O flamingo americano é considerado o maior flamingo da América e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o flamingo phoenicopterus roseus que vive na Europa, Ásia e África, que é ainda maior. O flamingo americano também é o mais colorido dos flamingos.
Flamingo Americano: Características, Nome Cientifico E Fotos
Com uma aparência típica, o flamingo americano, cujo nome científico é phoenicopterus ruber, é uma espécie com bico, pescoço e pernas muito longas. A plumagem dominou o rosa muito sustentado, quase vermelho. Ambos os sexos têm a mesma plumagem, mas o macho é um pouco maior que a fêmea. Pontas nas asas negras (especialmente visíveis em vôo), íris pálida, bico curvado pálido com um pouco de rosa e preto. Pernas cor de rosa, terminando em pés palmados.
Os jovens são branco-acinzentado, sua plumagem se torna progressivamente rosada (eles definitivamente adquirem a pintura adulta entre 3 e 5 anos). Um comprimento médio entre 55 a 63 cm, somado a uma altura de 1,20 a 1,45 m e uma envergadura de 1,5 m. O peso corresponde em média a 2,8 kg (masculino) e 2,2 kg (fêmea).
O flamingo americano tem o tempo de vida com 25 anos em média e registro de 44 anos na natureza, no entanto, a mortalidade de jovens é alta, chegando a 30% no primeiro ano; em cativeiro, o flamingo americano sobrevive por 30 anos em média, com um recorde de 75 anos. O detentor do registro é (era?) um morador do zoológico de Adelaide, na Austrália.
Flamingo Americano: Distribuição, Habitat E Comportamento
O flamingo americano está distribuído nas Antilhas, América Central, Norte da América do Sul (Colômbia, Venezuela e Guiana), Ilhas Galápagos. Seu habitat inclui estuários, lagoas, salinas, lagos (geralmente salinos ou alcalinos). Eles passam a maior parte do tempo comendo, se limpando e descansando.
Este pássaro faz movimentos nômades de curta distância, sem ser um “verdadeiro” migratório: reúne-se em pontos frequentemente muito localizados para alimentar e principalmente para se reproduzir. Seus encontros fornecem proteção contra predadores e melhor sucesso reprodutivo (embora em troca eles sejam mais suscetíveis a epidemias).
O comportamento dos flamingos agrupados é muito complexo, tornando-os um dos pássaros mais sociáveis existentes: eles usam uma variedade de gestos para interagir. No entanto, cada flamingo defende seu território quando procura comida, intimidando seus pares com posturas tensas e depois bicando se isso não for suficiente. O bullying e a agressão também ocorrem por parte dos pais quando protegem seus filhos e até nos rituais do desfile.
Quando os flamingos americanos estão procurando fontes de água doce para beber, não mostram territorialidade. Os flamingos voam em grupos muito grandes na forma de um V ou na diagonal, com o pescoço e as patas esticados, respondendo um ao outro por engrenagens fortes; eles atingem alta velocidade (50 a 60 km/h). Eles podem voar e pousar tanto em terra como na água.
Muitas vezes, vivendo em um ambiente hipersalino, eles não são expostos a muitos predadores, apenas a algumas espécies apanhadoras e oportunistas, como abutres e gaivotas, mais raramente répteis grandes (crocodilianos) e alguns mamíferos (guaxinins, raposas cinzentas, onças, etc); O homem os caça algumas vezes, mas não muito. Os flamingos provavelmente têm um papel importante na ecologia dos ambientes aquáticos, regulando estandes de pequenos invertebrados e algas, mas também contribuindo para a oxigenação da água e a mistura de sedimentos por seus movimentos.
Flamingo Americano: Dieta E Reprodução
Como espécie onívora, o flamingo americano se alimenta de vários organismos animais e vegetais encontrados em sedimentos (micro-organismos, vermes, moluscos, crustáceos, insetos e larvas, peixes pequenos, algas e plantas superiores). No entanto, eles precisam de pequenos crustáceos (artemia salina), ricos em pigmentos carotenoides, para manter a cor vermelha. Às vezes engolem lama (que contém oligoelementos e microrganismos), areia e seixos (para facilitar a digestão). Eles bebem água fresca (quando têm acesso) ou água da chuva.
Embora se reúnam em grupos muito grandes, os flamingos americanos são monogâmicos e fiéis, não mudando de parceiro até a morte de seu cônjuge. Apenas os pássaros que vestiram sua plumagem adulta podem reproduzir (é necessário vestir-se corretamente). A busca por um parceiro é feita de maneira complexa, incluindo saudações, telefonemas e danças repetidas. A criação geralmente ocorre na estação mais quente (final da primavera e início do verão), quando a comida é mais abundante.
O macho e a fêmea então constroem um monte de lama de 30 a 40 cm de altura e 50 cm de largura, às vezes decorado com penas ou um pouco de vegetação, em que um único ovo é depositado (muito raramente dois, mas mesmo neste caso, apenas um filhote choca). O ovo é esbranquiçado e do tamanho de uma toranja, é incubado por 27 a 32 dias, alternadamente por ambos os pais, que depois têm as pernas dobradas sob o corpo. Os pais se comunicam com o filhote, gritando, mesmo que este ainda seja muito recém nascido no ninho.
O filhote pesa 85 a 102 gramas: é descrito como “semi-precoce” (coberto com plumas e capaz de ver, mas não pode se alimentar sozinho e permanecerá no ninho pelos primeiros 5 a 8 dias de sua vida). Depois, os filhotes se reúnem em “viveiros”, onde continuam sendo alimentados pelos pais até que voem (entre 65 e 90 dias). Os pais são capazes de localizar seus próprios filhotes no berçário, embora possa conter milhares de filhotes (e o filhote pode reconhecer seus pais a chorar, a até 100 metros de distância)!
Os pais alimentam apenas seus próprios filhotes; portanto, um filhote órfão é condenado à morte; portanto, a comunicação entre pais e filhos é de vital importância. O filhote é alimentado por uma espécie de “leite” (um alimento líquido cuja composição é semelhante ao do leite de mamíferos) e avermelhado, muito nutritivo que é produzido pelos pais. Há apenas uma ninhada por ano. Os ninhos antigos são frequentemente reutilizados de um ano para o outro. Os jovens podem se reproduzir com apenas 1 ano de idade, mas geralmente o fazem muito mais tarde (geralmente entre 3 e 6 anos).
Flamingo Americano: Status E Conservação
O flamingo americano não está ameaçada e seu número (estimado entre 225.000 e 325.000 indivíduos, metade na ilha de Cuba) está aumentando. Algumas populações são muito pequenas, como as Ilhas Galápagos (435 indivíduos). No entanto, as colônias, geralmente localizadas, permanecem sensíveis a eventos acidentais, como tempestades e furacões, poluição (acidental ou crônica), epidemias, mas também distúrbios (por pescadores, turistas ou mesmo observadores de pássaros e fotógrafos da vida selvagem).
A espécie está presente em várias áreas protegidas, sendo as grandes melhores para sua conservação do que as pequenas, pois podem proporcionar mais locais de substituição em caso de acidente. Tiros de caça, altamente poluentes, são proibidos em vários países (particularmente no México).
O flamingo americano se beneficia de ações coordenadas de pesquisa e proteção nos vários países em que vive. Eles são muito numerosos em jardins zoológicos ao redor do mundo e se reproduzem com frequência. A maioria dos filhotes de cativeiro são criados diretamente pelos pais, mas alguns deles (por exemplo, de ovos deixados pelos pais) são criados em berçários equipados.