Formiga-cabaça é o nome popular de um inseto da família Formicidae, uma variedade de formiga de hábitos carnívoros. Ela nidifica em árvores e também no solo e ataca cupins.
As formigas integram o grupo de insetos mais numeroso que existe. Existem cerca de 15 mil espécies de formigas classificadas quanto ao modo de vida e outras características, como o hábito alimentar.
Ficha Técnica das Formigas:
Tamanho: até 2,5 centímetros, dependendo da espécie.
Tempo de vida: de 5 a 15 anos, dependendo da espécie.
Alimentação: insetos, néctar e sementes.
Onde vive: colônias, formigueiros.
Divisão corporal
O corpo delas é dividido em cabeça, tórax e abdome.
Na cabeça, possuem duas antenas utilizadas para tatear, cheirar e sentir o gosto das coisas; também há mandíbulas usadas para cortar, pegar e triturar alimentos, cavar, ou ainda apertar o inimigo até a morte.
No tórax das formigas ficam as asas (quando presentes) e três pares de patas.
No abdome estão seus órgãos internos.
A formiga tem dois estômagos: Um dos estômagos é para guardar comida para o seu próprio consumo, enquanto o segundo é para manter alimentos que serão compartilhados com outras formigas. Este processo é conhecido como trophallaxis e permite o bom funcionamento de uma colônia.
Alimentação das formigas
Algumas formigas são carnívoras, ou seja, vivem da caça a outros insetos. É o caso da formiga-cabaça. Elas costumam deslocar-se à noite para caçar ou para procurar um novo lar. Nessa hora, costumam atacar aranhas, pequenos vertebrados ou ainda invadir ninho de cupins e até mesmo de outras formigas.
No caso de ataque a outras formigas, as invasoras matam as ocupantes do formigueiro e ali se instalam por algum tempo.
Há também as formigas que baseiam a dieta em alimentos açucarados presentes no néctar e seiva de plantas e também em insetos, como os pulgões. Em contato com os pulgões, as formigas os estimulam com as antenas e os fazem excretar gotas de um líquido que elas ingerem e armazenam no estômago.
Trabalho nas Colônias
As formigas são consideradas insetos sociais, isso porque vivem em sociedade e trabalham em grupo. Em um formigueiro, há três classes de formigas: as rainhas, as operárias e os machos.
- As rainhas são responsáveis pela reprodução da espécie, já que são elas que acasalam e põem os ovos;
- Os machos não realizam nenhuma atividade no formigueiro e servem apenas para o acasalamento com as rainhas;
- Já as operárias são maioria. Elas cuidam da rainha e de suas crias, saem à procura de alimento e defendem o ninho contra invasores.
Reprodução das Formigas
A maioria das formigas acasala-se no ar, com exceção daquelas que não possuem asas. Elas procriam apenas uma vez na vida mas, durante o voo, a rainha pode fecundar-se com vários machos. Eles, aliás, vivem apenas algumas semanas e morrem logo após o acasalamento.
Depois do namoro, a rainha perde as asas e constrói sozinha o ninho (formigueiro) em que irá por os ovos. Deles, saem larvas brancas que sofrem algumas transformações até atingirem o estágio de ‘pupa’. Nessa fase, o recém-nascido lembra uma formiga adulta, mas passa por novas mudanças até completar o desenvolvimento.
Curiosidades Sobre as Formigas
Existem diversas curiosidades sobre as formigas. Aqui listamos algumas que envolvem diferentes espécies, para observarmos como esse grupo de animais tem características extremamente peculiares.
Vamos saber mais sobre as formigas?
Os machos das formigas servem apenas para o acasalamento e morrem logo após a fecundação.
Em um formigueiro, apenas as formigas rainhas podem se acasalar com os machos, pois as operárias são estéreis.
As formigas rainhas são as que vivem por mais tempo.
Algumas formigas usam a saliva para colar detritos de folhas, grãos de areia e outros materiais em seu ninho.
As formigas são tão antigas quanto os dinossauros, mas conseguiram sobreviver até os dias de hoje. Sobreviveram também à idade do gelo, existindo há mais de 130 milhões de anos.
A expectativa de vida de uma formiga pode ser de 4 a 10 anos, portanto, para um ser tão pequeno e até fraco, elas vivem bastante.
O maior formigueiro encontrado no mundo foi em 2002 e se estendida, unido um formigueiro a outro, por quase 7 mil km.
As formigas correspondem a 20% da biomassa animal terrestre, uma vez que são muitas. Estima-se que o número de formigas no planeta gira em torno de 1013. É muita formiga!
A formiga consegue carregar de 10 a 50 vezes o seu peso corporal, portanto, é capaz de carregar objetos pesados em comparação a ela.
As formigas não tem pulmões. Mas isso não significa que elas não respiram. Devido ao seu pequeno tamanho, as formigas não têm espaço para acomodar um sistema respiratório complexo como o nosso.
Mas então como as formigas respiram? Elas respiram o oxigênio através de uma série de buracos localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.
As formigas não tem ouvidos, mas isso não quer dizer que as formigas sejam surdas. Eles ouvem por meio de vibrações no solo, através de sensores especiais em seus pés e joelhos.
As formigas gostam de água e podem viver até duas semanas debaixo de água, portanto apenas água não é suficiente para eliminá-las.
No caso das formigas que se alimentam de outros animais ou insetos (como a formiga-cabaça, que é carnívora), a primeira ação que essas formigas fazem é imobilizar a presa. Após isso, se o animal for venenoso, elas o cobrem com um tipo de bolsa que fazem.
É o animal com o maior cérebro em relação a proporção do corpo.
A dor mais intensa vindo de uma mordida de formiga é da Paraponera Clavata, mais conhecida como a formiga de caça, formiga conga ou formiga-bala. Essa tem a mordida mais dolorosa!
De acordo com algumas vítimas, é igual a ser baleado! E daí o nome do inseto… A dor é tão forte que pode continuar inalterada por até 24 horas!
Características Científicas
Nome Científico: Dolichoderus gibbosus
Nome popular: Formiga-cabaça
Característica principal: É carnívora, atacando cupins.
Fonte: https://www.hipercultura.com/curiosidades-sobre-as-formigas/
https://meusanimais.com.br/curiosidades-sobre-as-formigas/