Você já ouviu falar do gato maracajá?
Pois bem, ele é uma espécie de gato selvagem pertencente à ordem dos carnívoros e família taxonômica dos felinos. É nativo da América Central e América do Sul.
Os carnívoros de um modo geral abrangem cerca de 240 espécies distribuídas em 7 famílias, sendo que apenas duas delas não são encontradas no Novo Mundo. A ordem dos carnívoros está subdividida em duas sub-ordens, são elas a Feliformia, a qual abrange espécies de hienas, gatos e mangustos; e a Canniformia, na qual podem ser encontrados cães, doninhas, guaxinins e ursos.
O gato-maracajá atinge a expectativa de vida de até 20 anos, quando criado em cativeiro. É um animal endêmico na faixa que se estende do México à Argentina. Aqui no Brasil, pode ser encontrado em todos os estados com exceção do Rio Grande do Sul.
Durante as décadas de 60 e 70, esse animal foi muito caçado com o objetivo de comercialização de sua pele; fator que repercute até os dias atuais, visto que é classificado como espécie quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza- IUCN. O principal inimigo da espécie é o desmatamento. Estima-se que nos próximos 15 anos a população deste animal reduza em torno de 10%.
Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre o gato maracajá, incluindo informações como o nome científico, peso, altura e tamanho.
Então venha conosco e boa leitura.
Características Anatômicas Comuns aos Felinos
Dentro da ordem dos carnívoros os felinos são os mais especializados no consumo da carne e, por essa razão, possuem dentição diferenciada, além de papilas na superfície da língua (tornando-as semelhantes a uma lixa) que auxiliam no processo de raspar a carne aderida aos ossos da presa e no processo de auto-limpeza.
Outras características incluem o esqueleto adaptado para salto, audição aguçada, excelente visão noturna, garras retráteis para quase todas as espécies (com exceção do guepardo).
O olfato dos felinos não é tão bom quanto o olfato de espécies deoutras famílias da ordem dos carnívoros, visto que, para os carnívoros, dificilmente o olfato contribui na localização das presas, porém é útil para avisar aos machos que as fêmeas estão prontas para acasalar.
O quantitativo de dedos é quatro para as patas traseiras e cinco para as dianteiras, sendo que o primeiro dedo das patas dianteiras não toca o chão.
Gato Maracajá Características Físicas
Os pêlos do corpo na porção superior e na parte externa dos membros é de coloração amarelo-escuro. Ao longo o corpo, desde a cabeça até a cauda, também há manchas em formato de roseta, as quais possuem uma área central em cor amarela.
Outras características da espécies são a cauda consideravelmente comprida, o focinho saliente, as patas grandes, além dos olhos bem grandes, protuberantes e destacados na face.
A cabeça é ligeiramente mais arredondada que a dos demais felinos; assim como a sua cauda também é maior que a cauda dos demais felinos. O tamanho da cauda é extremamente favorável á realização de saltos e à manutenção do equilíbrio.
Gato Maracajá Nome Científico, Peso, Altura e Tamanho
Nome Científico
O nome científico desta espécie é Leopardus wiedii
Peso
A média de peso corporal está compreendida entre 2,3 a 4,9 quilos.
Altura
O gato maracajá é um animal de pequeno porte e, a nível do ombro, possui de 30 a 40 centímetros de altura.
Tamanho
O comprimento corporal está compreendido entre os valores de 42 a 79 centímetros, fora a extensão da cauda, a qual mede de 30 a 51 centímetros.
Gato Maracajá Classificação Taxonômica
A classificação científica para o gato maracajá obedece à seguinte sequência:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Gênero: Leopardus
Espécie: Leopardus wiedii
Gato Maracajá Subespécies
O gato maracajá possui 10 subespécies, são elas:
Leopardus wiedii yucatanica: endêmico na Península de Iucatã;
Leopardus wiedii wiedii: endêmico na porção oest e central de países como o Brasil, Uruguai e Paraguai; além do norte da Argentina.
Leopardus wiedii salvinia: endêmico na Guatemala, El Salvador e Chiapas
Leopardus Wiedii Amazonica: endêmico no Peru, Venezuela, Colômbia e oeste do Brasil.
Leopardus Wiedii Pirrensis: endêmico no Equador, Peru, Panamá e Colômbia.
Leopardus Wiedii Boliviae: endêmico apenas na Bolívia.
Leopardus Wiedii Cooperi: endêmico no Norte do México.
Leopardus Wiedii Oaxacae: endêmico no Sul do México
Leopardus Wiedii Niacaraguae: endêmico na Costa Rica, Nicarágua e Honduras.
Leopardus Wiedii Glaucula: endêmico no Centro do México.
Gato Maracajá Hábitos Comportamentais
O gato maracajá possui hábitos noturnos e solitários. Apesar da grande habilidade em escalar árvores e caminhar na ponta dos galhos dos arbustos, ele realiza a maior parte de sua locomoção pelo meio terrestre.
Outra habilidade notória é a capacidade de realizar saltos, o que é favorecido pela estrutura de seu esqueleto somado às garras proporcionalmente mais longas do que as garras da jaguatirica, além do mais, as articulações do tornozelos conseguem girar em 180 graus.
As atividades de caça são realizadas à noite e nas árvores. Neste cardápio estão inclusas as aves e os pequenos roedores. Uma estratégia de caça adotada pela espécie é imitar os sons emitidos pelas presas, com a finalidade de atrai-las.
O gato maracajá é encontrado em todos os biomas do Brasil, mas é mais prevalente na floresta amazônica, visto que os ambientes de floresta constituem o seu hábitat favorito. No entanto, também é muito encontrado no Cerrado.
Gato Maracajá Padrão Reprodutivo
A maturidade sexual é alcançada aos 2 anos de idade. O tempo médio de duração da gestação varia entre 76 a 84 dias, e resulta em apenas um filhote.
Ao nascer, o filhote possui de 85 a 125 gramas, e já apresenta manchas negras.
Esse filhote mama até os 40 dias de nascido. Com 7 a 8 semanas de idade, ele já começa a comer alimentos sólidos.
*
Agora que você já conhece importantes características sobre o gato-maracajá, continue conosco e visite também outros artigos do site.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Projeto Onçafari. Gato-maracajá Leopardus wiedii. Disponível em: < http://projetooncafari.com.br/pt-BR/anta/18-mamiferos/102-gato-maracaja>;
SOS Mata Atlântica. Saiba mais sobre o gato-maracajá. Disponível em: < https://www.sosma.org.br/blog/saiba-mais-sobre-o-gato-maracaja/>;
Wikipédia. Gato-maracajá. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato-maracaj%C3%A1>.