Home / Animais / Golfinho-Pintado-Pantropical: Características, Habitat e Fotos

Golfinho-Pintado-Pantropical: Características, Habitat e Fotos

 Vamos falar hoje sobre um tipo de golfinho de nome científico Stenella attenuata e conhecido como Golfinho – Pintado -Pantropical que é um tipo bastante fácil de encontrar em diversos oceanos temperados e também tropicais por todo o mundo. Teve um período em que essa espécie estava ameaçada pelos humanos, pois muitos estavam morrendo muitos golfinhos na caça de atum, já que eles ficam presos nas redes dos pescadores. Já nos anos oitenta foram realizadas melhorias para a pesca de atum dessa forma foi possível salvar milhões de golfinho no Oceano Pacífico e hoje em dia já pode ser considerado a espécie de golfinho em maior número no mundo.

Características Físicas do Golfinho – Pintado -Pantropical

Essa espécie de golfinho foi relatado em primeira mão no ano de 1846 por John Gray. Ele é um delfinídeo e faz parte da família Delphinidae e tem uma grande variação de tamanho e também de cor. Podemos citar as duas espécies que já foram descritas, são elas:

  • Stenella attenuata attenuata: São encontrados em águas tropicais e oceânicas.
  • Stenella attenuata graffmani: São encontrados no tropical leste do Pacífico em águas costeiras.

Eles também são conhecidos como spotters, esse tipo de golfinho faz parte do gênero Stenella que tem como característica serem menores e chegam a medir dois metros de comprimento e pesar até 114kg um golfinho adulto.

O golfinho – pintado – tropical pode ser descrito como um bico longo e bem marcado, tem o corpo do tipo esbelto, a sua barbatana dorsal tem formato de foice. Eles logo quando nascem não possuem manchas, mas quando jovens já é possível notar no abdome algumas manchas. Quando o golfinho se torna adulto essa característica começam a desaparecer e tomam uma coloração cinza. Conforme eles vão envelhecendo as pintas e essas manchas começam a se juntar e a se misturar até que chega uma hora que está totalmente coberto e não são mais identificados pontos ou manchas.

Isso tudo varia de um local para o outro, por exemplo no Golfo do México os golfinhos praticamente não têm pontos ou manchas no corpo em nenhuma fase da vida. Já no leste tropical do Pacífico os golfinhos são bem pintados, o que não acontece no Havaí que o padrão são de animais mais manchados. O padrão costuma ser de uma espécie de capa cinza escura que cobre da cabeça até praticamente metade do corpo entre a barbatana dorsal e a parte dos lobos da causa e por seu bico de ponta branca.

Nos adultos é que a ponta do bico costuma ser branca, também é longo e fino. Na boca nota-se que na mandíbula tanto inferior como superior tem uma sequência de 34 a 48 dentes bem afiados, seus lábios são finos e brancos.

Na parte inferior do seu maxilar, na garganta e também barriga pode se notar que é de uma cor branca e também de uma cinza claro. Na lateral o golfinho possui flancos que são distintas por colorações diferentes, na parte inferior é mais claro e possui uma fina faixa cinza bem no meio e na parte de trás é um cinza mais escuro. A barbatana no dorso que é em formato de foice e tem uma cor uniforme. A cor da causa é e mesma cor que a faixa do centro.

Habitat Do Golfinho – Pintado – Pantropical

Golfinho-Pintado-Pantropical Saltando na Água
Golfinho-Pintado-Pantropical Saltando na Água

Saiba que o habitat natural desses golfinhos é em águas tropicais e também subtropicais, facilmente entrados nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. São facilmente vistos por aí especialmente em volto de Ilhas, existem estudos de golfinhos que vivem na região do leste Pacífico tropical, no Golfo do México, oeste do Atlântico Norte e também por todo Havaí.

Durante o dia esses golfinhos gostam de ficar nadando por água rasas de 90 a 300m de profundidade no máximo. A noite é era de caçar, e aí que eles procuram por águas mais profundas. Os locais mais fáceis de encontrar esses golfinhos são áreas de água mais quente e mais rasas. A variação de temperatura da água nas áreas mais profundas é grande cerca de menos de 50m, a temperatura da superfície chega para mais de 25ºC e possui salinidade menor que 34. Procuram ficar em locais onde a variação de temperatura é elevada.

Um lugar perfeitamente enquadrado nessas características durante maior parte do ano é a região do norte do Equador e esse fenômeno é chamado de Inner Tropical. Existem muitos golfinhos neste lugar e parece estar relacionado a busca de alimentos e tipo de alimentação de muitas espécies.

A espécie Stenella attenuata attenuata é considerada pantropical, e pode ser vista em diversos oceanos que ficam entre 40ºN e 40ºS, eles são em grande número em algumas regiões. Esses golfinhos costumam ficar em locais de mar fechado, como por exemplo Golfo Pérsico e Mar vermelho, com exeção do Mar mediterrâneo.

Já a Stenella attenuata graffmani é um animal do tipo costeiro e só se encontra em uma faixa muito estreita menor que 200km de largura que ficam ao sul do México ao Peru ou pela costa da América Latina.

Alimentação do Golfinho Pintado Pantropical

Saiba que esses golfinhos se alimentam de sua caça inteligente através da ecolocalização, come peixes pequenos, lulas, crustáceos e etc. Comem inclusive peixe voadores.

Os mergulhadores do Havaí com o tempo foi descobrindo que eles se alimentam especialmente no período noturno.

Reprodução do Golfinho Pintado Pantropical

Três Golfinhos Pintados Pantropical
Três Golfinhos Pintados Pantropical

Vamos conhecer um pouco como funciona a reprodução dessa espécie, embora ainda não haja estudos que revelem o comportamento exato nesse momento. Mas sabemos que a gestação de uma fêmea leva de 11,2 a 11,5 meses no total. Quando o filhote de golfinho nasce ele pode chegar a medir de 80 a 85cm. A fêmea já está pronta para copular a partir dos 9 a 11 anos de vida, já os machos de 12 a 15 anos. Entre uma gestação e outro geralmente o intervalo pode ser de 2 a 3 anos, mas pode variar bastante de acordo com vários fatores. O tempo que os filhotes mamam na fêmea é de uma média de 9 meses ou até os 122cm de comprimento. Mas o filhote recebe cuidados da mãe até cerca de 2 anos de vida.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *