, pescoços longos e flexíveis e membros curtos. O pelo é curto, mas denso, e a cauda fina é apontada para a ponta. Cinco dedos em cada ponta do pé em garras afiadas e curvas . As espécies podem ser diferenciadas por tamanho, cor e comprimento relativo da cauda.

Doninha na Neve

Doninhas são geralmente marrons com partes inferiores brancas ou amareladas.

No inverno, as camadas de doninhas que vivem em regiões frias ficam brancas. Suas peles, especialmente a do arminho (M. erminea), são conhecidas com o arminho no comércio de peles . O kolinsky (kolinski), também chamado de doninha da Sibéria (M. sibirica), também é muito valorizado pelo seu pelo. Os pelos da cauda são usados ​​para fazer pincéis .

A cor da pelagem muda sazonalmente nas populações do norte, mas não nas populações mais ao sul. No inverno, o pelo é branco puro, mas sempre falta a ponta da cauda preta encontrada em duas espécies semelhantes: arminhos  ( Mustela erminea) e doninhas de cauda longa (Mustela frenata).  No verão, o casaco fica marrom-chocolate enferrujado no dorso e permanece branco no ventrículo. A massa corporal varia globalmente.

Família Mustelidae

As doninhas pertencem à família Mustelidae , e existem três gêneros de doninha além de Mustela. A doninha patagônica (Lyncodon patagonicus) é a maior mustelídea dos pampas da América do Sul . Tem cerca de 30 a 35 cm de comprimento, excluindo a cauda de 6 a 9 cm. Essa doninha é acinzentada, com parte inferior marrom escura e uma faixa branca passando pela testa até as laterais do pescoço.

Ozorilles , ou polecats listrados africanos (duas espécies do gênero Ictonyx ), são um pouco menores e são freqüentemente encontrados em áreas agrícolas. Seus corpos são vistos em preto e branco, e a cauda, ​​o rosto e as costas são listrados.  A doninha listrada africana (Poecilogale albinucha ) é encontrada na África ao sul da Bacia do Congo. De hábito semelhante às doninhas do gênero Mustela , é listrado em amarelo claro e preto, com partes inferiores pretas e uma longa cauda branca.

Comportamento

Doninhas são ousadas e agressivas predadores . Geralmente caçam sozinhos, alimentando-se principalmente de ratos  e coelhos , mas também caçam sapos , pássaros e ovos de pássaros. Por causa de seus corpos estreitos, as doninhas são capazes de perseguir e capturar roedores em suas tocas e persegui-los através de buracos e fendas, sob densa pastagem, subir em árvores ou na água.

Embora proficientes em capturar ratos, doninhas também são notórias por invadir galinhas cooperativas. Como não conseguem acumular gordura,  precisam comer com frequência, as doninhas matam mais presas do que podem consumir imediatamente e armazenam excesso de alimentos para uso posterior. Isso explica a carnificina frequentemente vista depois que eles descobrem aves domésticas em cativeiro.

Fotos Doninhas

Doninhas usam covas abandonadas deixadas por espécies de presas ou outros animais fossoriais e manterão um território em torno do local temporário da cova se a população de roedores dentro do território for grande. Os limites são marcados pela liberação de secreções de cheiro das glândulas anais, mas há sobreposição acentuada entre territórios.

Os machos, sendo dominantes, entrarão no território de uma fêmea a qualquer momento. Em geral, cada indivíduo tem seu próprio território definido, mas às vezes há sobreposição, pois os machos têm um tamanho de território maior que as fêmeas. A sobreposição também ocorre quando a densidade populacional da doninha é alta ou devido à dominância, onde o território de um único macho cobre o território de outro indivíduo.

Acasalamento

Doninhas do sexo masculino acasalam-se com várias fêmeas e não fornecem cuidados parentais. A maioria das espécies tem uma ninhada por ano, mas as espécies comuns ou pelo menos, a doninha (M. nivalis) geralmente tem duas.

A maturidade sexual é rapidamente alcançada e, pelo menos, as doninhas costumam se reproduzir aos três meses de idade. O tamanho da ninhada varia de três a uma dúzia ou mais em algumas espécies. Os jovens nascem depois de um período de gestação de 35 dias a mais de 10 meses, este último devido ao atraso na implantação do óvulo fertilizado.

Habitat da Doninha: Onde Elas Vivem?

As espécies mais comuns e mais amplamente distribuídas são as stoat (chamada doninha de cauda curta na América do Norte) e a doninha anã. O alcance de ambos se estende para regiões polares. O arminho foi introduzido na Nova Zelândia para controlar coelhos, mas tornou-se problemático e agora põe em perigo muitas das aves nativas do país.

Geograficamente, as populações são definidas por faixas inconclusivas, pois ainda há debate sobre os limites definitivos de cada faixa de subespécie e não há um acordo atual sobre onde uma população termina e a próxima começa. Devido à falta de limites geográficos concretos, o número exato de subespécies ainda não foi definido.

A documentação gravada das preferências de habitat das doninhas apoiadas em faixas é rara. Suas preferências de habitat podem ser inferidas a partir das experiências de caça dos povos indígenas. As descrições deste habitat de espécies incluem selva densa, densa colina e floresta moderada em sua distribuição palearctica.

Doninhas na Floresta

Doninhas apoiadas por listras podem ser encontradas em florestas em regeneração por todo o seu alcance, mas também foram capturadas nas florestas sempre verdes da Tailândia e do Vietnã. Doninhas-listradas são geralmente descritas como uma espécie montana. Eles podem preferir altitudes relativamente altas e foram observados em elevações que variam de 90 metros no norte de Mianmar a 2.500 metros na China e na Índia.

Na China, a espécie M. strigidorsa habitou vales fluviais em altitudes que variam de 1.200 a 2.200 metros acima do nível do mar. Os animais que vivem em baixas altitudes parecem preferir terrenos acidentados. As necessidades específicas de habitat desta espécie são incertas, devido à grande variedade de habitats em que foi avistada.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *