Existem diversos tipos de animais pelo mundo, isso é um conhecimento universal. No entanto, nomear e identificar cada tipo de espécie animal se torna muito difícil.
Em alguns casos, apenas um animal, pode possuir diversas espécies, variedades, e gêneros, que se torna uma tarefa totalmente impossível de nomear todos os animais conhecidos.
Porém, com a crescente rede de informações mundiais, como a internet, ficou cada vez mais fácil conhecer tudo sobre qualquer animal. Mas nem sempre foi assim.
Alguns animais, em um passado não tão distante, quando a tecnologia e a medicina ainda não eram tão avançadas, passaram por diversos sufocos e problemas.
O furão, ou texugo, foi um desses animais. Eles sofreram diversas perseguições, extermínios e crueldades, e muitas vezes isso ocorria por falta de informação.
Hoje, o texugo, é o nome dado a diversas espécies que possuem semelhanças entre si, e que podem viver em locais totalmente diferentes no globo terrestre, seja na África, na América do Norte, na Ásia ou na Europa.
Com maior proteção, com mais programas de preservação, os texugos estão conseguindo recuperar o número de indivíduos.
Agora, você irá conhecer um pouco melhor sobre o furão-texugo chinês. Suas características, seu peso, tamanho e você verá fotos.
Características e Fotos
O nome texugo é usado para batizar uma variedade enorme de espécies que fazem parte da família Mustelidae, e que pode ser encontrada em quatro continentes, como citamos: Europa, Ásia, África e América.
Existem ao total nove espécies de texugos, divididos entre os verdadeiros texugos, que são da subfamília Melinae, e possui 8 espécies, e uma espécie que não é verdadeira, da subfamília Mellivorinae.
Apesar de possuírem diferenças bem marcantes na parte física, quando se trata do comportamento, hábitos ecológicos e alimentação, todos os texugos são bem parecidos.
O furão-texugo chinês são mamíferos que possuem uma alimentação carnívora, com um corpo pequeno, esguio, longo e com cabeças que são consideradas pequenas, e um rosto que possui um focinho mais alongado e mais fino também.
Para diferenciar o furão-texugo chinês de outros texugos, são consideradas as diversas marcas faciais, que é muito parecida com uma máscara.
O furão-texugo chinês vive principalmente em tocas e também em fendas, e é muito ativo durante o entardecer do dia e durante a noite.
É considerado um ótimo alpinista, e sua alimentação consiste basicamente em insetos, frutas, pequenos animais e também alguns tipos de vermes.
Quando o furão-texugo chinês toma sustos ou é alarmado, ele se torna bastante selvagem, e ele solta secreções anais que são consideradas de odor agradável, e até mesmo cheirosa.
O furão-texugo chinês possui um corpo considerado de porte médio. Ele pode chegar a medir cerca de 33 até 43 cm, ou 13 até 17 polegadas. Sua cauda possui cerca de 15 até 23 cm, ou cerca de 5,9 até 9,1 polegadas.
Por serem considerados bem pequenos, o furão-texugo chinês pesa cerca de 1 até no máximo 2 quilos.
Reprodução
Os texugos, no geral, possuem um tipo de reprodução um pouco diferente dos demais mamíferos. Isso porque eles conseguem procriar sempre nos meses iniciais de cada ano, não importando em qual época tenha sido o acasalamento.
O nome que foi dado a esse sistema é implantação retardada ou implantação diferida. Acontece da seguinte forma: após ser feito a cópula, o desenvolvimento do embrião fica pausado, e o ovo que foi fecundado só irá se implantar realmente no útero da fêmea cerca de três ou até dez meses depois.
Quando o período de gestação acaba, que é cerca de sete semanas depois, é muito comum que em cada ninhada nasça cerca de um até cinco filhotes, na maior parte das vezes, são três.
Esses novos filhotes ficarão dentro de uma toca durante um período de cerca de oito semanas. Com os nascimentos acontecendo entre janeira e abril, e com as fêmeas sendo as responsáveis pelos cuidados.
Os machos quando completam cerca de 1 a 2 anos de vida conseguem atingir a maturidade sexual, enquanto as fêmeas atingem com 12 a 15 meses, um pouco antes.
Habitat Natural
Na China, o furão-texugo chinês pode ser encontrado em diversas áreas, mas principalmente na parte central do Sul do país.
Ainda no Sul da china, o furão-texugo chinês é muito caçado, mas sua população é muito densa e bem distribuída, isso ocorre principalmente pois quase ninguém gosta da sua carne, e sua pele não é vendida por preços altos.
O furão-texugo chinês é considerado um animal com hábitos nômades, pois trocam de tocas, lares e abrigos muitas vezes ao ano.
Na área urbana, o furão-texugo chinês é muito encontrado em locais como fazendas, hortas, em pilhas de lenhas, e outros.
Na natureza, o furão-texugo chinês irá ocupar principalmente locais que possuem rochas, formações naturais, tocas, e outros locais onde roedores também habitam.
Em alguns casos, esses tipos de texugo, podem até mesmo construir abrigos de forma totalmente improvisadas, em locais com depressão baixa, como em plantações de arroz, de algodão, de grama ou de soja.
Muitas vezes os locais de habitação de machos e fêmeas se misturam, e isso mostra que há uma falta de territorialidade dos machos da espécie.
Preservação
Os texugos, no geral, passaram por bons sufocos em uma época onde pragas, doenças e infecções era muito comum.
Entre 1960 e 1970, por exemplo, muitos texugos foram mortos por inalação de gases tóxicos, pois foi uma forma encontrada para controlar a raiva.
No Reino Unido, também foi utilizado essa mesma técnica, no entanto, era para controlar a disseminação de tuberculose bovina.
Ainda hoje, a caça de texugos, seja como esporte ou como eliminação de pragas, é muito comum, porém é necessário obter uma autorização dos governos de cada país.
Para que os texugos não fossem dizimados totalmente, foram criadas leis de proteção e preservação.
Atualmente, também, apesar de ainda ser caçado, o texugo faz parte de diversos símbolos, como da casa Lufa-Lufa do filme Harry Potter, e como símbolo na bandeira de Wisconsin, nos Estados Unidos.
O furão-texugo chinês não possui nenhum tipo de risco de extinção atualmente.
E você, já conhecia essa espécie de texugo? Deixe nos comentários o que achou do furão-texugo chinês.