Os animais do gênero Lepdoptera, que abrange as borboletas e as mariposas, vivem em todos os continentes, exceto na Antártica . Embora sejam muito mais numerosos e diversificados nos trópicos, algumas espécies sobrevivem nos limites da vegetação polar. Existem muitas espécies de sucesso em quase todos os ambientes , desde desertos áridos e altos de montanhas a pântanos e florestas tropicais .
Características das Borboletas
Os adultos possuem dois pares de asas membranosas, geralmente coloridas e geralmente acopladas. As asas, corpo e pernas são cobertos com escamas minúsculas. As peças bucais dos adultos geralmente são modificadas para formar uma longa tromba para sugar néctar, sucos de frutas etc. As borboletas geralmente são de corpo pequeno, ativas durante o dia e descansam com as asas dobradas verticalmente; as mariposas têm corpos maiores, são noturnas e descansam com as asas em várias posições.
As larvas (lagartas) têm uma cabeça proeminente e um corpo segmentado em forma de verme, a maioria dos segmentos com um par de pernas. Mastigam folhas e caules, às vezes causando danos consideráveis às plantas. As larvas sofrem metamorfose através de uma pupa(crisálida) para a forma adulta. Em alguns grupos, a pupa é encerrada em um casulo de seda derivado de glândulas de seda ( glândulas salivares modificadas ); outros usam folhas e etc. para construir um casulo.
Influencia Ecológica Negativa das Borboletas
Muitas centenas de lepidópteros prejudicam plantas úteis para os seres humanos, incluindo algumas das fontes mais importantes de alimentos, tecidos, forragens e madeira. A grande maioria das espécies prejudiciais são mariposas, e a fase prejudicial da vida é sempre a larva. No entanto, diferentemente dos membros de outras ordens de insetos, os lepidópteros não agem como portadores de doenças de plantas , nem são parasitas ou prejudiciais aos seres humanos. No entanto, algumas espécies se alimentam de feridas abertas ou secreções corporais de animais selvagens ou domésticos.
Alimento das Borboletas
Os hábitos dos Lepidoptera são extremamente diversos , dependendo das adaptações da espécie ou grupo ao clima , ambiente , tipo de planta alimentar, modo de alimentação e muitos outros fatores. A grande maioria das plantas alimentícias são coníferas e plantas com flores , mas plantas primitivas, como musgos , hepáticas e samambaias , e alguns líquenes são comidos por alguns grupos.
Quase todas as partes da planta são consumidas por várias lagartas especialmente adaptadas. As flores são comidas por muitas larvas , incluindo mariposas (família Pterophoridae), com o néctar sendo consumido por muitos adultos. Cones, frutas e suas sementes são comidos por outros, como traças de mandioca (família Incurvariidae) e mariposas de folhas (família Tortricidae). Alguns comedores de sementes como a traça da farinha (gênero Ephestia ) se tornou praga doméstica, alimentando-se de grãos e cereais armazenados .
Botões ou caules macios e suculentos são apreciados por membros de muitas famílias. Vários grupos de lepidópteros – por exemplo, a traça do pinheiro (Rhyacionia) – são especializados nos brotos terminais de coníferas. Vários grupos se alimentam de grama e junco. O carpinteiro (família Cossidae), o fantasma (família Hepialidae) e as mariposas de asa clara (família Sesiidae) perfuram caules e porta-enxertos lenhosos. As traças de carpinteiro, em particular, escavam um túnel profundo em madeira de lei.
Muitos lepidópteros, especialmente traças de fungos (família Tineidae), mariposas sequestradoras (família Blastobasidae) e mariposas focinho (família Pyralidae), alimentam-se de matéria vegetal morta e em decomposição, principalmente detritos mofados. Em comparação com outras ordens de insetos, relativamente poucos lepidópteros vivem em galhas de plantas ou comem matéria animal .
Habitat da Borboleta: Onde Elas Vivem?
Quando se trata exatamente de onde as borboletas vivem, não há uma resposta realmente simples, porque as borboletas vivem em todo o lugar. Tudo se resume a qual estação do ano estamos falando e as espécies de borboletas. Qualquer clima quente será o melhor lugar possível para as borboletas viverem. É por isso que você encontrará mais borboletas nos trópicos.
A última contagem das diferentes espécies de borboletas alcançou dezoito mil borboletas e, embora muitas dessas espécies possam ser encontradas em lugares tropicais e úmidos, há muitas borboletas que migram mais de duas mil milhas então eles ficam em um clima mais quente o tempo todo.
Uma das principais coisas que influencia a vida das borboletas é a fonte de alimento disponível na área. Se uma borboleta não conseguir encontrar comida, ela passará para um lugar melhor onde a comida está disponível.
Para um ecossistema sustentar uma espécie de borboleta ou mariposa, ele deve fornecer os requisitos exatos para todos os estágios de sua história de vida (ovo, larva, pupa e adulto). Borboletas e mariposas vivem e se reproduzem em diversos habitats, incluindo pântanos salgados, manguezais, dunas de areia, florestas de várzea, pântanos, prados e zonas montanhosas. As superfícies rochosas e o solo descoberto são fundamentais – eles abrigam o líquen comido pelas larvas e oferecem aos adultos lugares para se aquecer ao sol.
Diferenças Entre Borboletas e Mariposas
Cientificamente, não há distinção real entre borboletas e mariposas. No entanto, em geral, as borboletas voam durante o dia, enquanto as mariposas voam principalmente à noite. As borboletas geralmente têm um corpo mais magro e têm antenas finas com tacos distintos no final. As mariposas têm antenas de vários modelos, desde finas e afiladas a largas e ‘plumas’. Antenas de penas são encontradas em mariposas machos e ajudam a farejar fêmeas!
Devido às cores frequentemente brilhantes e à associação com os dias quentes e ensolarados, as borboletas tendem a capturar a imaginação popular ao longo dos séculos, mais do que qualquer outro inseto. Eles podem até ser encontrados adornando algumas tumbas egípcias antigas.
As mariposas nem sempre são consideradas tão bem, sem dúvida devido aos seus hábitos noturnos e cores mais opacas. No entanto, muitas mariposas são coloridas e voam durante o dia. Por outro lado, algumas borboletas são ativas no crepúsculo e outras não são mais coloridas do que muitas mariposas. Mesmo as menores mariposas podem parecer espetacularmente bonitas quando vistas de perto.
As mariposas costumam ser arbitrariamente divididas em dois grupos – as mariposas maiores, ou macrolepidópteros (macros) e as mariposas menores, ou microlepidópteros (micros). Enquanto os micros tendem a ser mais primitivos em termos evolutivos, esse nem sempre é o caso; e, alguns micros são de fato maiores que algumas das macros! Assim, como a divisão entre mariposas e borboletas, essa distinção também é arbitrária e não tem base científica.