Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o golfinho corcunda indopacífico, também conhecido cientificamente como Sousa Chinensis. Esse animal é uma espécie Cetáceo pertencente à família Delphinidae. O golfinho pode estar em diversos oceanos como no sudoeste do Pacífico e também no oceano índico. Ele gosta de estar em águas costeiras.
O Nome do Golfinho
Esse animal foi descrito no ano de 1765 com esse nome científico e com os anos algumas alterações no nome foram acontecendo de acordo com cada pesquisador.
Existe uma outra espécie chama Sousa plumbea, alguns pesquisadores acreditam ser uma espécie diferente, apesar de biólogos terem encontrado semelhanças entre eles comparando seus caractere. De qualquer forma hoje em dia as duas espécies são consideradas sinônimos, até que mais estudos levantem uma hipótese mais embasada.
Nome Científico do Golfinho Corcunda Indopacífico
O nome científico do golfinho corcunda indopacífico é Sousa Chinensis.
Classificação
Esses animais ainda não foram classificados definitivamente, ainda apenas duas espécies são reconhecidas.
Golfinho Corcunda Indopacífico e Golfinho Corcunda do Atlântico
Mas apesar disso duas espécie parece mesmo existir e serem diferente, uma deles é encontrado na parte ocidental de Sumatra e também da Indonésia e já o outro goldinho mais ao oriente e ao sul da mesma ilha.
Características do Golfinho Corcunda Indopacífico
Esses animais se diferem por conta de algumas características como uma bolsa de gordura que portam os golfinhos ocidentais, já os orientais possuem uma barbatana no oriente mais aparente e não possuem essa bolsa de gordura. Algumas pessoas o confundem com o golfinho nariz de garrafa, mas algumas características como o movimento de sair da água é bem diferente. A cor desses animais podem variar bastante, de acordo com a idade, com os grupos, e etc.
Comportamento
Esses animais costumam observar as movimentações de longe, não gostam de se aproximar. Passam longe de barcos por exemplo, eles mergulham e vão para longe e para outro lado. Nunca seguem embarcações.
Eles têm um comportamento para sair de água muito peculiar, eles ultrapassam a superfície de água e sobem em um ângulo de cerca de 30º a 45º, assim é possível observar seu bico e também a sua cabeça, em seguida joga o corpo para trás e levante para cima a barbatana caudal.
Ele sai da água por um período mais ou menos de 40 a 60 segundos, e pode ficar por baixo da água bem mais tempo.
Animal Rápido
Apesar de ser considerado um animal lento, mas quando ele está atrás de uma fêmea para se acasalar pode ser bem veloz.
Saltador
É um animal que costuma saltar bastante, os golfinhos jovens ainda mais, com saltos mortais de costas incríveis.
Enquanto ele come bote bater a sua cauda.
Habitat do Golfinho Corcunda Indopacífico
Ainda não se sabe muito bem sobre a distribuição desse animal, os estudos ainda são poucos.
Apesar de algumas pessoas acreditarem que eles possam viver nas Filipinas, ainda não há nenhum registro formal.
O habitat é de locais com águas subtropicais e também tropicais.
Ele tem preferência por ficar na costa, principalmente onde tem bastante mangue e pântano, é raro ver ele longe dali. Também pode ser encontrados em bancos de areia, lugares com recifes, lagunas e etc.
Pode acontecer de ser encontrado em alguns rios, apesar de ser bem difícil de acontecer, mas pode acontecer de ser afetado pela maré. Nada por águas não muito profundas, não passam de 20m, pode ser encontrado facilmente na área de rebentação.
Alimentação do Golfinho Corcunda Indopacífico
A alimentação preferida desses golfinhos são os peixes, especialmente as tainhas.
Uma Nova Espécie de Golfinho Corcunda Surgiu no ano de 2013
Foi na Austrália que descobriram uma nova espécie no ano de 2013, dentre esses animais analisados, o pesquisadores descobriram ainda espécies desconhecidas.
Os biólogos participantes utilizaram um golfinho corcunda para estudar. Essa equipe analisou esses outros animais estudados e encontraram uma nova espécie Sousa, que foi confirmado através de análises genéticas. Cerca de duzentos cadáveres de golfinhos foram estudados pelos pesquisadores que os abriram para que fossem comparados com os golfinhos corcundas. Biópsias foram feitas.
DNA
Outros materiais também fizeram parte do estudo, como os dentes, o bico, e cento e oitenta crânicos de golfinhos que vieram de museu ou dos cadáveres foram utilizados. Estudaram e desvendaram o DNA de cerca de duzentos e trinta e cinco animais. Foi assim que identificaram a nova espécie desse golfinho e que é encontrado na Austrália.
Novas Espécies
Depois de tantos estudos e análises foi possível provar que quatro espécies dessa família são existentes. Os pesquisadores publicaram artigos científicos sobre esse assunto, uma das espécies é uma é uma descoberta inovadora.
A suspeita dos pesquisadores já existia há bastante tempo naquele local, mas ainda não tinham conseguido provar com tantos materiais disponíveis como foi dessa vez.
Pouco Estudos
Antigamente eles quase não tinham material para estudar, era tudo muito precário o que dificultava muito as pesquisas. Dessa vez foi possível unir teoria à prática para fazer a junção perfeita.
Foi uma descoberta muito importante para a sociedade, uma descoberta importante para todos.
Pois com esses estudos agora ficam mais fácil entender a evolução e a história dessa espécie de animal, e ajuda inclusive nas práticas de preservação.
Golfinhos Corcundas
Esses animais levam esse nome por conta da sua barbatana no dorso que lembra uma corcova de um animal, e também possui um formato alongado.
Ele faz parte de um grupo com cerca de oitenta espécies chamados de cetáceos, habitar uma parte que vai do oceano pacífico na Austrália seguindo para o ocidente da áfrica.
Medidas
Esse animal pode chegar a medir dois metros no total, e habita a costa dos oceanos.
Existe uma Comissão específica para registrar nomes de espécies, eles precisam que os pesquisadores entreguem formalmente o nome da espécie para ser registrada.
Então precisam ser nomeados o golfinho australiano descoberto, também precisa ser reconhecido a nova espécie de golfinho corcunda chama de Sousa plumbea, também do golfinho branco da china e também do golfinho de camarões.