Todos os grupos de resgate fazem todo o possível para encontrar casas permanentes o mais rápido possível para todos os cães resgatados. Ao longo do ano, centenas encontraram segurança, proteção e amor com famílias e amantes de animais em todo o mundo. Reabilitar e realocar animais resgatados leva tempo e, é claro, dinheiro. Ao se candidatar a adotar um cachorro, o grupo de resgate vai querer uma garantia de que o cão receberá os melhores cuidados em sua casa!
Analise cuidadosamente todos os aplicativos de adoção e encontre sua combinação perfeita entre pessoa e animal de estimação. Quando o seu animal for adotado, você poderá escolher outro animal para se beneficiar da sua generosidade ou levando para sua casa ou financiando. Sem a generosa ajuda dos muitos voluntários envolvidos nesta cruzada de proteção, muitos outros cães continuariam (e continuarão) sofrendo e morrendo nas ruas.
Filhote de Dogo Argentino Para Adoção: Onde Encontrar?
Todo animal de estimação tem suas peculiaridades, e com nosso amigão não é diferente! Esse cachorro argentino possui excentricidades e várias histórias incríveis.
Quem vê o Dogo Argentino pela primeira vez, talvez até se engane com sua fisionomia séria. Mas, na verdade, a aparência rústica e atlética contrasta com uma personalidade alegre e carismática. Não é à toa que o apego entre ele e seu tutor seja sempre tão forte.
Cheio de energia, o cachorro dessa raça é conhecido em seu país de origem pelos trabalhos de guarda, busca e como cão-guia. Essas funções se dão por conta da facilidade em relação ao adestramento, assim como a resistência física acima da média.
Se você se identificou e pensa em ter um Dogo, leve em consideração que ele vai adorar uma rotina com atividades físicas. Além disso, trata-se de um animal que precisa de bastante espaço por conta da movimentação constante.
Características da Raça
A musculatura desse cachorro é uma característica marcante. Muita gente o confunde com o Pit Bull por causa das tantas semelhanças físicas, no entanto, o Dogo Argentino tem tamanho grande e possui um crânio maior, com um focinho mais largo. Os lábios são aderentes com pigmentos pretos, enquanto os olhos são escuros e têm tamanho mediano.
As orelhinhas são médias e arredondadas na ponta, costumam ficar eretas, principalmente em estado de alerta. Com movimentação sempre ágil e firme, ele possui trote amplo e pode correr bastante.
Além de ser a coisa mais fofa do mundo, o filhote de Dogo Argentino possui particularidades que devem ser levadas em conta antes da adoção. Assim como o cão adulto, o pequeno também vai precisar de bastante espaço para se movimentar. Essa fase é super importante pois ele está desenvolvendo sua musculatura e descobrindo o ambiente.
Todo filhotinho deve estar devidamente vacinado e vermifugado. Certifique-se de que seu novo amigo tenha passado por esse processo. Assim, você garante que ele tenha uma vida bem feliz e tranquila!
Os especialistas nessa raça não costumam indicá-la para tutores de primeira viagem. Essa restrição acontece porque o Dogo Argentino precisa ser controlado desde muito cedo. E mesmo que a pessoa já tenha tido outras experiências com outros cães, o adestramento ainda é fundamental.
Cuidados Essenciais
Mantenha as consultas com o veterinário sempre em dia. O acompanhamento da saúde do animal é essencial, pois previne diversas doenças e facilita o diagnóstico precoce de certas complicações. Além disso, os chamados check-ups de rotina também são oportunidades perfeitas para tirar dúvidas com o profissional sobre o comportamento, as atividades diárias e a alimentação do seu pet.
A dieta alimentar desse cachorro também demanda alguns cuidados. O ideal é levar o pet ao nutricionista veterinário para receber orientações de uma alimentação saudável e nutritiva, com especificação para cada fase da vida do bichinho. O uso da ração apropriada e de petiscos na medida certa faz toda a diferença!
Por ser uma raça forte e super resistente, o Dogo Argentino raramente apresenta problemas de saúde. Contudo, algumas complicações podem acontecer em eventuais fases da vida desse cachorro, como a predisposição à surdez e à enfermidades nos olhos, como glaucoma e catarata, que são de origem congênita.
Assim como acontece com outros cães, ele também pode enfrentar doenças no quadril. A chamada displasia coxofemoral é muito comum em raças que passaram por vários cruzamentos. O importante é ficar atento a possíveis sintomas e procurar sempre a ajuda de um médico-veterinário.
A Limpeza do Seu Dogo
Esse cachorro não demanda tanta preocupação em relação aos banhos, que podem ser feitos a cada três meses. Esse intervalo não só pode, como deve, diminuir se o animal ficar muito sujo ou se o médico-veterinário indicar uma periodicidade maior.
Entretanto, tenha muito cuidado com a quantidade de banhos. O Dogo Argentino possui a pele bem sensível. Procure aplicar somente shampoos e condicionadores adequados ao tipo de pelagem dele e secá-lo muito bem.
A mesma precaução vale para os momentos em que o cachorro estiver ao ar livre. Ele não possui subpelo e a pele não tem proteção natural contra a incidência solar. Por isso, evite caminhadas em período de sol forte e aproveite todas as sombras pelo percurso.
Recomenda-se aparar as unhas uma vez por mês, caso não se desgastem naturalmente durante as atividades físicas. Contudo, alguns Dogos não toleram o corte, nesses casos, o tutor pode lixá-las. Lembre-se de utilizar sempre equipamentos apropriados, ou recorrer ao serviço de profissionais qualificados.
Os pelos do Dogo são bem curtos e inteiramente brancos, com alguma mancha pretas na cabeça. A escovação da pelagem é uma tarefa fácil, porém, levando em consideração o porte desse nosso amigo, talvez possa demandar algum tempinho.
De qualquer forma, o ideal é que esse cuidado seja feito semanalmente. Utilize uma escova apropriada, de preferência com cerdas naturais, ou uma luva específica. O cachorro não solta muito pelo e as quedas podem diminuir ainda mais com a escovação regula.
Origem do Dogo Argentino
A raça é originária de Córdoba, na região central da Argentina. O processo de reprodução e os registros históricos sobre a espécie são de autoria do Dr. Antonio Nores Martinez. Seu irmão, Agustín, foi responsável por continuar a popularização desse cachorro pelo país. O objetivo da dupla era criar um animal imbatível para a caça de pumas e javalis.
Várias raças foram utilizadas durante os cruzamentos que levaram à obtenção do Dogo. Cães como os Bracos, Dogues Alemães, Dogo Argentinos, Buldogues Ingleses, Mastins dos Pirinéus, Pointers Ingleses e Galgos Irlandeses fizeram parte do processo. Todas essas têm o grande porte, a resistência e a vivacidade como pontos em destaque. A raça Dogo é hoje uma das duas únicas restantes com origem na Argentina. Ela divide o posto com o Pila Argentino. O Cão Polar Argentino e o Cão de Briga de Córdoba, espécies também criadas no país, já entraram em extinção.
Boa tarde! vocês ainda estão doando esse filhote? Eu tinha uma menina faleceu essa semana , com 14 anos. Se possível gostaria de saber se tem menina pra doação. Sou do Rio de Janeiro
Legal, mas não responde a pergunta, onde encontrar …
Queria muito um, tenho namorado a raça já há um tempinho, será muito bem cuidado e amado, a gente tem até mesmo a opção de comprar, porém a adoção é de certa forma mais incrível… Se caso tiver ainda gostaria muito de ser contemplado com um filhote
Queria um filhote procurei saber dessa raça gostei muito