Home / Animais / Habitat da Ariranha: Onde Elas Vivem?

Habitat da Ariranha: Onde Elas Vivem?

Sempre achou a ariranha um bicho diferente e gostaria de conhecer um pouco mais sobre ele? Então é só seguir e conferir o artigo!

A ariranha (Pteronura brasiliensis) é um mamífero que pode ser encontrado no Brasil principalmente na região do Pantanal e da Bacia Amazônica. Comumente vivem em lagos, rios e demais regiões que possuem margens fáceis para a construção de suas tocas.

Esse tipo de animal dificilmente anda sozinho e prefere os bandos que podem chegar a ter até dez indivíduos.

É bem fácil identificar uma ariranha devido às suas manchas brancas na região do pescoço sendo essa uma de suas marcas registradas. Como possuem pelo preto, a característica fica bem mais evidenciada.

Parente das lontras, a ariranha chega a medir até quase dois metros e pode pesar mais de trinta quilos. Assim, podem ser consideradas um dos maiores carnívoros que vivem na América do Sul. Além do Brasil podem ainda ser encontradas no Peru, Equador e Colômbia.

Características da Ariranha

Possuem hábitos diurnos e ficam sempre às margens de rios. Como é muito territorialista, procura demarcar a sua área urinando e se esfregando nas plantas do local. Uma das suas maiores habilidades é saber nadar muito bem com o auxílio de sua forte cauda. Já os seus dedos são unidos por membranas o que facilita ainda mais a natação.

A ariranha pode fazer deslocamento muito precisos dentro da água e são excelentes mergulhadoras. Elas se alimentam de peixes que são capturados e em seguida devorados fora da água.

Além disso, elas também não desperdiçam um “almoço” formado por crustáceos, cobras, moluscos, ovos e até mesmo pássaros. Essas capturas podem ser feitas enquanto as suas presas nadam de costas.

Reprodução da Ariranha

Ao terem filhotes, as ariranhas são pais muito ciumentos e costumam defender suas crias de forma muito agressiva. Com dentes potentes, a ariranha não costuma recuar com qualquer ameaça e é uma animal muito corajoso.

Cada gestação da ariranha pode dar de dois a cinco filhotes, tendo cada um deles aproximadamente 200 gramas. As pequenas ariranhas nascem entre os meses de maio setembro e costumam vir ao mundo com os olhinhos fechados.

Casal de Ariranha
Casal de Ariranha

Outro detalhe importante é que os filhotes ficam na toca durante os três primeiros meses de vida e só depois são inseridas ao grupo. As ariranhas atingem a maturidade sexual entre o segundo e o terceiro ano de vida e quando realizam a reprodução em cativeiros, os animais levam até 70 dias em gestação.

É um animal barulhento e que costuma fazer muita bagunça quando estão com o seu bando. Além disso, emitem vocalizações bem estridentes o que fazem a ariranha ser reconhecida facilmente.

A sua pele macia foi motivo da caça desse animal por muitos anos. O seu habitat natural foi ao longo dos anos severamente destruído, proporcionando ainda mais prejuízos para a espécie. Por esse motivo, a ariranha encontra-se ameaçada de extinção.

Ameaça de Extinção

Esses animais têm como habitat as áreas alagadas, pântanos, rios e riachos que não apresentam correnteza. Atualmente, já foram identificadas mais de dez espécies de lontras no mundo, dentre elas, a ariranha. No Brasil é comum que o bicho habite as áreas úmidas da Amazônia.

Graças às medidas de proteção por órgão competentes, as regiões habitadas pelas ariranhas são asseguradas. Esses projetos são desenvolvidos no Brasil, Venezuela, Colômbia e Equador e visam   proteger os espaços desses animais e preservar a espécie.

Três Ariranhas Nadando
Três Ariranhas Nadando

O ser é humano é um dos maiores causadores da ameaça de extinção das ariranhas. Além da pesca predatória, a poluição das águas por diversos meios fazem com que os animais estejam aos poucos desaparecendo da natureza.

Outras Curiosidades sobre as Ariranhas:

Por ser um bicho muito diferente, a ariranha tem muitas histórias a seu respeito. Confira algumas delas:

  • No Brasil, existem alguns exemplares do animal em cativeiro. Eles vivem em alguns zoológicos do país.
  • Por falar em zoológico, foi em um deles que aconteceu uma terrível tragédia envolvendo um animal. Na cidade de Brasília, ao tentar salvar uma criança do ataque do animal, um homem acabou não resistindo as inúmeras mordidas da ariranha e morreu.
  • Os machos são mais pesados que as fêmeas e podem chegar a ter mais de 25 quilos.
  • Pode parecer impossível, mas as ariranhas podem se alimentar de pequenos jacarés e pequenas anacondas. Por seu aspecto engraçado e brincalhão o animal parecer inofensivo, mas é um poderoso predador carnívoro.
  • Possuem uma marcação branca no pescoço que são característica exclusiva da espécie. Muito chique, não?
  • Com a base da alimentação sendo formada por peixes, as ariranhas disputam muitas vezes o seu alimento com a atividades dos pescadores. Por esse motivo, a matança do animal é feita comumente por pescadores  objetivando evitar a competição .

Diferença entre a Ariranha e Lontra

A ariranha e a lontra são animais que pertencem à mesma família. De forma geral, a lontra é menor do que a ariranha e prefere ambientes menores. Além disso, a macha típica das ariranhas é a diferença mais gritantes entre as duas.

Em muitos locais as duas espécies convivem de forma harmoniosa pois possuem presas diferentes.

Confira aqui a Ficha Técnica da Ariranha:

Ficha Técnica

  • Nome Científico: Pteronura brasiliensis (Gmelin, 1788)
  • Nome comum: Ariranha
  • Nome Inglês: Giant Otter
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
  • Família: Mustelidae
  • Subfamília: Lutrinae
  • Gênero: Pteronura
  • Espécie: P. brasiliensis

Mamífero endêmico da América do Sul, a ariranha é um dos maiores carnívoros da região, sendo predadores que estão no topo da cadeia alimentar de onde vivem? Por sinal, onde é que esses animais vivem, mesmo? É o que vamos falar agora, mostrando onde podemos encontrar esse animal tão curioso e fascinante.

Ficha Técnica da Ariranha
Ficha Técnica da Ariranha

Habitat Natural das Ariranhas

Pelo fato de serem animais semiaquáticos (ou seja, que precisam de locais alagados para alguma necessidade, mas que não vivem exclusivamente neles), as ariranhas residem basicamente em regiões úmidas, como margens de rios, lagos e pântanos em geral. Aqui no Brasil, por exemplo, são encontradas em diversos lugares, sendo um animal mais comum na Amazônia e no Pantanal do que em outras regiões.

Fora o Brasil, por sinal, as ariranhas podem ser encontradas em muitos outros países, entre eles, o Peru, o Equador, a Colômbia, a Bolívia e a Venezuela. O importante é que o local onde estejam tenha água doce para poderem, especialmente, caçar a sua comida preferida: peixes.

Em geral, as ariranhas buscam lugares nas margens, pois o declive é menor, e a vegetação acaba sendo mais densa, pois é a partir dela que esses animais podem construir suas tocas. Importante destacar ainda que se trata de um mamífero que vive em grupos familiares, que podem ser constituídos por até 15 membros, tendo entre eles
um casal que é considerado dominante.

Ariranhas na Beira do Rio
Ariranhas na Beira do Rio

A demarcação de seus territórios se dá por meio das latrinas que constroem próximas às margens, que é onde fazem suas necessidades fisiológicas, e ainda pela construção dos chamados campsides, áreas que são sombreadas e próximas aos locais de alimentação, onde esses animais descansam. É a partir disso, portanto, que delimitar qual o território deles, além de usarem vocalizações específicas de vez em quando. Mas, tudo sempre próximo às margens de áreas úmidas.

Alimentação Da Ariranha Determina Onde Elas Irão Viver

Esse animal pode ter uma alimentação que podemos chamar de seletiva durante as épocas do ano, sendo, portanto, um predador oportunista a depender da disponibilidade de alimento na região. Porém, uma coisa que não muda é a necessidade da ariranha de se fixar em locais que sejam o lar natural de muitas de suas presas.

Só pra lembrar: a alimentação desses predadores vorazes se baseia, principalmente em peixes, mas são incluídos facilmente em seu cardápio outros animais, como certos invertebrados (moluscos e crustáceos), e mais alguns vertebrados (pequenos mamíferos e aves, por exemplo).

Ou seja, viver próximo a lagos, rios e pântanos é uma comodidade e tanto para as ariranhas, pois além de serem lugares relativamente protegidos de outros predadores maiores, ainda são locais que proporcionam um banquete variado à sua dieta, fazendo com que não passem grandes necessidades nesse sentido. Afinal, como já dissemos, elas
são predadoras oportunistas, e comem o que estiver à disposição.

Alimentação Da Ariranha
Alimentação Da Ariranha

Salientado ainda que pelo fato das ariranhas serem grandes devoradoras de peixes, muitas vezes, elas são vítimas de pescadores, sendo mortas por eles, que as veem como rivais em seu ofício. Essa é uma das razões, inclusive, que tem levado esse animal a desaparecer gradativamente da natureza.

Outros Aspectos Da Alimentação Das Ariranhas Em Seus Habitats

Se tem uma coisa que esse animal faz muito bem é nadar nas águas dos lugares onde habita, especialmente quando se trata de pegar uma bela refeição. Ela usa a sua cauda achatada e bastante musculosa como uma espécie de leme para facilitar o deslocamento da água. Depois, é só mergulhar com tudo e pegar suas comidas preferidas, que, em geral, são peixes.

Fora os peixes, como já dissemos antes, a ariranha não dispensa outros animais que estejam à disposição, como crustáceos, cobras, jacarés, pássaros aquáticos e os seus ovos. Ela consegue capturar as suas presas com a bica, mantendo-as seguras com as mãos, até serem devidamente devoradas.

Também por ter um tamanho considerável e uma dentição bem forte, a ariranha não se intimida com predadores em seu habitat. Ao contrário. Animais maiores do que ela (e até seres humanos) quando entram em seu território, são imediatamente ameaçados por esses bichos, que, em algumas ocasiões, até partem para o ataque.

Preservação Da Ariranha Em Seus Habitats Naturais

Esses animais, assim como tantos outros da nossa fauna, são protegidos por lei aqui no Brasil, bem como no Peru, no Equador e na Colômbia. O grande problema, no entanto, é que elas vivem em territórios bastante isolados, em rios, lagos e pântanos de difícil acesso, e por isso colocar em práticas qualquer procedimento de vigilância é complicado.

Ou seja, a ariranha fica muito à mercê tanto de pescadores que matam o animal por julgarem se tratar de uma “concorrente”, pelo fato de comerem peixes, quanto por caçadores, que ainda buscam esses mamíferos para extrair suas peles.

Atualmente, existem poucos exemplares de ariranhas em cativeiro, sendo que a maior parte se encontra em zoológicos aqui na América do Sul. No Brasil, por exemplo, neste exato momento, existem apenas algumas poucas unidades desse animal.

Duas Ariranhas Nadando
Duas Ariranhas Nadando

E, a Lontra (Parente Da Ariranha) Vive Onde?

As lontras, mesmo diferentes das ariranhas em alguns pontos, em outros, são animais bastante idênticos. E, uma das características que as iguala é justamente a respeito de seus habitats naturais. Assim como a ariranha, as lontras são seres semi-aquáticos, precisando de locais com água para tirar sua subsistência (especialmente, a alimentar).

Portanto, as lontras vivem em litorais, em rios ou lagos, justamente para poderem se alimentar de peixes, crustáceos e moluscos. Também são exímias nadadoras, tendo os dedos unidos por membranas, o que facilita na hora da natação (ao passo que as ariranhas fazem uso da cauda, nesse aspecto).

É um animal que, ao contrário da ariranha, que só é encontrada na América do Sul, pode ser localizada em todas as Américas, e mais na Europa, na Ásia e na África. Ou seja, é uma abrangência territorial bem maior, o que não impede, por exemplo, que assim como a sua parente sul-americana, ela também esteja ameaçada de extinção devido à destruição de seus habitats, e por conta da caça desenfreada.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *