Nos dias atuais é cada vez mais frequentes encontrar algumas variações de animais em miniatura, com medidas que possuem proporções realmente menores levando em conta exemplares que tenham um tamanho considerado convencional.
Isso pode ser associado à diferentes espécies, como minicaprinos, minicoelhos, minicavalos e até mesmo minibovinos – e isso não poderia ser diferentes com as galinhas!
Nesse caso há as chamadas bantans verdadeiras, também denominadas por Rosecombs.
Essas galinhas possuem um tamanho bastante reduzido, sendo uma versão em miniatura de uma ave de grande porte.
É interessante destacar que as Rosecombs são raças de galinhas anãs, sendo uma das mais antigas e também mais populares encontradas em exibição, tendo ainda uma enorme variação dentro de sua raça.
Conheça a História das Galinhas Rosecombs, Uma das Raças Mais Antigas de Frangos Anãos!
Os primeiros registros acerca dessa raça podem ser identificados ainda no século XIV, mais precisamente na Grã Bretanha – mesmo que haja indícios que ela pode possuir outros locais de origem!
A popularidade dessa raça de galinha de caráter ornamental acabou tendo mais destaque depois que o Rei Ricardo III passou a fazer sua criação.
E o entusiasmo acerca dessa raça de galinha permaneceu posteriormente, durante o século XIX, onde elas também foram exibidas na primeira exposição de aves realizadas na América do Norte, no ano de 1849.
Nos dias atuais, sua criação continua firme e forte, sendo que existem diversos criados focados em manter essa raça sobre seus cuidados.
As Características Principais da Galinha Rosecomb
De uma maneira geral, as galinhas Rosecombs são praticamente, em grande parte dos casos, mantidas com foco em exibição de aves de capoeira competitivas – e suas principais caraterísticas ajudam, inclusive, a atribuir tal definição.
Vale salientar que os machos dessa espécie podem manter um peso variável entre 570 gramas e 620 gramas em média, enquanto as fêmeas mantém um peso que vai de 450 gramas até 510 gramas.
Outro detalhe que chama atenção refere-se ao seu traço epônico, que consiste no pente de tonalidade rosa e com um tamanho bem mais elevado, principalmente se comparado ao tamanho total de seu corpo.
Essas galinhas ainda ostentam lóbulos com uma coloração branca, que ainda podem ser definidos como relativamente substanciais. Elas também são detentoras de caudas prodigiosas e ainda apresentam uma forma bastante compacta do seu corpo.
Fora todas essas características mais generalizadas, essas raças de galinhas podem ainda ser identificadas em mais de 25 variações de tonalidades diferentes.
Porém, a cor preta, bem como o azul e o branco são as mais comuns de serem encontradas de uma maneira geral.
Aves Impressionantes Por Conta da Sua Reprodução Seletiva!
A reprodução de caráter seletivo voltada exclusivamente para a aparência permitiu que se houvesse uma produção realmente diferenciada dessas aves.
Mas, isso lhes agrega também uma pouca capacidade acerca da sua postura, bem como lhes atribui carcaças consideradas impróprias para que elas sejam destinadas ao consumo alimentar – e ainda alguns problemas reprodutivos também.
Isso se dá em detrimento do seu traço genético que é justamente ligado às galinhas cor de rosa. Os galos ainda podem apresentar uma fertilidade baixa.
De maneira geral, as galinhas dessa raça se inclinam raramente a chocar, e os filhotes acabam sendo muitos propícios a elevadas taxas de mortalidade.
No entanto, aves já na fase adulta podem ser consideradas extremamente resistentes e muito ativas.
Diferente de grande parte das raças de galinhas, as Rosecombs são espécies extremamente amigáveis, sendo que os galos podem apresentar um comportamento mais agressivo.
Como Criar Essa Galinha Proveniente das Variedades de Bantans?
Para poder saber melhor como manter a criação desse tipo de galinha é necessário levar em conta o ambiente que elas irão ser mantidas.
Para tanto, os criadores precisam levar em conta a presença de gramado, sendo esse um critério fundamental para os períodos que essas aves tendem a ficar soltas e também ciscam.
O galinheiro pode ser semelhante ao que é usado para as galinhas tradicionais, sendo tanto de madeira como também alvenaria, porém, como uma proporção um pouco menor.
É válido ainda apostar no uso de poleiros, que podem ser confeccionados tanto em madeira como também em galhos de árvores com medida de aproximadamente um metro de altura e sessenta centímetros de distância entre si, permitindo assim que as aves possam descansar adequadamente.
Já os ninhos podem ter medida de 25 centímetros por 25 centímetros, sendo ainda preenchidos com uma quantidade assertiva de palha ou capim seco – isso será vital para que elas possam realizar a postura e o choco.
Pode ser interessante recorrer ao uso de bebedouros e comedouros automáticos, bem como chocadeiras elétricas. As campânulas tão são extremamente úteis para ajudar a manter os pintinhos aquecidos.
A Alimentação das Galinhas Rosecombs!
A alimentação desse tipo de galinha pode ser parecida com a que é destinada às galinhas comuns, mas considerando um volume menor por conta do porte reduzido dessa ave.
Os criadores podem fornecer hortaliças (com exceção da alface) e também algumas variedades de frutas como uma alternativa para ajudar a se promover uma redução substancial de custos.
Já a água pode ser fornecida por riachos, bem como rios, açudes ou represas – todas as opções são válidas, desde que haja uma estação de tratamento para manter uma purificação adequada.
Demais Cuidados Vitais e Reprodução!
Como já citado anteriormente, essas aves são realmente bastante resistentes, porém, isso não quer dizer que elas não demandem de determinados cuidados fundamentais.
Um deles consiste em ficar atento quanto ao programa de vacinação, de forma a se evitar determinadas enfermidades que geralmente podem atacar aves de uma maneira geral.
Além disso, a vermifugação é algo de suma importância para a criação que tem como comportamento natural ciscar no chão de forma bem recorrente. Os criadores devem ainda ter o cuidado de desinfetar sempre as instalações todas as semanas.
As galinhas dessa raça podem chegar a realizar de três até quatro posturas por ano, e sua vida fértil se inicia por volta dos seis meses de vida, mantendo-se até os oitos anos.