Os gorilas são animais que nós seres humanos possuímos um certo fascínio. Isso pelo fato de eles serem bastante inteligentes, e com uma genética semelhante com a nossa. Sendo assim, em filmes, livros e outras formas de arte, quase sempre são apresentados como vilões, e algo que apresenta um perigo para os seres humanos. Apesar da fama, eles são animais extremamente importantes para entender nossas origens, e também estudos relacionados a vida na Terra. Existe algumas espécies de gorila pelo mundo. No post de hoje iremos tratar sobre a espécie do Gorila Ocidental das Terras Baixas. Mostraremos algumas de suas características gerais, seu nome e classificação científica, seu habitat e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais.
Classificação E Nome Científico Do Gorila Ocidental Das Terras Baixas
- Domínio: Eukariota (eucarionte);
- Reino: Animalia (animal);
- Sub-reino: Metazoa;
- Filo: Chordata (cordado);
- Subfilo: Vertebrata (vertebrado);
- Infrafilo: Gnathostomata;
- Superclasse: Tetrapoda (tetrápode);
- Classe: Mammalia (mamífero);
- Subclasse: Theria;
- Infraclasse: Placentalia (com placenta);
- Ordem: Primates (primata);
- Família: Hominidae;
- Gênero: Gorilla;
- Espécie: Gorilla gorilla;
- Subespécie, nome científico, nome binominal: Gorilla gorilla gorilla.
Características Gerais do Gorila Ocidental das Terras Baixas
O gorila ocidental das terras baixas, com seu nome científico sendo extravagantemente Gorilla gorilla gorilla, é uma subespécie do Gorilla gorilla, o gorila do ocidente. Ele pode ser encontrado em países da África, tais como a Angola, República do Congo, República Democrática do Congo, Angola, na Guiné Equatorial, Gabão, República Centro Africana e em Camarões. Seu habitat natural são bosques montanhosos, e também em algumas planícies. É a espécie de gorila mais comum de ser encontrada em zoológicos. É também o único que é mantido em zoológico dos gorilas.
Ele é a espécie de primata maior de todos, podendo alcançar até 1,80 metros de altura, e pesar em torno de 180 quilogramas. É algo interessante, já que ele é uma subespécie de um dos menores primatas o gorila ocidental. Possuem o dimorfismo sexual, sendo os machos levemente maiores que as fêmeas. Essas, costumam apresentar um tamanho de em torno 1,50 metros de altura. Possui uma pelagem de coloração castanha na parte da frente, alguns tons prateados na parte do dorso e das coxas. Mas o que realmente o marca, são suas expressões tanto pela parte do nariz quanto dos olhos. Os tons prateados e acizentados costumam ficar mais aparentes com o avanço da idade do animal. Não possuem pelos na parte do rosto, nas orelhas, mãos e pés.
O gorila ocidental das terras baixas não possui cauda. As mãos são grandes e com unhas em todos os dedos, semelhante ao estilo dos humanos, seus dedões são bem largos. As orelhas e olhos são pequenos, enquanto que a região da mandíbula possui músculos fortes e largos. Os dentes desse gorila são em maioria caninos frontais extremamente fortes, e molares largos na parte de trás da boca, para conseguir mastigar frutas e vegetais. Há alguns estudos que dizem que a força de um gorila é o equivalente a força de sete ou oito levantadores de peso Olímpicos, entretanto não é algo completamente confirmado.
Esses animais costumam ficar em pé eretos, mas quando vão andar, se abaixam de forma que as mãos toquem o chão, para dar uma estabilidade maior. É por esse movimento, que eles precisam ter os braços mais longos. O Gorilla gorilla gorilla possui hábitos diurnos, ou seja, dormem durante a noite e são ativos durante o dia. Eles costumam andar em grupos que variam entre um macho dominante e 5 a 7 fêmeas, juntamente com outros poucos machos e os filhotes. São sempre grupos pequenos e familiares. São com esses grupos que eles viajam e vivem. O território de um grupo pode variar entre 8 e 45 metros quadrados.
Apesar disso, não possuem um comportamento territorial, por isso é comum ver bandos estando em áreas de outros bandos sem haver qualquer tipo de confronto. Viajam quando a quantidade de alimentos do local já não é suficiente, mas preferem ficar em sua área, podendo por dia viajar entre 3 e 5 quilômetros. Quando precisam viajar para locais mais longes, se juntam em grupos maiores para sobreviverem. Eles são a espécie de gorila que vive no menor grupo de todas as outras espécies. Para um macho virar o dominante do grupo, ele precisa desafiar o dominante atual e começarem uma amostra da sua força física, soltando rugidos e chegando até em agressões físicas.
Em relação aos seus hábitos alimentares, os gorilas do ocidente das terras baixas é onívoro. Prefere se alimentar de folhas, sementes, frutos, caules e raízes, mas de vez em quando também se alimentam de insetos variados, tal como a larva de borboleta e outros. Os filhotes de gorilas se assemelham muito às crianças humanas, por estarem sempre brincando, subindo em árvores e se balançando entre os galhos. Infelizmente, de acordo com a IUCN, ele está na lista de que está em perigo de extinção. Especialmente pela destruição de seu habitat natural, onde há um desflorestamento da área para conseguir madeira.
Fotos do Gorila Ocidental das Terras Baixas
Veja a seguir algumas fotografias dessa espécie de gorila para que você possa assimilar melhor as suas características físicas e também eles em seus habitats naturais.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o Gorila Ocidental das Terras Baixas e suas características, classificação e nome científico e sobre seu habitat. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los. Você pode ler mais sobre gorilas e outros assuntos de biologia aqui no site!