O Tucano é um grupo de pássaros relativamente pequenos com bicos excepcionalmente grandes. Seus bicos longos geralmente são de cores vivas e muito mais longos e mais grossos do que suas cabeças reais. O trabalho de pintura em seus bicos é como uma pintura colorida de Picasso. Suas contas são vermelhas, verdes, laranja, azuis, amarelas, pretas e muito mais.
Existem muitas espécies diferentes de tucanos, os cientistas estimam que existem cerca de 40 e existem vários gêneros taxonômicos diferentes. Além dos tucanos típicos, o grupo também possui muitas espécies diferentes de Araçaris e toucanets.
Cada tucano individual varia de cor. Alguns são principalmente pretos, enquanto outros têm manchas amarelas, laranja, verdes, vermelhas e muito mais. Eles variam em tamanho, e as espécies maiores, o Toco Tucano, crescem até dois pés de comprimento.
Características dos Tucanos
Ramphastos é a familia dos tucanos, cujos pássaros medem entre 15 e 60 cm., todos são muito coloridos e possuem um bico, em forma de banana, que pode atingir até a proporção de um terço de sua envergadura. Não obstante seu tamanho desproporcional em relação ao tamanho do tucano, esta estrutura é surpreendentemente leve. O peso leve do bico composto por queratina é devido à sua construção oca e reforçada com ossos.
O bico é afiado com cristas semelhantes a dentes. Alojado no bico, há uma língua longa, estreita e parecida com uma pena. Salvo raras exceções, o corpo geralmente é preto e tem um amarelo brilhante em suas bochechas. Sua garupa é branca, e os abrigos da parte inferior são de um vermelho brilhante. A área diretamente ao redor dos olhos está vazia, mostrando a pele azul pálida por baixo. Seu bico, que ocupa toda a frente da cabeça, é verde, com uma chama laranja brilhante no lado, vermelho na ponta da mandíbula superior e azul na ponta da mandíbula inferior.
Machos e fêmeas compartilham a mesma coloração e bico grande, a única diferença é que o macho é um pouco maior que a fêmea. Ramphastos possuem pernas azuis e seus dedos estão dispostos no padrão zigodátilo (com dois dedos para frente e dois dedos para trás). Sua cauda é longa e quadrada, e suas asas são largas e curtas para permitir o voo através das árvores.
Hábitos Reprodutivos dos Tucanos
Os ninhos de Ramphastos são construídos em cavidades naturais ou ninhos abandonados de pica-paus onde põem de 2 a 4 ovos brancos brilhantes. Eles podem ter até 2 ou 3 ninhadas em um ano. Ambos os pais compartilham a responsabilidade de incubar os ovos e alimentar os filhotes assim que eclodem. Os filhotes altriciais eclodem após 16 a 20 dias de incubação. Eles permanecem no ninho por 8 a 9 semanas, para que seus bicos possam se formar completamente.
Ramphastos são aparentemente monogâmico. Às vezes, um par acasalado defende uma árvore frutífera de outros tucanos e outros pássaros frugívoros. Eles defendem a árvore por meio de exibições de ameaças e, às vezes, se o outro pássaro também é um tucano, por conflitos de contas (esgrima).
O projeto brilhantemente colorido dos tucanos provavelmente não tem muito a ver com a escolha do parceiro, como macho e fêmeas compartilham o mesmo bico grande e a mesma coloração brilhante. A coloração é mais provavelmente uma camuflagem nas regiões tropicais coloridos onde os tucanos residem.
Comportamento dos Tucanos
Ramphastos viajam em bandos de 6 a 12 adultos. Os bandos empoleiram-se em buracos de troncos de árvores, às vezes com vários pássaros amontoados em um buraco. Como as cavidades das árvores nem sempre são muito espaçosas, as espécies precisam economizar espaço. Isso é feito dobrando o rabo sobre as costas e enfiando o bico embaixo da asa quando ele pousa. Ramphastos são um alimentador social. Os rebanhos viajam juntos de árvore em árvore em cordas soltas de pássaros.
Em voo, os tucanos exibem um período de agitação rápida e, em seguida, um deslize. Ele não voam por longas distâncias e é muito mais ágil ao pular de galho em galho nas árvores. Seu chamado vocal soa semelhante ao coaxar de um perereca.
Dieta dos Tucanos
A dieta dos tucanos consiste principalmente de frutas, mas que também irá consumir os ovos ou filhotes de outras aves, insetos, pequenos lagartos e pererecas. Ao comer esses itens não-frutíferas, os tucanos aumentam a sua ingestão de proteínas. Para comer um fruto inteiro, o tucano encaixa o fruto na ponta de seu bico e vira sua cabeça para trás, engolindo a frutas, cujas sementes podem ser regurgitadas ilesas. Pequenas sementes são passadas pelo trato digestivo da ave, também intactas. Dessa forma, as sementes são dispersas longe da planta-mãe. Embora a função do bico dos tucanos não seja totalmente compreendida, é uma ferramenta muito boa para arrancar frutas de galhos pequenos demais para suportar o peso do pássaro.
Ameaças à Sobrevivência dos Tucanos
Os tucanos não são imediatamente ameaçado, mas são considerados similares às espécies ameaçadas e, portanto, precisa ser monitorado. A espécie é um residente comum nas áreas em que ocorre desmatamento intenso. Há algumas áreas onde os tucanos são localmente escassos devido à caça (para comer ou para ornamentos). As penas do tucano são usadas como ornamentos há muito tempo.
Tucanos são um animal de estimação popular, devido aos seus bicos de cores vivas e à sua inteligência. Ao mesmo tempo, os animais foram retirados da natureza e mantidos como animais de estimação. Agora, existem organizações, que se especializam em monitorar o mercado pet de modo que este fator não produza grande efeito sobre o estado de conservação da espécie, como no passado. Em algumas áreas de Belize, Guatemala e Costa Rica, os tucanos são permitido de voar soltos em torno das casas das pessoas, livre para ir e vir como quiser.
Domesticação dos Tucanos
Na maioria das vezes, os tucanos não são bons animais de estimação. Eles são pássaros relativamente inteligentes e, quando são mantidos em zoológicos, precisam de vários brinquedos e oportunidades de forragem. Também é ilegal possuí-los na maioria dos lugares.
Nos jardins zoológicos, os tucanos precisam de uma variedade de poleiros e muito espaço para voar. Na natureza, eles vivem em regiões com alta umidade e muita vegetação; portanto, seus recintos devem replicar esse habitat.
São pássaros inteligentes que prosperam quando têm uma variedade de brinquedos, alimentadores de quebra-cabeças e um programa de treinamento de reforço positivo. Os tratadores alimentam-lhes uma variedade de frutas, insetos e ocasionalmente pequenos mamíferos ou ovos.