Os flamingos são animais que possuem toda uma pompa ao seu redor, já que a coloração rosada chama a atenção e dá um charme todo especial a esses animais. Ademais, o jeito de andar dos flamingos também denota graciosidade e sempre fez com que as pessoas gostassem naturalmente deles.
Esse é o motivo pelo qual os flamingos são tão conhecidos no Brasil, ainda que não sejam animais de toda a fauna nacional e que pouquíssimos zoológicos do país possuam flamingos em sua lista para exposição – os flamingos são naturais apenas do Amapá no Brasil. Assim, embora existam diferentes espécies de flamingos, o mais conhecido deles é o flamingo-comum, justamente esse que possui as penas completamente rosadas e que são tão conhecidos do imaginário popular.
Em outras palavras, o flamingo é um tipo de ave bastante alta que possui a perna muito alongada e po9de ser encontrado em regiões subtropicais ou até tropicais das Américas e da África, além de terem sido levados à Europa há bastante tempo e já estarem perfeitamente inseridos na fauna europeia.
Conheça o Flamingo-Comum
Assim, os flamingos estão presentes na lista dos mais famosos pássaros pernaltas do mundo, ou seja, pássaros que possuem a perna alongada e, naturalmente, são bastante altos. Os flamingos possuem comportamento muito social, já que gostam de ser observados e interagem muito bem com as pessoas, ainda que estejam no seu habitat natural.
Não é recomendado se aproximar da ave em grupos muito grandes, para evitar assustar o animal e para não causar danos psicológicos ao flamingo, mas ainda assim eles se relacionam muito bem com o ser-humano e certamente muito melhor que a grande maioria dos animais.
Outro detalhe muito interessante sobre os flamingos-comuns é que eles têm a tendência de ficar sobre somente uma das pernas em alguns momentos, sobretudo quando estão relaxados e em momentos mais íntimos.
Essa característica especial dessa ave rende fotos realmente belas e também atrai a atenção de muitas pessoas.
Assim, os flamingos formam grandes colônias ao redor de rios ou lagos, já que são animais que vivem em comunidades e não se adaptam muito bem ao isolamento, seja na própria natureza ou em cativeiro.
Áreas úmidas em geral costumam também servir bem como lar para os flamingos-comuns, que reagem mal ao estilo de vida em locais seco e realmente preferem viver em margens inundadas. Por isso é tão comum ver os flamingos em áreas tropicais, já que nesses locais há a ocorrência de chuvas frequentes durante metade do ano e de seca na outra metade.
Esse clima bem definido, com um regime de chuvas claro, dá ao flamingo-comum a possibilidade de saber quando deverá migrar para outros locais, no período de seca, e quando deverá voltar, já no período de chuvas. Os flamingos são muito conhecidos, inclusive, por andar e voar longas distâncias até mesmo diariamente, sempre em busca de comida e de locais mais frescos. Logo, migrar sazonalmente não é um problema para esses animais, que se locomovem por mais de 500 quilômetros sem a menor cerimônia.
Veja abaixo mais informações e características a respeito do flamingo-comum, um animal de detalhes tão únicos e que se destaca tanto na natureza.
As Características do Flamingo-Comum
Os flamingos-comuns são conhecidos pela estatura elevada, que é assim em função da perna muito alongada que esses animais possuem. Os flamingos variam de tamanho, mas em média possuem entre 90 centímetros e 1,5 metro de altura, podendo ser quase do tamanho de uma pessoa adulta saudável. As pernas e o pescoço do flamingo-comum são muito finas, além de terem uma cauda bastante curta e asas grandes e muito musculosas.
Já a plumagem desses animais varia entre o rosa e o alaranjado, mas é predominantemente rosada e atrai muito a tenção das pessoas por isso. Porém, por vezes as pessoas que são atraídas são as erradas. Existem muitos casos de caçadores de flamingos, que realizam a caça compulsiva e exacerbada do animal, que corre risco de extinção em diversos locais do planeta Terra. Outro detalhe importante do flamingo são as duas marcas negras na frente da asa, marca registrada do flamingo-comum típico.
Já a refeição dos flamingos é um tanto quanto curiosa. O processo começa com os animais agitando lama e água na lagoa onde comem e vivem, mergulhando em seguida o bico nessa mistura para filtrar as plantas comestíveis e se alimentar. Além disso, algas e crustáceos também são alimentos que fazem parte da dieta dos flamingos.
Esses alimentos são essenciais para dar a coloração forte e marcante que a pena do flamingo possui, sendo indispensáveis na alimentação diária dos animais.
É por esse motivo que muitos flamingos perdem a beleza quando criados em cativeiro da maneira inadequada, pois a dieta sequer é respeitada e os animais não conseguem ingerir os nutrientes necessários para a manutenção da coloração característica.
Nome Científico e Reprodução do Flamingo-Comum
O flamingo-comum possui nome científico de Phoenicopterus roseus, que significa “ave com as asas vermelhas”. Embora as asas e todas as outras penas do flamingo costumem ser rosadas, existem aqueles que têm uma coloração mais alaranjada e próxima do vermelho. Por isso o nome científico do flamingo faz alusão a esse detalhe.
Já a reprodução do flamingo é bastante curiosa. O que acontece é que os animais constroem um ninho na lama em forma de cone, com a parte de cima formando uma panela um pouco rasa. Um ovo grande é colocado. Então, depois de quase 30 dias, nasce o filhote. Nos primeiros meses o filhote apresenta uma coloração cinza e bastante apagada, mas com o tempo ele vai ganhando outra tonalidade na cor das penas.
Onde Está o Flamingo-Comum no Brasil?
Em termos geográficos, o flamingo-comum pode ser encontrado no Amapá no Brasil, além de poder ser visto também em uma pequena parte do Pará. No passado, ainda que os flamingos sejam originários do Amapá, esses animais chegavam a andar até o Rio Grande do Norte, passando pelo Maranhão e cruzando a região Nordeste do país.
Contudo, com o tempo a população de flamingos foi sendo extinta em outros estados do Brasil, já que a caça se tornou cada vez mais predatória. Por fim, apenas o estado do Amapá apresenta grande concentração de flamingos atualmente.