Home / Animais / Flamingo Andino: Alimentação, Habitat, Ameaças e Imagens

Flamingo Andino: Alimentação, Habitat, Ameaças e Imagens

O flamingo é conhecido principalmente por sua coloração rosa. Sua beleza está na elegância de sua silhueta que é muito característica.

Suas pernas são alongadas, o corpo é grande em relação as demais aves, a cabeça é pequena, mas em compensação, seu bico é muito grande.
Além das pernas, o pescoço dos flamingos é alongado. Porém em forma de ‘S’.

Phoenicoparrus andinus, esse é o nome científico do Flamingo Andino. Se agrupam e vivem perto de grandes lagos que contenham os minérios que necessitam. São animais que amam a água, pois garante a segurança, alimentação e vida de seus filhotes.

Flamingo Andino: Alimentação

Essa ave se alimenta de crustáceos, pequenos animais invertebrados, peixes, e, principalmente, de algas.

A cor dos flamingos em geral é rosa ou avermelhada. Essa cor é devido à sua alimentação. Quando nascem as penas são brancas ou cinzas, conforme se alimentam a cor vai mudando. Essas aves dão vida ao ditado ‘Você é o que você come’.

Betacaroteno é o nome da substância que dá cor a alguns alimentos, por exemplo, tomates, abóboras ou cenouras. Além desses alimentos, estão presentes nas algas das quais os flamingos se alimentam. Esse é o principal elemento que pigmentam as penas dos Flamingos.

Flamingo Andino Características

Dependendo da região, pode ter mais algas ou menos algas, além disso, o nível de betacaroteno nelas pode ser maior ou menor. Isso diferencia tons e intensidade nas pigmentações dos flamingos.

Sem a pigmentação, suas penas ficam brancas e cinzas. Esse fenômeno pode também acontecer com humanos. Ingerir alimentos que contenham betacaroteno pode deixar o tom de pele mais rosado ou alaranjado.

A falta de coloração é prejudicial dentro do bando. Mesmo que o flamingo esteja alimentando-se de coisas que não tenham a substância comum entre eles, a cor é necessária para obterem respeito e serem aceitos pelo bando e pelo seus respectivos parceiros.

Flamingo Andino: Habitat e Imagens

Os Flamingos Andinos, assim como outras espécies, são territoriais, ou seja, lutam e demarcam o espaço de seu bando. Buscam por regiões de lagos e água para que possam se alimentar e procriar com segurança.

A Região Andina é composta pelos países pelos quais a Cordilheira dos Andes passa. São eles Peru, Bolívia, Equador, Chile e Venezuela. No período de acasalamento migram para outros lugares, podendo ser encontrados até no Brasil, nas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A presença de aves migratórias em algum território é considerada pelos cientistas um indicador de qualidade ambiental, ou seja, significa que o lugar está em boas condições de biodiversidade, e que produz alimentação e segurança para que as espécies possam viver e reproduzir.

Há ainda uma espécie de flamingo, o Flamingo-Americano, que pode ser encontrada no Amapá. A única espécie em que seu habitat natural é no Brasil. E migram para outros lugares na época de acasalamento.

Ameaças ao Flamingo Andino

Como toda a natureza e biodiversidade, uma das principais ameaças ao Flamingo Andino é o homem. Há um mineral importante para a tecnologia, encontrado nas regiões das cordilheiras, e mesmas regiões dos flamingos. Para a extração desse mineral, a região é destruída, atacando diretamente o habitat dessas aves. Deixando-os sem água, sem alimentos e sem segurança para reprodução.

Isso tem feito do Flamingo Andino uma ave rara. Tornando-a muito difícil de ser encontrada no Brasil, mesmo em períodos migratórios. E em seu local de origem, são fortemente ameaçados e atacados. A contaminação da água também interfere na desaparição dessa ave.

Periodicamente, um flamingo é resgatado por associações de controle ambiental. É cuidado, recuperado e reenviado ao seu habitat ou inserido em um bando de flamingos.

Reprodução e Filhotes do Flamingo Andino

A cor dos flamingos é um detalhe importante no momento de escolher um par. Entre eles, a cor significa saúde. A escolha de um par é para o resto da vida.

O período de acasalamento coincide com estações chuvosas, após escolherem uma fêmea, os machos iniciam uma `dança’, na qual se limpam usando sua cabeça para impressionar a fêmea escolhida. Depois de formados os casais, acontece o acasalamento.

A fêmea bota o ovo, depois de botado é chocado pelo casal! Sim, pai e mãe participam por seis semanas, chocando o ovo. Após o nascimento do pequeno filhote, ele é alimentado pelos pais, por um liquido produzido por eles, até que seu bico esteja totalmente desenvolvido, e esteja pronto para se alimentar sozinho.

Atingem a maturidade sexual entre 3 e 6 anos de idade. Cada fêmea bota apenas um ovo.

Outras Espécies de Flamingos

  • Flamingo-Americano

Pode ser encontrado no Brasil, infelizmente ameaçado de extinção pelas atividades agrícolas e caça predatória. Alimentação semelhante à do Flamingo Andino, algas, crustáceos ou larvas.

Flamingo Americano
  • Flamingo-da-Puna

Também habita nas regiões da Cordilheira dos Andes, tem menor estatura, foi considerado em extinção até ser encontrado grande quantidade.

Flamingo da Puna
  • Flamingo Chileno

Encontrados nas mesmas regiões que o Flamingo Andino e podem até juntarem seus bandos para se alimentarem.

Flamingo Chileno

Curiosidades e Informações

  • Os Flamingos são aves migratórias, podendo se deslocar por muitos quilômetros a fim de procriarem e se alimentarem;
  • A estimativa de vida dos Flamingos pode chegar até 40 anos fora de cativeiros;
  • Os flamingos se equilibram em uma perna só. Por muito tempo teorizava-se que esse hábito era feito para manter a temperatura corporal, porém descobriu-se recentemente que só fazem isso para evitar a fadiga. Ficar sobre uma perna só não gasta qualquer energia.
  • O corpo dessa ave é preparado de forma que os permitem filtrar o que bebe. É equipado com mandíbulas que funcionam como uma bomba que segura partículas indesejadas.
  • Os Flamingos são uma das maiores aves existentes.
  • Flamingos são monogâmicos. Assim que escolhem seu parceiro, ficam com ele o resto de suas vidas.
  • A população de um bando de flamingo pode chegar até mil aves. Também podem se juntar com outras espécies.
  • É considerada uma das aves mais bonitas. Sua imagem é muito utilizada pela indústria da moda, em estampas, objetos, etc.
  • Apesar de muito bonita, se torna cada vez mais rara. Ameaçada pela caça predatória e tendo seu habitat destruído.

Conclusão

Uma das aves mais bonitas, também é uma das mais raras. A preocupação com meio ambiente, aquecimento global e biodiversidade não são em vão. Cuidando dessas aves também cuidamos do planeta.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *