O gorila da planície é uma subespécie do Gorila Ocidental e possui o nome científico de Gorilla gorilla gorila. Eles podem ser encontrados nas florestas africanas, onde o clima é bem quente. Vamos conhecer algumas informações interessantes sobre esse animal? Continue acompanhando o artigo e conheça as características desse bicho.
Diferente dos gorilas que vivem nas montanhas, os gorilas que habitam as planícies possuem uma pelagem mais curta e adaptada ao calor e a umidade que essas regiões apresentam. Eles possuem como habitat o continente africano, em especial, nos países de Guiné, Camarões, Congo, Angola, dentre outros. Gostam de florestas tropicais e também de pântanos.
São animais que se alimentam de frutas e vegetais que existem em grande quantidade nas regiões em que eles habitam. Os gorilas-da-planície são gulosos e passam quase metade do seu dia comendo ou procurando alimentos. Suas refeições preferidas são: raízes, folhas, frutas e sementes.
O gorila é um animal grande e forte. Seu rosto, peito e seus membros não têm pelos e suas narinas são bem grandes e destacadas. Outra característica bem marcante é que quando eles estão andando parecem um pouco desengonçados, já que os seus braços são mais longos que as suas pernas.
Os machos podem chegar a medir 1,70 metros e são bem mais altos que as fêmeas. São bichos pesados que chegam a pesar mais de duzentos quilos. A expectativa de vida do gorila pode chegar a 50 anos de idade.
Hábitos dos Gorilas da Planície
Os gorilas andam em grupos que podem ter até trinta indivíduos. O líder é um macho que orienta o seu bando a procurar comida e também auxilia na resolução de brigas entre seus membros. Para permanecer no posto, o macho deve ser aceito pelas fêmeas. Caso acabe morrendo, ele pode ser substituído por um novo líder.
Possuem hábitos diurnos e diferente de outros tipos de primatas costumam ficar mais no solo do que no alto das árvores. Mas engana-se quem pensa que eles não possuem a habilidade de escalas as plantas, já que são bem hábeis nos saltos.
Outro hábito interessante desses animais é que o grupo costuma cuidar de filhotes que perderam o seus pais. Por falar em filhotes, os machos permanecem com os pais até quase 11 anos, quando vão procurar outros grupos compostos somente por machos. Somente um tempo depois é que eles procuram fêmeas para o acasalamento.
Os gorilas têm a capacidade de usar ferramentas, mas pouco fazem isso. Um exemplo disso, é a utilização de pedras para abrir frutas e sementes que possuem cascas.
Reprodução dos Gorilas
Os primatas dessa espécie se reproduzem muito lentamente. Por esse motivo, o gorila encontra-se em ameaça de extinção. A gestação dura quase nove meses e apenas um filhote nasce aproximadamente de três em três anos.
O macho fica responsável por fazer uma espécie de cama na árvore para que fêmea possa dar à luz. O ninho é feito com galho e folhas e especialmente preparado para que o filhote possa nascer. Após o nascimento, a mãe amamenta os filhotes por um longo período e por volta de 4 meses eles começam a serem carregados nas costas das fêmeas. Quando estão um pouco crescidinhos, os filhotes costumam brincar muito e mais parecem dois bebês da espécie humana. Já quando estão em cativeiros, os gorilas pouco costumam reproduzir.
Extinção dos Gorilas da Planície
Os gorilas da planície habitam áreas que estão sendo gravemente devastadas pela ação clandestina de mineradores e da indústria madeireira. Outro fator que contribui muito para a extinção da espécie é a caça predatória que foca principalmente nos filhotes que são vendidos para colecionadores. Já os adultos são caçados para utilização da carne para alimentação.
Pesquisas destacam que assim como os seres humanos, os gorilas passam por um processo de luto quando perdem um membro da família. O que é mais interessante é que eles se reúnem ao redor do corpo do animal morto e realizam uma espécie de “funeral”. Os gorilas compartilham com os seres humanos cerca de 98% do DNA.
São animais extremamente inteligentes. Alguns indivíduos criados em cativeiros foram capazes de utilizar até mesmo algumas formas de linguagem. Algumas espécies podem chegar a emitir mais de vinte sons distintos e assim como os seres humanos são capazes de sentir emoções como a tristeza ou alegria.
Resumo das Principais Características dos Gorilas
Veja agora um pequeno resumo das principais características desses animais:
- Peso: podem chegar a pesar mais de duzentos quilos
- Altura: podem atingir dois metros de altura.
- Nome científico: Gorilla gorilla gorila
- Período de gestação: quase nove meses.
- Podem viver mais de trinta anos.
- Vivem em grupos que são liderados por um macho.
- São divididos em gorilas das montanhas e gorilas das planícies.
- São animais fortes que podem carregar mais de uma tonelada.
- Gorilas são mamíferos que se alimentam predominantemente de vegetais.
- O processo de reprodução acontece muito lentamente, mas em qualquer época do ano.
- Encontram-se em risco de extinção devido à destruição de seu habitat natural e da caça ilegal predatória.
- São encontrados nas florestas africanas.
- Apenas um filhote nasce de cada gestação.
- Possuem 98% do DNA em comum com os seres humanos. Podem ser considerados nossos ” parentes” bem próximos.
- Realizam suas atividades durante o dia e preferem se locomover no chão.
Encerramos por aqui, mas deixamos o nosso espaço de comentário aberto para sua sugestão ou dúvida. Não esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e de acompanhar novos conteúdos sobre diversos primatas aqui no Mundo Ecologia.