A fuinha é um animal de pequeno porte, de hábitos noturnos. Trata-se de um mamífero carnívoro e é um caçador bem eclético. A fuinha habita toda a Europa, sendo muito comum em Portugal. A seguir apresentamos suas características e também alguns fatos interessantes, bem como curiosidades do animal. Acompanhe.
A fuinha ou Martes Foina é um mustelídeo de porte pequeno. É um mamífero carnívoro que pertence ao grupo conhecido como martas, que tem esse nome devido ao gênero ser conhecido com Martes.
Pequenos, esses animais podem medir entre 40 e 50 centímetros de comprimento e pesam entre 1,1 a 2,5 quilos. Sua cauda pode medir até 27 centímetros e os machos são um pouco maiores do que as fêmeas.
Fuinhas possuem pelagem de cor marrom escuro ou marrom acinzentado, com uma mancha branca que vai do peito até logo abaixo do queixo do animal. Suas patas são bem pequenas, com garras fortes. Suas garras não são retrateis, facilitando suas caçadas e também sua subida em árvores, visto que a fuinha é também um animal trepador e precisa ter patas aderentes.
É bem comum confundir a fuinha com a espécie marta, precisando de muita atenção para conseguir diferenciar uma da outra. Para isso, um ponto a observar é a sola de seus pés, que possui poucos ou nenhum pelo, o que as diferencia da marta de pinheiro, por exemplo.
Outra característica que diferencia a fuinha da marta é a pelagem. A fuinha possui pelos de tonalidade castanha escura com manchas esbranquiçadas ou amarelas no peito, na garganta e nos membros anteriores. Já a marta possui manchas apenas no peito, as quais puxam para o alaranjado. Outra diferença entre esses animais são as orelhas e o focinho, sendo que o da fuinha é mais curto, com orelhas estreitas e curtas e o da marta não.
Habitat da Fuinha
A maior parte de fuinhas vive em regiões da Europa Central, Europa do Sul e da Ásia Central. Ela prefere florestas de madeira, igualmente habita as montanhas. Também se adapta a paisagens abertas, sendo muito comum ver animais da espécie habitando lugares próximo aos humanos. Geralmente vivem em tocas em árvores ocas, fendas de rocha ou outras tocas abandonadas.
No verão as fuinhas podem ser vistas em altitudes de até 4 mil metros e seu habitat pode mudar conforme a região onde vive. Em alguns locais elas vivem mais perto de cidades e vilas, já em outros mais perto ainda de onde o homem habita. Como não suporta muito o frio, é muito comum as fuinhas seguirem para locais mais quentes para sobreviver.
Em Portugal, onde há maior incidência desse animal, elas vivem em locais mais humanizados, usando sótãos, celeiros, estábulos, árvores ocas e até algumas rochas como refúgio.
Alimentação da Fuinha
A fuinha é um animal onívoro, sendo um tipo de predador oportunista. Sua alimentação altera conforme a disponibilidade de presas e ainda conforme a estação do ano. Ela se alimenta de uma boa variedade de invertebrados e vertebrados, dentre os quais estão pequenas aves e pássaros, pequenos mamíferos, principalmente filhotes, de ovos e também de comidas descartadas pelo homem.
Quando pega uma presa, ela consome praticamente toda a caça e, caso sobre alguma coisa ela acumula os restos em seu refúgio a fim de ter um estoque em épocas de abstinência de caça. No verão, a fuinha ainda se alimenta de frutas da estação como framboesas e amoras. Em épocas onde a comida é escassa, a fuinha chega a se alimentar até de carniça.
Como vive próximo dos humanos, a fuinha acaba sendo uma ameaça para os criadores que possuem galinheiros, podendo perder tanto os animais quanto os ovos que estiverem lá.
Reprodução
A época de reprodução da fuinha acontece, geralmente, no meio do verão e acontece pelo fenômeno conhecido como ovo-implantação retardada, pois o acasalamento acontece no verão e os filhotes nascem apenas na primavera.
A gestação dura cerca de 30 dias, gerando de 3 a 7 filhotes por vez. Apenas a fêmea é quem cuida dos filhotes, que a partir dos 2 ou 3 meses de vida já começam a acompanhar a mãe nas saídas da toca em busca de comida. A maturidade sexual da fuinha acontece por volta dos 2 anos de idade e esse animal pode viver por até 18 anos, quando em cativeiro.
Curiosidades e Fatos Interessantes
A fuinha é um animal solitário, que evita qualquer contato com outros indivíduos, vivendo as vezes em grupos familiares. É um animal noturno que se comunica e demarca seu território através de pistas e marcações olfativas, respectivamente. Como anda pela escuridão, possui um bom olfato e também ótima visão. Esse animal pode ser visto durante o dia principalmente durante a época de acasalamento. Também na época de reprodução a fuinha emite gritos bem audíveis.
Na época da Roma Antiga, a fuinha foi adotada por pessoas para capturar ratos, agindo como uma espécie de polícia sanitária perto das casas. Hoje, é considerado um animal prejudicial, pois ataca isolamentos domésticos, sistemas elétricos dos carros, além de roer borracha.
A fuinha é muito ágil. Quando se desloca por terra ela sempre está saltando e nas árvores é muito veloz, escapando de ameaças. É também agressiva, se defendendo de predadores menores. Raposas vermelhas e aves de rapina como o Grão-Duque são predadores letais para a fuinha.
Como é um animal noturno, dificilmente pode ser vista na natureza. Porém, em zonas rurais, é bastante comum ver fuinhas atravessando as estradas e deixando rastros.
Outro fato interessante da fuinha é sua coragem e ferocidade contra ratazanas e ratos. Isso faz dela uma ótima caçadora em ambiente doméstico, sendo muito mais eficaz do que os gatos, que acabam se assustando ao esbarrar nesses bichos.