As galinhas são extremamente importantes para a alimentação das pessoas, seja diretamente pelo consumo da sua carne ou a partir dos ovos que servem para inúmeros fins dentro da culinária nacional. De qualquer maneira, o certo é que as galinhas são fundamentais, sendo possível afirmar que a vida humana seria completamente diferente sem a presença dessas aves tão dóceis.
Assim, no universo das galinhas existem diversas espécies distintas e, por mais que não nos demos conta disso, essas espécies apresentam características completamente únicas e especiais.
Os Diferentes Tipos de Galinhas
Tal qual os cachorros variam muito a sua forma de se relacionar com o ser-humano a depender da sua ração, o mesmo acontece com as galinhas de espécies diferentes. Desde a alimentação desses animais até a forma como podem ser utilizados, o certo é que se faz necessário conhecer o tipo de galinha que você cria ou mesmo consome no dia-a-dia.
Isso porque galinhas de espécies diferentes possuem um sabor completamente diferente, até mesmo pela referida forma de vida distinta. Apenas conhecendo bem o universo das galinhas será possível saber qual está consumindo e se aquela realmente é a mais saborosa.
Ou, ainda, se o ovo de galinha que o comerciante diz ser bom realmente é assim, pois galinhas de espécies distintas também colocam ovos de forma muito diferente e seus ovos variam muito em relação ao sabor e ao tamanho. Além disso, embora realmente seja importante para o consumidor conhecer as galinhas que tanto fazem parte da sua rotina alimentar, para os produtores de galinhas é ainda mais importante saber com o que está trabalhando e aprender as melhores técnicas para saber lidar com cada animal.
Isso porque o trato precisa ser distinto para cada galinha, sendo que algumas precisam mais de espaço para caminhar e outros já necessitam mais de locais cobertos, por exemplo. Todos esses detalhes contribuem para que o produtor consiga tirar o melhor do seu animal, oferecendo sempre ovos saudáveis e uma carne muito suculenta.
Conheça a Galinha Espanhola Cara Branca
Dessa maneira, uma das espécies de galinhas existentes é a galinha espanhola cara branca, que possui esse nome justamente pela coloração esbranquiçada do seu rosto. Embora as galinhas filhotes não possuam a coloração branca na face, as galinhas maduras da espécie são facilmente identificáveis a partir desse traço bastante marcante da sua personalidade física.
Ademais, as galinhas cara branca se destacam ainda por possuírem olhos negros e pequenos que criam um contraste muito claro com o rosto todo branco. As galinhas cara branca, além disso, são ainda totalmente pretas no resgate do corpo, com uma coloração desbotada que rapidamente chama a atenção.
As galinhas cara branca são, ainda, muito fortes e apresentam sempre uma postura quase impecável, que mostra bem como a espécie é importante: é muito raro encontrar uma galinha dessa espécie que não ande com o peito estufado e a cabeça erguida, por exemplo. Isso faz com que muitos criadores de aves busquem as galinhas cara branca para criar, já que seu aspecto é extremamente belo e, além disso, as galinhas da espécie ainda são produtivas e muito saudáveis.
Veja abaixo mais informações sobre a galinha cara branca, entendendo melhor as características dessa espécie e como esse tipo de galinha pode ser muito útil para os seus produtores. Ademais, saiba como as galinhas cara branca se desenvolvem e como realizar a alimentação dessa ave tão bela.
As Características e Funcionalidades da Galinha Espanhola Cara Branca
As galinhas cara branca pesam entre 2,5 quilos e 3 quilos, a depender do gênero sexual. Além disso, podem colocar mais de 180 ovos no primeiro ano produtivo. Esses ovos costumam pesar entre 50 e 60 gramas.
As galinhas são muito úteis para os seus produtores de uma forma geral, mas as galinhas espanholas cara branca são ainda mais especiais e possuem ainda mais utilidades e funcionalidades para quem as cria.
Porém, para cuidar dessa galinha é preciso bastante espaço, pois a galinha cara branca gosta de muito de se movimentar para comer sementes e outros alimentos que podem ser espalhados pelo local no qual ela está. Assim, muitas vezes essas galinhas são criadas em jardins para comer os insetos e as pragas que podem estar presentes ali.
Essa é uma forma muito usada de controle biológico há bastante tempo, mas permanece atual e muito funcional para quem não deseja colocar as suas flores e plantas em contato com agentes químicos que atuam contra as pragas. Logo, a presença das galinhas cara branca no local ajuda diretamente os produtores de flores a controlar melhor os seus jardins.
Ademais, essas galinhas não precisam de muito luxo e comodidade para chocar um filhote, já que o fazem até mesmo em locais abertos e sem a necessidade absoluta de muito investimento por parte do produtor. Isso torna as galinhas cara branca muito eficientes e baratas. Além disso, a carne desse tipo de galinha é extremamente saborosa, sendo que não é preciso gastar muito dinheiro com alimentação para esses animais, já que eles próprios são bons caçadores e ganham peso de maneira muito natural.
Por fim, as galinhas cara branca são grandes e precisam de bastante espaço no galinheiro, que pode chegar até mesmo aos 2 metros de altura. Trate de ter um bom sistema de ventilação para elas, mas sem exagerar, pois o frio extremo pode ser um grave problema, embora a galinha cara branca seja muito resistente.
Outro fator importante das galinhas cara branca é que eles precisam de luz frequente, então para tal é preciso que existam janelas grandes no intuito de deixar que a luz solar chegue até os animais. Também é interessante que essas janelas possam ser retiradas facilmente, pois isso será necessário no verão.
Como Alimentar a Galinha Espanhola Cara Branca
As galinhas cara branca precisam ser alimentadas três vezes ao dia. Em geral se usa bastante comida enlatada ou ressecada quimicamente, pois isso torna a alimentação mais barata e deixa o custo de manutenção da galinha menos elevado.
De qualquer forma, as galinhas consomem bem esse tipo de alimento. Fique atento às épocas quentes do ano, pois nesse período é recomendado alimentar as galinhas cara branca com alimentos de origem vegetal, pois isso dará mais energia para elas.