Home / Animais / Formiga-de-Novato: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Formiga-de-Novato: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Não é sua imaginação … As formigas são um dos animais mais abundantes da Terra! As vastas e variadas contribuições das formigas para nossos ecossistemas são importantes.

Formigas são insetos complexos que vivem em grandes grupos sociais chamados colônias. Como insetos, as formigas têm um corpo externo duro chamado exoesqueleto e três partes do corpo: cabeça, tórax e abdômen.

As formigas têm dois pares de apêndices na cabeça: as mandíbulas, usadas para agarrar ou lutar, e as maxilas, usadas para dividir os alimentos em pequenos pedaços para engolir.

Normalmente, as formigas têm 2 olhos compostos contendo 6 a 1.000 lentes, embora em algumas espécies os olhos sejam reduzidos ou até não funcionais.

Formiga-de-Novato
Formiga-de-Novato

Esses olhos só podem ver objetos de perto, mas são muito bons em detectar movimentos. A cabeça possui antenas, usadas para tocar, sentir, cheirar e provar. As formigas também usam as antenas para se comunicar e manter a colônia funcionando sem problemas.

As seis pernas de uma formiga estão presas ao seu tórax. Cada perna tem nove segmentos e duas garras para prender o que quer que a formiga esteja subindo. O abdômen da formiga contém os órgãos digestivos, incluindo a colheita, que pode ser usada para armazenar alimentos para a colônia.

Habitat e Dieta

Uma colônia de formigas pode ter até oito milhões de indivíduos ao mesmo tempo, portanto, um sistema de comunicação é importante para manter todos e tudo organizado.

Formigas liberam aromas, chamados feromônios, das glândulas do corpo. Cada feromônio é uma mensagem de perfume especial que é lida ou recebida pelas antenas das outras formigas da colônia. Muitos tipos diferentes de informações podem ser comunicados dessa maneira.

Uma trilha de perfume pode ser deixada no chão para levar outros trabalhadores a uma fonte de alimento. As formigas na colônia podem cheirar a posição uma da outra e cheirar a presença de um intruso.

As formigas têm um cheiro de alarme para alertar a colônia sobre o perigo. As formigas mortas têm um perfume que sinaliza aos trabalhadores da limpeza para remover o corpo do ninho, mantendo-o limpo e livre de doenças.

A capacidade das formigas de tomar decisões com base na composição química de seus ninhos é um tópico fascinante de estudo.

Os pesquisadores estão descobrindo que uma formiga pode varrer suas antenas sobre o corpo de sua irmã e determinar coisas como seu status reprodutivo e se ela deve ou não ajudar em uma tarefa específica da colônia!

As formigas usam uma variedade incrível de itens alimentares e têm comportamentos bizarros de nidificação e coleta de alimentos. Alguns são considerados agricultores, alguns colhem sementes e insetos e outros são predadores diretos.

As espécies de formigas que cultivam geralmente têm um local de ninho estável e usam áreas do ninho para fazer sua agricultura. Por exemplo, as formigas cortadeiras trazem folhas para o ninho, e essas folhas são usadas para cultivar um fungo que as formigas comem.

Outras Espécies De Formigas

As formigas de madeira protegem e “agrupam” insetos sugadores de néctar, como os pulgões, e depois os “ordenham”. Quando a formiga acaricia o corpo do pulgão, sai um líquido doce chamado melada.

Formigas coletam água, néctar e fluidos de insetos quando disponíveis em seu ecossistema no deserto.

O líquido é então alimentado a formigas operárias especiais, chamadas de réplicas, que ficam penduradas no teto em uma câmara especial para ninhos e armazenam o néctar em seus corpos.

O corpo do repleto se expande para reter o líquido, às vezes inchando do tamanho de uma uva pequena! Este alimento armazenado é usado por todos os membros da colônia durante os períodos de escassez.

As formigas do exército, as mais conhecidas das espécies caçadoras, podem chegar a mais de 700.000 em uma colônia.

Eles viajam para encontrar insetos, aranhas e até pequenos mamíferos e répteis para comer. A única vez que eles param de marchar e descansar são enquanto esperam que novos ovos eclodam e pupas emergam como adultos.

Durante esta fase, as formigas unem as pernas e formam um ninho vivo chamado de acampamento, que protege a rainha e sua ninhada.

Vida Familiar

Casa lotada. A maioria das colônias de formigas vive em ninhos, embaixo ou embaixo da terra ou em árvores, mas algumas espécies de formigas vivem em grupos, não construindo ninhos.

A maioria das colônias de formigas tem uma rainha, um grande número de formigas trabalhadoras e, ocasionalmente, alguns machos. O único trabalho da rainha é pôr ovos, e isso ela faz ao longo de toda a sua vida. Mas como ela começa seu “reinado”?

Rainha por um dia (ou muito mais): Uma jovem rainha alada deixa sua colônia de nascimento em seu primeiro e único vôo com vários machos alados. Os machos são produzidos apenas para fins de acasalamento e não funcionam senão fertilizar rainhas virgens.

Os voos de acasalamento normalmente incluem colônias de formigas vizinhas, e os sinais para esse enxame nupcial coordenado ainda não são totalmente compreendidos. Depois que a rainha e os machos se acasalam, os machos morrem.

Formiga Rainha
Formiga Rainha

A jovem rainha agora encontra um bom local para fazer seu ninho e iniciar sua colônia. Ela arranca as asas do corpo, pois não precisa mais delas para sua nova vida. A rainha começa sua nova colônia lá, botando ovos e ficando com a colônia pelo resto de sua vida.

Algumas colônias de formigas não têm rainhas, e várias espécies usam uma estratégia diferente para iniciar uma nova colônia, além de ter uma rainha fundadora.

Em muitas espécies primitivas de formigas, alguns trabalhadores se tornam camadas de ovos e se acasalam com machos dentro do ninho para continuar a colônia depois que a rainha morre. E muitas espécies de formigas têm várias rainhas, no estágio de fundação do ninho ou durante toda a vida da colônia.

Nascida para trabalhar: Uma formiga rainha põe milhares, às vezes milhões, de ovos em sua vida. Os trabalhadores movem cada ovo para uma câmara de criação no ninho, onde choca em larva e é alimentado até que se transforme em pupa.

Para Terminar

Ciclo de Vida da Formiga
Ciclo de Vida da Formiga

O processo que determina que tipo de formiga uma jovem larva se torna ainda não é totalmente compreendido, mas acredita-se que seja influenciado pelos trabalhadores e pela rainha e inclui considerações como criação seletiva baseada em gênero e sinais químicos.

Fale sobre o trabalho em equipe: as formigas realmente sabem trabalhar bem juntas. Pesquisas recentes mostraram que as formigas no ninho mudam de emprego regularmente, e algumas passam bastante tempo sem fazer nada!

Os trabalhos dentro da colônia são os mesmos para todas as espécies de formigas. As trabalhadoras devem alimentar e cuidar da jovem e da rainha mais importante, fornecer alimento para a colônia, defender seus recursos e manter o ninho. Manter o ninho limpo de resíduos e os corpos dos membros mortos é importante para a saúde de todos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *