Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer a Glicínia, uma planta de origem asiática e que ficou conhecida no mundo todo por seus belos cachos de flores.
Você irá conhecer seu belo significado, o significado de importantes flores e muito mais.
Para o melhor entendimento sobre o assunto principal de hoje, o artigo foi dividido entre tópicos que se complementam entre si.
Preparado(a)? Vamos lá então.
Plantas
Antes de aprender sobre a Glicínia, é importante que você conheça e entenda de uma melhor forma as características gerais das plantas e as particularidades que somente elas possuem.
O Reino Plantae, também conhecido como Reino Vegetal, é composto por uma grande variedade de seres autótrofos e clorofilados.
Enquanto o primeiro grupo é composto por seres que produzem seu próprio alimento, o segundo é composto por seres que se alimentam através da fotossíntese.
De grande importância para a sobrevivência da vida no planeta, este reino possui um nível superior de importância em relação a todos os outros.
As características que uma planta pode ter, são:
- raiz;
- caule;
- folha;
- fruto;
- semente.
As mais primitivas que ainda existem, são as briófitas. E por isso, elas dispõem de estrutura diferente de todas as outras classes deste reino.
O Reino Vegetal é dividido em classes, das quais são:
- Gimnospermas: formada por uma grande variedade de arbustos e árvores de diferentes portes e formatos. Elas são sexuadas e uma de suas particularidades é que elas produzem sementas, porém, não produzem frutos;
- Angiospermas: possui uma enorme variedade de 250 mil espécies diferentes. Um grande diferencial desta classe, é que todas as suas plantas possuem vasos vasculares;
- Briófitas: estas são espécies de pequeno porte e que vivem em lugares úmidos. São divididas entre seres sexuados e assexuados, o tamanho de suas plantas varia entre 5 e 40 centímetros;
- Pteridófitas: a maioria deste grupo é composto por espécies terrestres que vivem em lugares úmidos. Um fato interessante sobre esta classe, é que todas as suas plantas passam por uma fase sexuada e outra assexuada em suas vidas.
Para saber e entender melhor sobre a fisiologia do Reino Plantae, acesse este texto do Toda Matéria.
Glicínia
Esta é uma espécie de trepadeira que têm sua origem em três países asiáticos: a China, o Japão, e a Coréia.
Habituada a regiões de clima Subtropical, Mediterrâneo e Temperado. Esta linda espécie de flor dispõe de um aroma gostoso e muito envolvente, que a fez ser conhecida por todo o planeta.
Dividida em uma boa variedade de espécies diferentes, a Glicínia é uma trepadeira ornamental que tem ciclo de vida perene. Sua árvore tem de 20 a 35 metros, suas flores podem ser de cor roxa, branca, rosa ou azul.
Suas folhas são pinadas, alternadas e compostas, que possuem coloração avermelhada em sua juventude e se tornam verde brilhante com o passar do tempo.
Ela conta com frutos e pode demorar anos para se desenvolver por completo, sendo necessário paciência ao criá-la. A Glicínia chega a viver 100 anos de idade.
Suas espécies mais famosas e mais utilizadas no paisagismo são a Wisteria Floribunda de origem japonesa e a Wisteria Sinensis que é nativa da China.
Émuito usada no Bonsai, se destacando sempre pela beleza e ternura que representa. As flores da Glicínia saem entre o Outono e o Inverno.
Ao ter essa planta, é necessário ter cuidado para que crianças e animais não a comam, pois ela é tóxica.
Significado da Glicínia
A Glicínica dispõe de diverrsos significados e conexões culturais únicas.
Normalmente ela é representada como símbolo de ternura, sinceridade e respeito. Sendo marcada também como um símbolo de mensagens românticas.
Significando em partes do Budismo, como a representação da transitoriedade da existência, servindo de ensinamento para a gratidão e apreciação da própria vida, onde nada é fixo e/ou permanente.
Outras Plantas com Outro Significados
Assim como a Glicínia, existem outras flores e plantas que representam belos e profundos significados, dos quais se incluem:
- Begônia: está é uma flor que possui mais de mil tipos de espécies diferentes, que se encontram espalhadas por todo o planeta. Ela é um grande símbolo de fertilidade, cordialidade, delicadeza e a inocência e lealdade do amor;
- Girassol: uma das flores mais famosas de todo o planeta, seu nome significa “flor do Sol”. Normalmente ela representa a felicidade, a alegria, lealdade, vitalidade, entusiasmo e o reflexo da energia positiva que o Sol emana;
- Lírio: flor que sempre tem significados diferentes de acordo com sua cor e sua espécie. Normalmente ela representa a pureza, inocência, erotismo, poder, lealdade, soberania e honra;
- Margarida: considerada como uma das flores do amor, esta planta é simbolizada pela pureza, a bondade, o afeto e a juventude.
- Cravo: devido a sua grande variedade de cores, usualmente cada espécie e cor do cravo dispõe de um significado diferente. Alguns deles são a solidão, a rejeição, a alegria, o amor e a gratidão.
Curiosidades
E como não tem maneira melhor de finalizar um texto, que tal conhecer algumas curiosidades sobre as plantas, as flores e todo o seu universo?
- A camomila e a Babosa são duas das plantas medicinais mais utilizadas em todo o planeta;
- as Rosas existem há mais de 25 milhões de anos;
- há mais de 50 mil espécies de orquídeas no mundo, dos quais 3.500 são nativas brasileiras;
- a flor comestível mais consumida, é a Alcachofra;
- o Cactus é a planta que possui maior capacidade de sobreviver em desertos.
Conclusão
Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu a Glicínia. Uma flor de grande beleza, e que é utilizada dentro do Bonsai e do Paisagismo.
Além disso, você conheceu as principais particularidades dela, seu significado e o de algumas espécies de flores.
Se você gostou do texto de hoje e é apaixonado(a) pela natureza e suas maiores curiosidade, continua em nosso site. Você não vai se arrepender!!
Até a próxima.
-Diego Barbosa.