O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de população. Eles têm uma nota de vermelho escuro, com ponta de preto. As asas são estreitas e as penas de vôo primárias e secundárias são pretas e seus abrigos de asas são vermelhos. Mas essas aves fascinantes não tem só essas características físicas para nos impressionar e por isso conheceremos mais sobre eles.
Características do Flamingo Pequeno
O nome científico do flamingo pequeno é phoenicopterus minor e de todos os flamingos ele é o menor, e também é o que mais têm. Estima-se que cerca de 5 milhões deles residam no mundo. Eles são encontrados principalmente na África e na Ásia, especialmente na Índia.
Eles também são um dos tipos mais comuns de flamingos em cativeiro devido à sua capacidade de se adaptar bem a esses ambientes. E também interagem bem com outros tipos de flamingos, para que o ambiente do zoológico possa ter vários tipos em uma colônia.
Os flamingos pequenos habitam zonas úmidas costeiras e interiores da África subsaariana e da Índia. Eles se reproduzem em grandes lagos alcalinos e salinos, salinas e lagos costeiros.
Os flamingos pequenos não migram e vivem em grandes colônias, às vezes com mais de 1 milhão de pássaros. Eles são principalmente ativos à noite. Eles voam entre corpos d’água em grandes formações em forma de V quando as fontes de alimentos se esgotam. Mesmo quando a comida é abundante, às vezes os bandos voam entre as fontes de água durante o dia.
Esses tipos de flamingos não têm olfato e não têm muito paladar. A visão é importante para atividades em grupo. Eles exibem as penas das costas das asas para se comunicar. A audição também desempenha um papel importante na comunicação entre adultos e filhotes e pais. Os adultos são capazes de identificar seus filhos através de seus sons. Esses pássaros geralmente formam subgrupos dentro de grupos maiores.
O flamingo pequeno chega a cerca de 80 à 90 cm de altura e pesa apenas cerca de 4 quilos. Eles crescem em cerca de 2 anos e os machos geralmente são muito mais altos que as fêmeas. Eles tendem a ser rosa claro e branco devido aos tipos de alimentos que consomem. É raro que você os veja com muita cor vermelha ou laranja. Eles também têm pontas pretas de suas penas que talvez você não consiga ver, a menos que elas sejam abertas.
Uma característica distinta é que eles têm preto na ponta do bico. Isso foi projetado para permitir que eles dobrem a cabeça para trás e se alimentem através de um sistema de filtragem. Sua dieta consiste em algas azuis e verdes, crustáceos e uma variedade de pequenos insetos. Eles passam cerca de 20% do dia alimentando.
Embora eles não consumam o mesmo volume de alimentos que outras espécies, o fato de que o que eles comem é tão pequeno leva mais tempo para concluir o processo.
Reprodução do Flamingo Pequeno
Essas aves são serialmente monogâmicos e o par tende a permanecer juntos enquanto são capazes de produzir filhotes. Eles se reproduzem em colônias que numeram milhares de pássaros. Estação de acasalamento geralmente iniciada no último trimestre, de outubro a dezembro. Ambos os pais constroem um ninho de lama de até 30 cm para mantê-lo fresco e protegê-lo de inundações.
A fêmea põe um ovo e a incubação dura cerca de 28 dias, realizada em turnos de 24 horas por ambos os pais. Após a eclosão, o pintinho é alimentado com “leite de colheita”, substância proveniente do trato digestivo superior da ave adulta.
Os filhotes precisam aprender a reconhecer o chamado de seus pais. Aos 6 dias de idade, os filhotes se juntam a uma creche com milhares de outros filhotes. Aprende a correr com uma semana de idade, cresce penas às quatro semanas de idade e aprende a voar aos 12 semanas de idade.
Comportamento Social do Flamingo Pequeno
Você encontrará algumas das maiores colônias de flamingos compostas por essa espécie em particular. Eles são conhecidos por serem muito barulhentos, já que algumas das colônias têm milhares de membros. Eles são capazes de identificar os sons de seus filhos e geralmente formam subgrupos dentro dos grupos maiores. Eles são excelentes nadadores e podem voar por longas distâncias em uma formação em V.
Outra maneira comum de o flamingo pequeno interagir com os outros é levantar as penas para permitir que as partes pretas sejam vistas. Os pesquisadores não sabem ao certo o que esses tipos de interações realmente significam. No entanto, acredita-se que sejam calmos e gentis por natureza e não demonstrem autoridade ou sejam ameaçadores de alguma forma.
Eles usam tanto o sentido da visão quanto a audição, portanto esta apresentação definitivamente tem um significado significativo em uma colônia.
Ameaças ao Flamingo Pequeno
Devido às áreas em que residem, os flamingo pequeno se vê sendo presa de muitos animais. Eles incluem babuínos, chacais e hienas. Os filhotes e os ovos são vulneráveis a outros pássaros grandes, incluindo cegonhas e águias. É claro que os humanos também são uma grande ameaça para eles, consumindo-os para as línguas e coletando os ovos para comer.
Os número do flamingo pequeno continua a cair devido a problemas como inundações em seu habitat natural, seca e toxinas nos corpos de água pelos quais vivem. Como resultado disso, muitos grupos de conservação assumiram a tarefa de fazer todo o possível para proteger o flamingo pequeno. No entanto, a maioria das entidades governamentais ainda não está pronta para embarcar devido ao número restante delas por aí.
Número da População
De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, a estimativa total para a população de pequenos flamingos é de cerca de 2,2 ou 3,3 milhões de aves, incluindo estimativas para regiões específicas: 15.000 a 25.000 indivíduos na África Ocidental; 1.500.000 a 2.500.000 flamingos na África Oriental; 55.000-65.000 flamingos na África do Sul e Madagascar e 650.000 flamingos no sul da Ásia.
Hoje, os números de flamingos estão diminuindo e são classificados como quase ameaçados (NT) na Lista Vermelha da IUCN. Poucas medidas tem sido realmente adotadas a fim de manter a espécie protegida e teme-se pela tendência de queda de sua população.