O glutão é um animal poderoso que se assemelha a um urso pequeno, mas na verdade é o maior membro da família mustelidae e vive nas remotas do Ártico e regiões sub-árcticas do mundo.
Glutão: características interessantes sobre o animal
O glutão vive principalmente em regiões isoladas do norte do Canadá, Alasca, Sibéria e Escandinávia; eles também são nativos da Rússia européia, dos países bálticos, do extremo oriente russo, do nordeste da China e da Mongólia.
Seus habitats incluem florestas alpinas, florestas boreais, pradarias, tundra e áreas rochosas (falésias interiores e picos de montanhas). O glutão têm uma vida útil média entre 7 e 12 anos na natureza.
O glutão adulto é do tamanho de um cão médio, com um comprimento geralmente variando de 65 a 107 centímetros, uma cauda de 17 a 26 centímetros e um peso de 9 a 25 quilogramas. Os machos são 30% maiores que as fêmeas.
Anatomicamente, o glutão é um animal robusto e musculoso. Com pernas curtas, cabeça larga e arredondada, olhos pequenos e orelhas curtas e arredondadas. Embora suas pernas sejam curtas, suas patas grandes de cinco dedos e postura plantígrada facilitam o movimento na neve profunda.
O glutão têm pêlo espesso, escuro e oleoso, que é altamente hidrofóbico, tornando-o resistente ao gelo. O glutão têm pouca visão, mas seus sentidos de audição e olfato são excelentes, o que os ajuda a encontrar a presa com mais facilidade.
Glutão: Curiosidades envolvendo dieta e comportamento
O glutão é uma criatura solitária e precisa de muito espaço para vagar. Um indivíduo glutão pode viajar 24 quilômetros em um dia em busca de comida. O glutão é um predador e limpador poderoso e versátil. As mandíbulas poderosas e os dentes grandes do glutão são capazes de demolir carniça e ossos congelados.
Eles facilmente despacham presas menores, como coelhos e roedores, mas podem até atacar animais muitas vezes maior que seu tamanho, como o caribu, se a presa parecer fraca ou ferida. Esses comedores oportunistas também se alimentam de carniça, os cadáveres de mamíferos maiores, como alces, veados e caribu.
Às vezes, suas dietas são suplementadas por ovos diversas espécies de aves (especialmente gansos), raízes, sementes, plantas, frutos e larvas de insetos. Embora o glutão seja principalmente noturno, o movimento diurno é freqüentemente registrado.
Glutão: Um animal espaçoso
O glutão é um animal territorial e defende um grande território exclusivo pra si. Seus territórios podem variar de 65 quilômetros a mais de 600 quilômetros. O glutão é muito rápido e pode correr a velocidades de até 50 quilômetros por hora quando perseguindo uma presa.
O glutão é um animal terrestre típico, mas também pode escalar árvores e nadar quando necessário. Ele não hiberna e está bem adaptado à existência do inverno, com pêlos extremamente densos, patas grandes como raquetes de neve que lhes permitem ficar em cima de neve profunda e garras semelhantes a grampos que lhes permitem subir e escalar penhascos íngremes e picos cobertos de neve.
Curiosidades sobre a reprodução do glutão
O glutão aprecia áreas mais frias até pelo fato de usar a neve para nidificar, utilizando também para estocar comida. O glutão é polígamo, ou seja, os machos bem sucedidos formarão relacionamentos vitalícios com duas ou três fêmeas, que visitarão ocasionalmente, enquanto outros machos ficam sem companheiro.
Eles acasalam de maio a agosto em sua área natural de habitat. Após o acasalamento, as fêmeas criam covas para ter seus filhotes. Essas covas em geral são buracos feitos na neve, capaz de atingir profundidades de até cinco metros. O período de gestação é de 30 a 50 dias, e as crias de dois ou três filhotes nascem na primavera.
Os filhotes nascem com os olhos fechados e cobertos de pêlo branco. Enquanto as fêmeas cuidam da maior parte da criação, os machos visitam de vez em quando e até ajudam na criação dos mesmos. Os filhotes se desenvolvem rapidamente, atingindo o tamanho adulto no primeiro ano.
Às vezes, os juvenis ficam com a mãe até que estejam prontos para ter os próprios filhotes. Um glutão estará pronto para se reproduzir aos 2 anos de idade. O leão da montanha, o lobo e o urso são predadores do glutão. No entanto, o humano é reconhecido como o principal predador desse animal.
Glutão: Um animal ameaçado
Durante o século 19, as populações de glutões quase desapareceram devido à caça e outras atividades humanas, como desmatamento e o uso recreativo de seus habitats. Hoje, eles estão protegidos em várias áreas e seu número na natureza é estável.
Eles foram caçados no passado por causa de seu pelo grosso e resistente à água, que era usado como revestimento para as parkas. A maior ameaça aos glutões atualmente é a mudança climática. Um clima mais quente pode significar menos neve, que os glutões dependem porque as fêmeas se enterram na neve.
Glutão: Outras curiosidades e fatos interessantes
O glutão também é chamados de wolverine, carcajou, skunk bear ou quickhatch (de origem nativa americana). O nome científico do animal, no entanto, é gulo gulo e vem da palavra latina gulo, que significa glutão. O glutão tem uma marcha pesada, com a cabeça e a cauda mais baixas do que as costas arqueadas.
O olfato do glutão é peculiar, capaz de detectar uma carcaça situada a 6 metros sob a neve, permitindo encontrar restos de animais mortos em avalanches. Os glutões possuem molares superiores especiais na parte de trás da boca que são girados 90 graus para dentro, permitindo que o animal rasgue a carne da presa rapidamente.
O Glutão no mundo ecologia
Aqui em nosso blog já apresentamos muito material sobre o glutão bem como sobre seus muitos primos mustelídeos. Há tanta informação aqui a respeito deles que corremos o risco até de estar nos repetindo com alguma frequência. Mas se o leitor ainda não teve a oportunidade de ler outros artigos interessantes sobre o assunto, segue abaixo uma pequena lista sobre o glutão e outros da família mustelídeo que poderá certamente despertar sua curiosidade:
- Quais São Os Predadores Do Glutão E Seus Inimigos Naturais?
- Tudo Sobre o Glutão: Características, Nome Científico e Fotos;
- Ciclo de Vida do Glutão: Quantos Anos Eles Vivem?
- Alimentação do Glutão: O Que Eles Comem?
- Reprodução do Glutão: Filhotes e Período de Gestação;
- Habitat do Glutão: Onde Eles Vivem?
- História do Glutão e Origem do Animal;
- Quais Bichos São Parecidos Com Glutão?