Home / Animais / Ficha Técnica do Vombate: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Vombate: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

O Vombate é um animal quadrúpede de cauda rústica, ou seja, curta e grossa. São parentes bem próximos dos icônicos cangurus, sendo assim, animais masurpiais e vieram da linda Austrália.

Quer saber mais, então fique por aqui e conheça a Ficha Técnica do Vombate: Peso, Altura, Tamanho e Imagens e muito mais!

Ficha Técnica do Vombate

  • Peso: de 22 kg a 39 kg (quando adultos)
  • Altura: de 90 cm a 1 metro e 30 cm (comprimento, quando adultos)
  • Tamanho/comprimento: de 90 cm a 1 metro e 3 cm (comprimento, quando adultos)
  • Longevidade: em torno de 15 anos (na natureza) e em torno de 20 anos (se criado em cativeiro adequado
  • Alimentação base: herbívora
  • Distribuição geográfica: região sudoeste da Austrália
  • Habitat natural: áreas de florestas montanhosas, com pastagem
  • Estado de conservação: é um animal considerado ameaçado pela IUVM (União internacional para Conservação da Natureza). No entanto, se encontra em estado de observação, pois há causas de mortalidade de vombates em razão da caça ilegal

Classificação Científica Oficial do Vombate

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Infraclasse: Marsupialia
  • Ordem: Diprotodontia
  • Subordem: Vombatiformes
  • Família: Vombatidae

No quesito gênero este animal e divido em 6 e subdividido em mais de 10 espécies distintas. São elas:

1 – Gênero Vombatus Geoffroy

Vombatus Geoffroy
Vombatus Geoffroy

Espécies: Vombatus Ursinus, Vombate Pliocenus e Vombati Hacketti

2 – Gênero Rhizophascolomus

Rhizophascolomus
Rhizophascolomus

Espécies: Rhizophascolomus Crowcrofti

3 – Gênero Warendja

Gênero Warendja
Gênero Warendja

Espécies: Warendja Wakefieldi

4 – Gênero Phascolonus

Espécies: Phascolonus Lemleyi, Phascolonus Gigas

Phascolonus Lemleyi
Phascolonus Lemleyi

5 – Gênero Lasiorhinus

Espécies: Lasiorhinus medius, Lasiorhinus Krefftii, Lasiorhinus Latifrons, Lasiorhinus Parvus

 Lasiorhinus Medius
Lasiorhinus Medius

6 – Gênero Ramsayia

Espécies: Ramsayia Curvirostris

Ramsayia Curvirostris
Ramsayia Curvirostris

Características Gerais do Vombate

Os vombates cavam tocais com também túneis de maneira bem sistemática. Eles utilizam seus dentes incisivos que são bem semelhantes a de animais roedores, tendo o auxílio de suas eficientes garras. A bolsa do vombate, diferente dos ademais masurpiais como o canguru, é virada para trás.

O motivo é o fato de garantir a permanência do filhote na bolsa, evitando sua queda – o que poderia aconteceria se caso fosse na frente, na hora da mamãe vombate escavar.

Este animal, o vombate gosta de circular em seu habitat geralmente no finalzinho da tarde, ou seja, no crepúsculo como também à noite, mas, ele também não fica parado em dias frios ou em dias nublados.

É difícil visualizar os vombates, mas os vestígios que deixam por onde passam como, por exemplo, suas fezes de um formato característico em forma de cubo próximo a uma cerca, mostram que estiveram ali. Aliás, eles são o único animal no mundo que tem fezes nesse formato específico.

Suas presas ou dentes são adaptados para consumir plantas e vários tipos de vegetação de característica resistente. Semelhante a outros mamíferos herbívoros, possuem diastema grande entre os dentes pré-molares e incisivos que não demonstram nenhuma característica anormal.

A cor do Vombate varia de marrom a coloração cor de areia, preta como também cinza. As fêmeas dessa espécie têm somente um filhote, isso na primavera, sendo suscetível a variações.

Mas, no geral, a gestação da mamãe vombate ocorre de 20 a 21 dias. A bolsa masurpial da vombate fêmea é bem estruturada e desenvolvida, parecida com a bola dos cangurus. O filhotinho deixa a bolsa depois de 6 ou 7 meses de vida.

Eles desmamam com 15 meses de vida e ficam sexualmente maduros com 18 anos de vida.

Curiosidades Sobre os Vombates

Agora que já sabemos muito sobre esse animal, como Ficha Técnica do Vombate: Peso, Altura, Tamanho e Imagens, fica por dentro de algumas curiosidades imperdíveis!

1 – Dormem Muito

Vombate Dormindo
Vombate Dormindo

Os vombates, como descrito anteriormente são ativos durante a noite e por isso, eles são dorminhocos, dormindo por até 16 horas diariamente. Isso ocorre porque o metabolismo desse animal é comprovadamente lento, quando dormem, a tendência é ficar mais lento ainda.

2 – Super Escavadores

Eles têm o título de um dos maiores escavadores do mundo. Isso porque os vombates passam a maior parte de sua vida e tempo, debaixo da terra, em grandes cavidades ou buracos construídos por eles.

Aliás, são verdadeiros túneis em baixo da terra e com várias conexões entre si e ganharam um nome em especial: warrens que traduzido significa “viveiro”.

Vombate Andando na Grama
Vombate Andando na Grama

Nessas conexões, habitam famílias de vombates, apesar de ser comprovado que nunca fica mais de um indivíduo nesses locais. Eles agem curiosamente como os seres humanos, cada um em seu espaço, para simplificar melhor, em seu quarto.

3 – Fezes

Os vombates preferem viver sozinhos, sem muita conversa com outros da sua espécie. Os únicos momentos de interação entre eles, é somente na hora do acasalamento. E um gesto estranho para nós, mas comum para eles na hora de namorar, é utilizar as fezes para chamar a atenção de seus parceiros.

Fezes do Vombate
Fezes do Vombate

Eles costumam deixar suas fezes bem próximas a sua “residência”, ou seja, toca para atrair as fêmeas para seu ninho de amor. Os vombates podem produzir de 80 a 100 cubos de fezes diariamente, isso facilita que eles ficam perfeitamente posicionados por não serem naturalmente fezes redondas.

4 – Menor Vombate

Você sabia que o menor Vombate é o chamado Vombate de nariz peludo do Sul? Ele não passa de 1 m de comprimento, embora seja gordinho, pois pode chegar aos 30 kg.

Apresenta pelagem em diversas nuances de cinza e de marrom. O dorso costuma ser marrom, mas com manchas mais claras na região do ventre.

Menor Vombate
Menor Vombate

As suas orelhas são finas e bem pontiagudas, além do característico nariz peludo. Tal espécie tem o hábito de trabalhar em conjunto na construção de túneis, que são como abrigos comunitários- onde cabem até 10 vombates.

5 – Maior Vombate

Maior Vombate
Maior Vombate

Já o chamado Vombate comum é a espécie de maior porte. Tem mais de 1 m de comprimento e pesa mais de 40 kg.

Os pelos são acinzentados ou acastanhados. O ventre, em geral, é mais claro. A cabeça desse Vombate é larga e ele tem o nariz achato. Possuem hábitos noturnos, passando o dia todo dormindo, praticamente.

Riscos

Os vombates, atualmente, vem sofrendo de um patologia chamada de sarna sarcóptica. Essa doença causa bicheiras que prejudicam muito o animal e pode até levar a morte.

Acredita-se que os agentes causadores desse tipo de sarna chegou ao habitat natural dos vombates devido a ocupação humana ilegal.

Medidas de segurança e para combater a doença já estão sendo tomadas na Austrália, como proteção as áreas habitadas pelo animal, aplicação de penalidades para pessoas que não respeitam os limites impostos e hospitais para tratamentos de animais que apresentam a doença.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *