Os golfinhos estão entre os animais mais inteligentes do mundo, e algumas espécies são verdadeiramente incríveis, como é o caso do irrawaddy. Vamos saber um pouco mais sobre ele a seguir.
Também chamado de golfinho-do-irauádi, e de nome científico Orcaella brevirostris, esse cetáceo constitui subpopulações que se encontram em estuários e rios que estão localizados no golfo de Bengala (que se encontra a nordeste do Oceano Índico) e no sudeste asiático.
Principais Características do Golfinho-do-Irrawaddy
Em termos de aparência, esse animal se assemelha bastante à beluga, também um cetáceo, e que habita as regiões árticas e subárticas. Contudo, evolutivamente falando, o golfinho-do-irrawaddy está mais próxima da nossa conhecida Orca. A cabeça desse golfinho é grande e arredondada, possuindo um bico que lhe é bem característico. Já a barbatana dorsal é curta e triangular, com o animal possuindo também longas e largas nadadeiras.
A sua coloração é bem variada, porém, esse golfinho é mais branco na parte de baixo do corpo. Quanto ao seu focinho, ele tem de 12 a 19 dentes em cada lado de suas mandíbulas, o que faz com que tenha um cardápio bem sortido, o que inclui peixes, crustáceos e cefalópodes. Quando estão no período de forrageamento, bandos compostos por cerca de 7 desses animais cercam a sua presa. Trata-se de uma estratégia que acontece a uma distância curta da superfície da água.
Em se tratando de peso e de tamanho, esse golfinho pode ter de 90 a 200 kg, e um comprimento que varia entre 2,3 m e 2,75 m.
Habitat Desse Golfinho
Pelo nome popular dessa espécie, poderíamos até supor que ela vive apenas no rio Irrawaddy; rio esse que cruza Mianmar e China. Porém, este é um golfinho marinho, e, por isso mesmo, raramente é encontrada em águas que sejam doces.
Sendo endêmico do sudeste asiático (como já mencionamos antes), esse animal pode ser visto tanto no litoral, quanto na foz de alguns rios, como é o caso do Ganges e do Mekong. Porém, a preferência dele é por águas tropicais e subtropicais.
Pra sermos mais específicos ainda, os países onde vivem esses golfinhos são exatamente: Austrália, Bangladesh, Mianmar, Camboja, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia e, por fim, a Papua Nova Guiné.
Como é o Comportamento Desse Cetáceo?
Esses animais possuem comportamentos típicos da maior parte dos golfinhos, ou seja, possuem hábitos muito interessantes e que denotam bem o grau de sua inteligência. Por exemplo, a comunicação entre eles se dá através de cliques, rangidos e zumbidos, cuja frequência é de aproximadamente 60 kilohertz.
Outro comportamento bem peculiar desse golfinho foi observado em alguns exemplares que se encontravam cativeiro, e que consistia em esses animais levarem seus alimentos à boca por meio de sucção. Inclusive, ainda nessa questão de alimentação, esses golfinhos podem esguichar correntes de água a uma distância de até 1,5 m, o que acaba ajudando em sua caça, já que eles usam esses jatos para atordoarem suas vítimas. Mas, eles também soltam esses esguichos quando sobem para respirar.
De um modo geral, esses animais são seres bem tímidos, e se escondem ao menor sinal de que hajam pessoas por perto. Em geral, são encontrados em grupos com 2 ou mesmo 3 espécimes, mas em certas ocasiões já foram encontrados grupos com 15 golfinhos dessa espécie.
Quando mergulham, em geral, passam de 30 a 150 segundos, porém, alguns podem passar até 12 minutos debaixo d’água. Caso seja necessário (como em situações onde se sintam ameaçados, por exemplo), esses golfinhos podem nadar a uma velocidade de até 25 km/h
Acasalamento e Reprodução da Espécie
O ritual de acasalamento desses animais consiste basicamente em o macho ou a fêmea perseguirem seus respectivos parceiros até que consigam formar um casal. Eles, então, entrelaçam-se, enroscando suas barrigas, e a copulação desse ato dura em torno de 40 minutos. Quando essa cópula se encerra, ambos se separam, partindo em direções diferentes um do outro.
Ainda hoje não se sabe ao certo, mas o mais provável é que esses animais atinjam a maturidade sexual entre os 7 e os 9 anos de idade. Nas regiões do Hemisfério Norte, o acasalamento entre os casais, geralmente, ocorre entre os meses de dezembro e julho.
O período de gestação da espécie tem duração de 14 meses, com a fêmea dando a luz a apenas um único filhote. Tal gestação ocorre a cada 2 ou 3 anos amais ou menos. Ao nascer, esses filhotes medem cerca de 1 m, pesando aproximadamente uns 10 kg. O desmame dessa espécie, por sinal,só acontece após os 2 anos de idade. Já a estimativa de vida desse golfinho é de, no máximo, 30 anos.
Perigo de Extinção
Essa espécie de golfinho prefere fica nas águas salobras de estuários, com populações inteiras desses animais se estabelecendo nos principais rios do sudeste asiático, como o Ganges, o Irrawaddy e o Mekong. Atualmente, acredita-se, por exemplo, que a população desses animais em Bangladesh esteja estável, em um número aproximado de 6 mil indivíduos. No entanto, a população de golfinhos-do-irrawaddy que vive isolada em Mekong está à beira da extinção atualmente.
O que vem causando problemas a essa espécie em muitos lugares é justamente o método de pesca de algumas populações, que usam redes de emalhar e explosivos, o que vem diminuindo gradativamente a quantidade de indivíduos nesses lugares.
Ações têm sido realizadas com intuito de conscientizarem a população a respeito desses métodos de pesca, argumentando que a importância desses golfinhos não é apenas ecológica (apesar de ser a principal), mas também econômica, já que esses belos animais são uma atração turística bastante procuradas por visitantes da região.
Além disso, essa espécie de golfinho enfrenta outros tipos de problemas, como, por exemplo, poluição das águas onde vivem, caça para serem usados em espetáculos aquáticos, e, em última instância, baixa taxa de natalidade, seja ela em cativeiro, ou no meio selvagem.
De fato, não se trata de um animal selvagem extremamente ameaçado de extinção, como é o caso de diversos outros seres, especialmente, os que vivem na água. No entanto, em alguns lugares, é preciso ter atenção para que essa espécie não venha, futuramente, a ter problemas sérios quanto ao número de seus indivíduos. Assim, poderemos apreciar ainda por um longo tempo esse incrível golfinho.