Uma simples pesquisa no dicionário traz como significado da palavra “glutão” uma característica daqueles que comem com muita rapidez e vontade. Em outras palavras, glutão é uma pessoa gulosa e comilona. Mas você já ouviu falar em um animal que se chama glutão? Pois saiba que existe um bicho com esse nome e que possui um modo de vida bem peculiar. Não se engane com o porte pequeno desse animal, pois ele pode ser capaz capturar presas bem maiores e o pior: com requintes de crueldade. Confira no artigo informações detalhadas sobre ele e aprenda um pouco mais sobre a classificação científica e comportamento do glutão. Vamos conferir?
Características do Glutão
O glutão pode ser conhecido também como o carcaju e é um animal muito peculiar. É carnívoro e pode se alimentar até mesmo de animais mortos e em decomposição. Possuem a aparência de um filhote de urso e possuem a mustelídeo como família, tal qual a doninha.
A pelagem do animal é densa e adaptada para o frio. Além disso, apresenta coloração marrom e protege o seu corpo forte e robusto. Para ter uma ideia, o glutão macho pode chegar a pesar quase vinte quilos, enquanto as fêmeas atingem no máximo doze quilos.
Podem ser encontrados no Canadá e em regiões geladas com o Alasca, além de países nórdicos e na Rússia. As populações desse animal encontram-se em processo de declínio, devido a degradação do seu habitat natural e caça ilegal. O animal pertence ao reino animal, à classe dos mamíferos, à ordem dos carnívoros ao gênero Gulo e a sua espécie possui nome científico de Gulo gulo.
Comportamento do Glutão
Além de se alimentarem de carne (até mesmo de animais doentes) os glutões podem consumir também algumas espécies de plantas. São traiçoeiros e atacam suas presas de forma voraz.
Eles costumam atacar os animais de forma violenta e sorrateira. Possuem o costume de roubar alimentos de outros bichos como, por exemplo, as raposas e os ursos. O mais interessante é que toda essa força do glutão não corresponde ao seu pequeno tamanho.
Podem ser capazes de capturar presas bem maiores e possuem como principais predadores urso e lobos das mais variadas espécies. De forma geral, andam sozinhos e são encontrados juntos apenas no período de acasalamento.
Os glutões passam o dia buscando alimentos e vivem em áreas fixas que podem chegar a medir mais de mil quilômetros. Quando existem acampamentos nas florestas em que eles vivem, é comum que eles assaltem as barracas para roubar alimento.
Hábitos e Reprodução do Glutão
A preferência do glutão por determinados tipos de alimentos muda com as estações do ano. Na estação mais quente ele prefere ovos e as aves, além de insetos e alguns grãos. Porem no inverno, a alimentação é um pouco menos “light” e eles preferem animais maiores e carniça.
Com relação à reprodução, os machos podem acasalar durante um ano com até 3 fêmeas. O encontro acontece durante o verão e a gestação dura cerca de dois meses e dá origem até três pequenos glutões. Os filhotes ficam na companhia dos pais por apenas dois meses e, em seguida, já se tornam independentes na natureza.
São animais resistentes e que se desenvolvem no ambiente terrestre na maior parte do tempo. Embora, também sejam bons nadadores e possuam a habilidade de subir nas árvores rapidamente. Chegam a atingir a velocidade de quinze quilômetros por hora.
Diferente de algumas espécies, o glutão não costuma hibernar na estação mais fria e permanece em suas atividades independentemente das condições climáticas. Os machos são territorialistas e não permitem que outro animal do mesmo sexo se aproxime. A marcação do ambiente é feita com urina e secreções do bicho.
Curiosidade Sobre os Glutões
Como você pode perceber, o glutão é um animal muito voraz e agressivo. Acompanhe agora alguma das curiosidades mais interessantes sobre ele:
- Algumas lendas do Canadá contam que o glutão foi um dos animais que criou o mundo. O bicho é considerado “sagrado” e é muito adorado por nativos de algumas regiões.
- Uma informação muito interessante sobre esse bicho é que o personagem Wolverine (do filme e quadrinhos X-Men) foi feito com inspiração no animal: baixinho, corajoso e com garras afiadas!
- Algumas cidades possuem o animal como mascote. É o caso do estado de Michigan, que possui o glutão desenhado até mesmo no seu brasão.
- A cauda do glutão pode chegar a medir mais de trinta centímetros e eles podem pesar trinta quilos.
- O nascimento de novos filhotes só é possível caso a fêmea tenha uma alimentação abundante durante toda a sua gestação. Quando encontram condições ideais no ambiente eles podem viver por mais de quinze anos.
Ficha Técnica do Glutão
Para encerrar veja de forma sistematizada as principais informações sobre o animal.
Pertencem ao gênero Gulo e podem ser encontrado em locais frios como a Sibéria, Canadá e Alasca.
São animais carnívoros e que pertencem à classe dos mamíferos. Podem chegar a abater presas que pesam cinco vezes o peso. A sua principal forma de ataque é utilizando sua habilidade de movimentação e as suas afiadas garras. Para ter uma ideia de como esses animais são fortes, eles podem chegar a capturar animais de grande médio/grande porte como ovelhas, renas e até alces.
Alcançam uma velocidade de quase 50 km/h.
Fisicamente lembra um urso pequeno. Possuem orelhas e pescoço pequenos, além de um pelo escuro e impermeável.
Possuem o hábito de construir pequenos ninhos com folhas e grama dentro de buracos nas árvores ou em pedras. Os ninhos podem ser feitos até mesmo na neve ou abaixo dela. São bichos valentes e que não fogem das brigas. O glutão pode atacar até mesmo matilhas e roubar alimentos de ursos enormes. Bichinho corajoso, não é?
Encerramos por aqui e esperamos que você tenha curtido nosso artigo sobre o glutão. Você já conhecia esse animal? Aproveite e nos deixe um comentário contando! Agradecemos a visita e aproveitamos para convidar você a acompanhar novos conteúdos aqui no Mundo Ecologia. Até a próxima!