Os flamingos são animais que, certamente, geram muito interesse nas pessoas. Pela sua cor acentuada e diferenciada em relação aos outros animais, pelas pernas extremamente finas e o pescoço alongado, os flamingos rapidamente chamam a atenção quando livres na natureza.
Inclusive, o fato de atrair tanta atenção tem sido um problema para a espécie nas últimas décadas, já que recentemente houve uma forte queda no número de populações ou sociedades de flamingos existentes no mundo. Isso porque o habitat do animal, que em geral pode ser resumido a pequenos lagos ou riachos, está sendo aos poucos invadido pelas construções urbanas e por pessoas que, cada vez mais, querem estar perto do campo e longe das grandes cidades.
Contudo, com essa migração das cidades para locais mais próximos à natureza, os animais podem perder espaço e esse é o caso do flamingo em diversos ambientes do planeta Terra.
Ataques aos Flamingos
Logo, o problema do habitat é muito sério para os flamingos, que simplesmente não são capazes de viver longe de ambientes abundantes em água. Contudo, outro fator primordial para o problema dos flamingos é a caça e o tráfico de animais. Pela sua pelagem diferenciada, o flamingo acaba por ser um alvo direto de muitos criminosos, que encontram compradores com muita facilidade no mercado negro.
Dessa forma, os flamingos resistem tanto quanto o possível e encontram, em alguns locais mais afastados, um ambiente mais propício para o seu desenvolvimento como animal sem ter de enfrentar problemas relacionados às pessoas. Esse é o caso do flamingo-grande-dos-andes, que, embora esteja listada como espécie vulnerável, ainda resiste aos desafios inesperados e continua a viver nas proximidades da Cordilheira dos Andes.
Assim, o flamingo-grande-dos-andes já conseguiu estabilizar a população nos últimos anos, sendo esse um primeiro passo para que a espécie deixe de ser listada como vulnerável.
Conheça o Flamingo-Grande-dos-Andes
Dessa forma, o flamingo-grande-dos-andes é bastante semelhante a um flamingo típico, daqueles que muitas vezes se vê em desenhos de televisão ou mesmo em programas de animais.
Contudo, a cor do flamingo-grande-dos-andes é um tanto diferente daquele rosa característico dos flamingos, que pode vezes pode até mesmo ser semelhante à cor laranja. Dessa maneira, o flamingo-grande-dos-andes pode ter a pelagem acinzentada quando na infância e rosada em um tom bastante claro quando em fase adulta e madura.
O certo é que, apesar dessa diferença na tonalidade cor, o flamingo-grande-dos-andes é um dos quatro flamingos que existem na natureza da América do Sul e, como tal, deve ser preservado o máximo possível. Dessa forma, o flamingo-grande-dos-andes mede pouco mais de 1 metro, sendo caracterizado pelos passos largos e por ser capaz de correr muito rápido quando necessário, seja em situação de perigo real ou apenas para buscar por alimentos quando preciso.
A alimentação do flamingo-grande-dos-andes costuma ser composta por peixes pequenos e crustáceos, que podem ser encontrados em água doce ou salgada.
É muito comum que o flamingo-grande-dos-andes se junte a outros grupos de outras espécies de flamingos sul-americanos para buscar por comida, já que, como dito, na América do Sul há pouca disposição de flamingos e, logo, eles costumam estar sempre próximos.
Veja abaixo mais detalhes e características do flamingo-grande-dos-andes, o grande flamingo da Cordilheira dos Andes.
Características do Flamingo-Grande-dos-Andes
O flamingo-grande-dos-andes vive na região da Cordilheira dos Andes, um ambiente que pode ser bastante inóspito para buscar por alimentos, sendo necessário conhecer muito bem o local para ser capaz de se alimentar com o mínimo de frequência.
Assim, muito por isso o flamingo-grande-dos-andes costuma se juntar a grupos de outros flamingos, para que se tornem mais fortes juntos e, além disso, possam buscar por alimentos nos locais mais adequados. Dessa forma, os peixes buscados para a alimentação do flamingo-grande-dos-andes costumam ser, em sua maioria, pequenos. Além do mais, os crustáceos também são um alvo muito comum do flamingo-grande-dos-andes.
Ademais, as algas também podem servir de alimentos para esse tipo de flamingo em condições mais extremas, embora os peixes sejam a grande fonte de proteínas que o flamingo-grande-dos-andes consome.
Os grupos de flamingos podem ater até 100 animais vivendo juntos, o que facilita muito abater possíveis presas do grupo e, ademais, se defender de problemas contra predadores.
Já em relação ao porte físico, o flamingo-grande-dos-andes pesa sempre menos que 3 quilos e, assim, costuma ter agilidade para, com os seus passos grandes e largos, caminhar de forma muito veloz. Já a altura do flamingo-grande-dos-andes costuma ser de cerca de 1 metro, em geral passando alguns metros dessa altura.
Sobre a sua cor, o flamingo-grande-dos-andes é quase inteiramente rosa, em um tom bastante claro, mas possui detalhes em cinza ou preto. Quando filhote, contudo, o flamingo-grande-dos-andes possui pelagem cinza e bastante apagada.
Nome Científico e Possível Extinção do Flamingo-Grande-dos-Andes
O flamingo-grande-dos-andes atende pelo nome científico de Phoenicoparrus andinus.
O avanço das construções de casas e da movimentação das pessoas para os ambientes de campo prejudicaram muito o flamingo-grande-dos-andes, que perdeu espaço.
Ademais, o avanço da agricultura também se mostra um problema para essa espécie de flamingo, que no passado chegou a sofrer reduções muito acentuadas em sua população e apenas conseguiu estabilizar a população há alguns anos.
Assim, o flamingo-grande-dos-andes ainda se encontra em situação tida como de vulnerabilidade, mas a união a outros grupos de flamingos e a conscientização crescente das pessoas fez com que o flamingo-grande-dos-andes se tornasse menos propício à extinção mais recentemente.
Distribuição Geográfica do Flamingo-Grande-dos-Andes
O flamingo-grande-dos-andes, como o seu nome já indica, vive sempre perto da Cordilheira dos Andes, embora as peregrinações tenham feito com que a espécie se espalhasse mais recentemente. Além do mais, os flamingos são conhecidos como animais que se movimentam bastante, podendo chegar a percorrer 100 quilômetros em um único dia.
Assim, o flamingo-grande-dos-andes é bastante comum no Chile, mas também já foi visto com alguma frequência em partes da Argentina, no Uruguai e até mesmo no extremo sul do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Porém, como esses ambientes não são os naturais para o flamingo-grande-dos-andes, em geral o animal costuma voltar para as proximidades dos Andes de forma bastante rápida.