Praticamente impossível não se render ao carinho dos cães da raça Chow Chow. Sempre lembrados por possuírem a língua azul, eles são cachorros amigos, leais e que adoram aproveitar a companhia dos seus donos. Possuem um porte médio e os seus músculos são fortes e resistentes. Se você está pensando em adotar um chow chow, não pode deixar de acompanhar esse artigo para conhecer um pouco mais sobre a raça e as melhores maneiras de educar o seu amigo. Vamos conferir?
Onde Encontrar Chow Chow para Adoção?
Essa raça também pode ser uma boa opção para quem procura um cão de guarda. Seu pelos cheios de volume e o seu corpo esbelto fazem do chow chow uma raça com um porte bem elegante. Quando ameaçados podem reagir de forma intensa, principalmente, se a ameaça for a um de seus tutores. Já quando treinados, podem ser obedientes e muito espertos.
Caso você esteja procurando locais para adotar um chow chow, saiba que sites como: Adote Bicho, Chow Chow Brasil e PetVale oferecem opções para adoção. Vale a pena também ficar de olho em sites de compra e venda, (como o Mercado Livre) que sazonalmente apresentam possibilidades de venda e adoção dessa raça. Outra opção muito interessante é procurar as feiras de adoção e abrigos de animais na sua cidade e obter informações sobre a existência de chow chow para doação.
Características do Chow Chow
O chow chow é uma raça que não dispensa uma grande aventura. Eles podem chegar a viver por quinze anos e são animais bem independentes. Um ponto importante é que eles precisam se movimentar todos os dias para a manutenção da saúde. Como é uma raça um pouco “preguiçosa”, os seus indivíduos podem ficar deitados por longos períodos. Isso pode levar a problemas como a obesidade.
O chow chow não gosta de ser provocado. Portanto, é muito importante manter crianças e pessoas estranhas sob vigilância, tendo em vista que eles podem reagir mal com as brincadeiras.
Sempre muito associado à cor de sua língua (azul), o animal não tem essa coloração quando nasce. Ela vai surgindo quando o cão atinge cerca de dois meses. Essa caraterística é essencial para identificação da raça e alguns indivíduos que não são puros possuem a língua mais rosa. Outra característica peculiar do chow chow é a quantidade de dentes, já que é uma das poucas raças que possuem quarenta e quatro dentes na boca.
Surgimento do Chow Chow
Estudos destacam que eles tiveram surgimento na China e já podiam ser encontrado há dois mil anos. Dessa forma, podem ser considerados um dos cães mais antigos do mundo. Pouco se sabe sobre a forma exata do seu surgimento, mas sabe-se que eles eram comumente utilizados como cães de tração, guarda e na participação de rinhas.
Por meio das navegações, o cão foi levado para outras áreas do planeta e ganhou popularidade na Inglaterra. Um fato curioso sobre essa chegada do cão nas terras inglesas é que a famosa rainha Vitória se encantou com a raça e adotou um indivíduo , dando bastante popularidade ao chow chow.
No passado era muito comum a utilização do chow chow como cão de guarda e para pastorar rebanhos. Exatamente por ter se adaptado realizando trabalhos duros, o chow chow acabou desenvolvendo um temperamento mais sério e pouco afeito aos carinhos e brincadeiras. Como apresentam comportamento mais sóbrio, eles podem estranhar novas pessoas. Há quem ache o chow chow parecido com um ursinho de pelúcia e a sua língua azul é, definitivamente,o que mais chama atenção na raça.
Cuidados com o Chow Chow
Alguns cuidados são essenciais para garantir qualidade de vida e saúde para o seu pet. Principalmente quando ele ainda é filhote (o que acontece entre o primeiro e o sexto mês de vida), o chow chow precisa de atenção para pontos específicos, como é o caso da alimentação.
Até os 4 meses é comum que os filhotes se alimentem basicamente de leite da mãe. A partir do quinto mês é necessário iniciar os complementos com ração. Opte por rações de boa qualidade e peça sempre orientação ao médico veterinário.
Outro ponto que não deve ser esquecido é o cuidado com as vacinas. Não se esqueça de imunizar o seu filhote contra raiva, cinomose e outras doenças mais frequentes nos cães. Caso o seu filhote ainda não tenha recebido as vacinas, a indicação é que você evite passear na rua com ele para evitar que ele contraia doenças de outros cachorros.
O banho só deve ser dado após a aplicação das principais vacinas. Os especialistas indicam que a raça pode tomar banho quinzenalmente ou mensalmente, já a escovação deve ser feita diariamente para evitar que os pelos enrolem e formem nós. Se o seu chow chow possui um pelo mais áspero, capriche ainda mais nas escovações, ok?
Passeios e Atividades Físicas da Raça
São cães que necessitam se exercitar com frequência. O indicado é que eles façam passeios todos os dias ou sejam estimulados em brincadeiras. Isso vai ajudar a suprir a necessidade de atividades físicas para a raça. O chow chow prefere climas mais amenos e não se adapta bem em locais com temperaturas altas e climas úmidos. Para isso, fique bastante atento e disponibilize sempre água fresca para o seu pet.
Com relação ao adestramento, o chow chow costuma ser um cão desobediente e um pouco difícil. Como possui um perfil mais independente, apresenta a tendência de um comportamento mais teimoso e arredio. Nada que muita dedicação do tutor não resolva, não é mesmo? Evite gritar ou bater no seu animal e insista no treinamento dos comandos.
Encerramos nosso artigo por aqui e aguardamos o seu comentário, dica ou sugestão. Agora que você conheceu um pouco mais sobre o chow chow, já pode procurar um cãozinho dessa raça para adoção. Que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e com os seus amigos que também são apaixonados por cachorros? Não se esqueça de seguir acompanhando novos conteúdos aqui no Mundo Ecologia.
Eu quero mato perto do terminal do Veiga jardim