A criação de galinhas e galos específicos requer conhecimentos e cuidado. É preciso pesquisar a respeito para que você consiga entender as peculiaridades da espécie, como é justamente o caso da Galinha Jersey Gigante, também conhecida como Negra da Bahia.
A escolha da melhor raça para criação terá impacto direto em seu lucro. Por isso essa etapa de escolha é importante. E definitivamente, a Jersey Gigante Negra pode ser uma excelente escolha!
Uma das características mais importantes dessa ave é, justamente, o tamanho. Como o próprio nome sugere, estamos falando de um exemplar realmente grande e imponente, que além de ser ideal para ovos e carne, também é um animal muito bonito.
Gigante Americana – Entenda como essa Espécie Surgiu, e quais São as suas Peculiaridades!
A galinha Jersey é originalmente americana, e foi criada entre os anos de 1870 e 1890. A sua cidade natal é Burlington County, no estado de New Jersey, motivo pelo qual ela ganhou essa nomenclatura.
O tamanho é o ponto mais importante dessa ave. Essas galinhas podem ser tão grandes, que um macho chega a pesar 13 quilos em sua fase adulta, e a fêmea pode alcançar impressionantes 10 quilos!
Claro que para isso é preciso assegurar que os animais são de raça pura, já que misturas com outros tipos podem causar mutações – sendo que isso não necessariamente é um problema.
Diferentemente do que se pensa, o que levou essas galinhas a levarem a palavra “negro” em sua nomenclatura não foi a cor de suas pelagens, mas sim por conta de seus criadores originais, chamados de John e Thomas Black.
• Ovos:
Justamente por seu tamanho grande e pela estrutura corpulenta, a Jersey Gigante Negra também é capaz de gerar ovos muito grandes e saborosos. Isso faz com que as galinhas levem também mais tempo para eclodir, podendo ser 2 ou 3 dias a mais do que as outras raças.
As cores dos ovos variam de marrom escuro a creme claro. A quantidade de ovos por ave também é maior do que outros exemplares, inclusive se compararmos com galinhas de porte grande também.
Paixão Nacional – essas Galinhas se Tornaram um Sucesso nos Estados Unidos!
Uma curiosidade interessante a respeito da galinha Jersey Gigante Negra é que elas se tornaram uma febre entre os criadores na época em que a raça surgiu. Com isso, foram criados clubes que reuniam pessoas interessadas em trocar informações a respeito do animal.
Foi em 1921 que a Associação Americana de Clubes de Criadores de Jersey Gigante Negra foi oficialmente criada, e quando o nome “Jersey Giant Black” foi popularizado.
• Temperamento dos animais:
Apesar de seu tamanho ser impressionante, uma galinha Jersey Gigante Negra não costuma ser agressiva. O mesmo podemos falar a respeito do macho. As aves são dóceis, e apresentam um comportamento muito calmo.
Elas também são muito robustas e bonitas, por isso costumam ser apreciadas pela beleza. As penas são espessas, o que faz com que sejam muito resistentes ao frio.
Apesar disso, a criação na região nordeste do Brasil é bem intensa, e essa galinha também pode ser facilmente encontrada em locais como Bahia e Pernambuco.
Excelente para Carne, essa é uma das Aves mais Interessantes para Criação!
Obviamente não podemos deixar de comentar a respeito de sua carne. Um exemplar dessa raça pode atingir a sua fase adulta dentro de mais ou menos 10 meses. Mas, é preciso mais tempo para que atinja bom peso.
O seu peso elevado faz com que resulte em uma quantidade muito grande carne, um dos motivos pelos quais é a Galinha Jersey Gigante é uma das preferidas dos criadores. A alimentação, no entanto, deve ser altíssima qualidade para que o animal realmente se desenvolva de maneira saudável, e atinja um bom peso.
Também é preciso considerar que os gastos serão maiores para manutenção, já que essas galinhas costumam comer mais do que outras raças – até para conseguir ganhar peso de acordo com o seu tamanho.
• Cruzamento com outras raças:
Outra coisa interessante é que muitos criadores utilizam essas galinhas para melhorias genéticas, promovendo a cruza entre um exemplar puro de Jersey Gigante Negra com galinha caipira.
Assim é possível promover aves maiores, mais bonitas e com dupla finalidade: a de colocar belos ovos e de servir para obtenção de carne de primeira linha.
• Animal de estimação:
Embora sejam excelentes animais para consumo de ovos e carne, não é raro encontrar essa galinha como animal de estimação. Isso acontece porque, de fato, as aves são muito bonitas, o que acaba conquistando o afeto dos criadores. E, como já dissemos, o seu temperamento dócil faz com que ganhem alguns pontinhos extras.
Tempo de Crescimento e Desenvolvimento é o Grande Problema Dessa Ave!
Para a indústria de carnes, os animais precisam crescer rapidamente para que o abate ocorra o mais rapidamente quanto for possível. No caso da Galinha Jersey Gigante isso acaba sendo um problema, pois, em comparação com outras raças, o desenvolvimento dessa é bem lento.
Isso também leva ao cruzamento com outras raças, gerando animais híbridos, cujo crescimento acontece de maneira um pouco mais ágil, atendendo aos padrões da indústria.
• Criação:
Para que os animais se desenvolvam bem é importante que eles contem com um bom espaço no quintal.
Elas lidam bem com diferentes climas, mas é sempre aconselhável que o criador prepare um controlador de temperatura, de modo que o ambiente não seja muito quente nem muito frio.
Ainda assim, as aves sobrevivem bem ao inverno grassas a qualidade e quantidade de penas. Em regiões muito úmidas também aconselhamos que o criador mantenha um espaço seco para que as aves possam empoleirar.
• Cuidados essenciais:
A criação de uma Galinha Jersey Gigante Negra demanda uma série de cuidados e atenção. De fato, se trata de um animal muito específico para criação profissional.
É preciso investir em qualidade de ambiente, alimentação e todos os detalhes essenciais para que a ave se desenvolva e consiga se tornar uma adulta saudável, bonita, e capaz de gerar bons ovos e uma deliciosa carne.