Todos os texugos possuem, com variações, uma coloração preta e branca da cabeça que pode descer por todo o dorso, e um focinho de enterramento mais ou menos longo. No entanto, eles são muito diferentes em seu ritmo, seu peso, sua dieta ou suas maneiras.
A família mustelidae possui duas subfamílias: mustelinae e lutrinae. A subfamília mustelinae inclui 15 gêneros e 45 espécies, incluindo os texugos. Falemos um pouco sobre a ficha técnica de cada um deles:
Arctonyx Collaris
Identificação: peso de 7 a 14 kg: parece o texugo europeu, do qual ele pode ser, mas mais alto nas pernas, menos maciço; cor menos contrastante; focinho muito alongado; cauda desenvolvida; garganta branca; garras das patas dianteiras de cor potente e clara; nariz comprido.
Distribuição: florestas do sudeste da Ásia; pode subir até mais de 3.000 metros acima do nível do mar. Vive em Assam, no extremo nordeste da Índia, na Indochina, na China, até a região de Pequim e em Sumatra.
Alimentos: principalmente insetívoros, à base de formigas, cupins, larvas de insetos, minhocas e alimentos vegetais.
Comportamento: vida social muito pouco conhecida: não sabemos se ele vive em clãs ou se está solitário. Cativo, ele vive em casal. Seu acasalamento acontece no verão. A gestação duraria 6 semanas após uma longa diapausa. Os jovens nascem entre fevereiro e abril.
Aparentemente, está ativo dia e noite; ele dorme durante o dia em uma toca, debaixo de um tronco virado ou em um pedregulho rochoso. Durante a noite, ele procura por comida no chão da floresta, cavando a ninhada de folhas mortas com seu focinho e cavando a terra com suas garras para desenterrar a presa. Ele tem a reputação de poder defender-se com os dentes e agarrar-se a qualquer oponente.
População e status: tendência de queda; classificado como Quase Ameaçado; ameaçada em partes do seu alcance: Laos, Vietnã, sudeste da China e possivelmente Birmânia.
Melogale Personata
Identificação: considerado pequeno; peso entre 1 e 3 kg; marcas pretas e brancas, contínuas ou quebradas, na trufa, na testa, entre as bochechas e as orelhas; linha branca mediana na parte superior das costas; casaco cinza-amarronzado nas costas; laranja ou branco na barriga; pincel branco no final da cauda.
Distribuição: superfícies herbáceas e florestas; Índia, China, Laos, Birmânia, Tailândia, Vietnã. Uma espécie pouco conhecida
Comida: caça no solo mas também nas árvores de pequenos pássaros, roedores e invertebrados.
Comportamento: crepuscular, noturno e acima de tudo mais carnívoro que outros texugos. Durante o dia, ele dorme em uma toca, sob as raízes de uma árvore ou entre pedras. É aqui que a fêmea reproduz de 1 a 4 jovens, geralmente em junho.
Melogale Moschata
Identificação: considerado pequeno; peso entre 1 e 3 kg; marcas pretas e brancas, contínuas ou quebradas, na trufa, na testa, entre as bochechas e as orelhas; linha branca mediana na parte superior das costas; casaco cinza-amarronzado nas costas; laranja ou branco na barriga; pincel branco no final da cauda.
Distribuição: Ásia, de Assam no oeste para a China no leste, incluindo as ilhas de Taiwan e Hainan, Laos e Vietnã. Tendência da população desconhecida.
Comida: caça no solo mas também nas árvores de pequenos pássaros, roedores e invertebrados.
Melogale Everetti
Identificação: garganta amarela, pelagem lisa e ausência de pincel branco no final da cauda; parece mais uma marta do que outros furões de texugo.
Distribuição: florestas de montanha, apenas na ilha de Bornéu, na região de Gunung Kinabalu, entre 1.000 e 3.000 metros acima do nível do mar.
Melogale Orientalis
Muito recentemente ainda anexado a uma das duas espécies continentais de furões de texugo.
Distribuição: Java, leste e oeste da ilha; Bali.
Comportamento: espécies arbóreas, confirmado por observações feitas em 1990 e 1991 no zoológico de Ragunan, em Jacarta, na Indonésia.
Taxidea Taxus
Identificação: pesa de 4 a 12 kg. Os indivíduos mais pesados são os mais setentrionais. Suas garras anteriores são muito poderosas. A fina linha branca que atravessa seu focinho e sua testa podem se estender nas costas. Suas bochechas brancas têm manchas pretas e seu casaco é um cinza mais ou menos vermelho.
Distribuição: pastagens da América do Norte, Alberta para o centro do México.
Dieta: Carnívora, principalmente roedores, como esquilos terrestres, artrópodes, répteis e aves.
Comportamento: abrigos durante o dia em territórios de até 20 m de comprimento e 3 m de profundidade. O acasalamento ocorre no verão e no parto na primavera: em média, nascem dois filhotes que são desmamados em seis semanas.
Embora o inverno atrase a vida do texugo, não há hibernação. Os comportamentos sociais desta espécie são, de fato, muito simplificados em comparação ao que pode ser observado no texugo europeu meles meles.
Meles Meles
Identificação: De 70 a 87 cm (cabeça e corpo); de 11 a 17 cm (cauda), pesando de 8 a 17 kg; machos levemente mais pesados. O texugo europeu ou eurasiano tem sua distribuição da Irlanda ao Japão pela Europa e Ásia, em zonas temperadas.
A cabeça, branca e barrada por duas linhas pretas longitudinais, tem um crânio robusto. O contraste da cor adverte que o texugo é forte e que suas mandíbulas são muito poderosas. Em face do perigo, ele mostra a cabeça e eriça o cabelo.
Os sentidos do texugo são desenvolvidos de várias maneiras: sua audição e seu olfato são muito melhores que sua visão. Isso é bom apenas em luz fraca, porque a retina contém apenas bastonetes e uma substância reflexiva, o tapetum lucidum.
Outros Texugos?
O gênero mydaus é incerto e classificado com o gambá na família dos meftitídeos pelo ITIS (Sistema Integrado de Informações Taxonômicas) e pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
Mydaus javanensis é uma espécie de corpo marrom escuro ou preto, com uma marca branca que vai da testa até a base da cauda em alguns indivíduos, mas que pode ser reduzida em outros. Acima da cabeça quase sempre branca. Cauda curta 5-6 cm; nariz comprido e móvel; dentição não é poderosa. Peso de 1,4 a 3,6 kg.
Mydaus marchei é uma espécie que pesa em média de 1 a 2,5 kg e sua cauda varia de 1,5 a 4,5 cm; menor que o anterior, mas com uma mancha branca na cabeça que o distingue também do anterior.
O primeiro é distribuído em Sumatra, Java, Bornéu e as pequenas ilhas Natuna, a nordeste de Sumatra. E esse último pode ser encontrado em algumas ilhas das Filipinas (Palawan e as Ilhas Calamianas).