O Shih Tzu é um cão pequeno e descontraído que pesa entre 4 e 7 kg e mede em torno de 20 e 28 cm., famoso por seu casaco excepcionalmente longo, sedoso e parecido com cabelo. Originário da China, esse pequeno cão foi apreciado na corte chinesa e considerado um mensageiro sagrado. Criado para ser um companheiro, ter o seu Shih Tzu preparado regularmente é uma obrigação, alfinetes e laços de cabelo elegantes podem ajudar a manter o cabelo fora dos olhos do seu amigo peludo.
Por causa dos longos cabelos esvoaçantes dos cães Shih Tzu, tendemos a pensar nessa raça mais como glamourosa do que esportiva. Mas por baixo desse casaco lindo, há um corpo musculoso que pode ter um bom desempenho em agilidade. Muitos Shih Tzu venceram competições de agilidade .
Cuidados com o Shih-Tzu
Esta raça precisa de muito trabalho para se manter em boas condições. O Shih Tzu exige cuidados diários. Cortar o pelo do cão por um profissional é essencial. A escovação diária do pelo do cão é necessária para reduzir o derramamento. Orelhas e olhos devem ser limpos regularmente para evitar infecções. Não pule o tratamento sazonal da pulga também. O corte das unhas e o banho do cão devem ser realizados semanalmente.
Cuidar bem do Shih Tzu consome tempo e requer excelentes habilidades de higiene. Se você não tiver tempo e habilidade, procure o melhor serviço de corte de cabelo ou de cão na sua área e marque uma consulta. Talvez você tenha sorte de ter um serviço de embarque para cães que inclui cuidados com os animais ou passear em locais de banho para cães nas proximidades.
Temperamento do Shih-Tzu
O Shih Tzu é um dos cães com menor grau de inteligência de obediência. É preciso trabalhar duro para impressionar as pessoas com os truques e comandos deste cão. Eles compreendem e memorizam novos comandos após 80 a 100 repetições e obedecem ao primeiro comando apenas 25 % das vezes.
Os Shih Tzus são cães genuinamente leais, macios e gentis, carinhosos e afetuosos para com seus treinadores. Eles desfrutam de um tempo de qualidade com seus donos, apesar da atividade, e são considerados um ótimo cão de terapia para quem precisa. Essa raça responde fortemente às emoções de seus manipuladores, porque elas se unem estreitamente. A felicidade deles é a sua felicidade.
O Shih Tzu é uma raça muito vocal. Definitivamente não é a melhor escolha se você prefere uma raça tranquila. Eles costumam gostar de latir e uivar alto. Eles podem mudar seus latidos, dependendo do nível emocional e do que estão tentando dizer. Latidos diferentes podem significar o mesmo e os mesmos latidos podem ter um significado diferente.
Comportamento do Shih-Tzu
Esta raça geralmente não é usada como cão de terapia. Um cão de terapia é um cão que pode ser treinado para proporcionar carinho, conforto e amor a pessoas em hospitais, lares de idosos, asilos, escolas, hospícios, áreas de desastre e pessoas com transtornos de ansiedade ou autismo. Shih Tzu, por sua teimosia, não é a melhor raça para fins terapêuticos.
Shih Tzus se dá bem com quem sofre de alergias, causando menos reações alérgicas. No entanto, não existem cães 100% hipoalergênicos no mundo, existe uma variedade de raças que são consideradas para reduzir ou minimizar os efeitos das alergias..
Shih Tzu pode ganhar peso com facilidade. Mais de uma caminhada diária deve estar dentro do cronograma. Para deixar seu cão feliz e em forma, alimente-o com ração seca de qualidade e viva uma vida ativa juntos. Tente encontrar o meio termo entre exercício e alimentação. Se você notar algum ganho de peso, consulte seu veterinário e faça um plano de dieta. Reduza alimentos e lanches não saudáveis e meça o peso do Shih Tzu regularmente.
O Shih Tzu é um exemplo perfeito de tendência para babar muito baixa. Se você está enojado com manchas de baba em suas roupas, o Shih Tzu pode ser uma escolha perfeita para você. Babar é a saliva não intencional que flui para fora da boca. Pode ser completamente normal ou um sinal de um problema de saúde.
Fatos Sobre o Shih-Tzu
O Shih Tzu é uma das raças de cães mais populares do mundo. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o Shih Tzu:
A documentação do Shih Tzu remonta a pelo menos 1.000 anos . A ascendência da raça remonta mais além no passado. Os registros mostram que cães curtos, quadrados e “debaixo da mesa ” existiam na China já no ano 1.000 antes de Cristo. Esses cães curtos e fortes provavelmente eram os ancestrais do Shih Tzu.
As pessoas geralmente associam o Shih Tzu à China, mas na verdade vieram do vizinho ocidental da China, o Tibete, que era uma nação soberana até a década de 1950. O Tibete provavelmente enviou cães para a realeza chinesa como presentes. Os chineses os cruzaram com pequinês ou pugs para criar o moderno Shih Tzu.
A frase em mandarim “Shih Tzu” se traduz em leãozinho . O Shih Tzu provavelmente recebeu esse nome por causa de sua associação com o Deus budista tibetano do aprendizado, que, segundo a lenda, viajava com um pequeno cão-leão que poderia se transformar em um leão de tamanho normal.
Os Shih Tzu são chamados de “cães com cara de crisântemo” porque os pelos em seus rostos crescem em todas as direções. Os donos de Shih Tzu, que mantêm seus cães curtos, sabem muito bem que não passa muito tempo até que o cabelo de um Shih Tzu cresça do focinho e na frente dos olhos.
Quando a China passou pela Revolução Comunista, a raça Shih Tzu quase desapareceu. Isso pode não ter sido realmente causado pelo comunismo; um fator contribuinte foi a morte em 1908 da imperatriz Dowager Tzu Hsi, que supervisionou um programa de criação de renome mundial de Shih Tzu, pequinês e pugs.
Quando ela morreu, o programa de criação se desfez e tornou-se quase impossível conseguir um Shih Tzu.
Como seu número diminuiu para quase nada durante a primeira metade do século 20, todo Shih Tzu vivo hoje pode ser atribuído a um dos 14 cães – sete machos e sete fêmeas – que foram usados para reconstruir a raça.
Depois que o Shih Tzu foi importado da China para a Inglaterra, os ingleses os exportaram para outros países da Europa. Soldados americanos estacionados em países europeus levaram Shih Tzu de volta aos Estados Unidos com eles no final dos anos 40 e 50.
Como o Shih Tzu é uma das raças de cães mais populares, não é surpresa que muitas estrelas os possuam. Os donos de celebridades de Shih Tzu incluem Nicole Richie, Mariah Carey, Beyoncé, Colin Farell, Bill Gates e até a rainha Elizabeth II.