Alguns animais podem ser muito raros em todo o mundo, o que faz com que esse tipo de animal em questão tenha ainda mais destaque por parte dos profissionais especializados. Assim, muitos animais apenas podem ser encontrados em ambientes específicos de um país ou, então, apenas existem em ilhas ao redor do mundo.
Isso faz com que esse tipo de animal tenha um modo de vida diferenciado e limitado em algumas questões, podendo não ter predadores naquele ambiente ou, então, ter muitos predadores. Em todo caso, geralmente o panorama é extremo, o que faz com que esse tipo de animal enfrente alguns problemas em seu habitat.
Esse é o caso do saola, um animal que apenas existe em parte do Vietnã e não pode ser encontrado em nenhuma outra parte do planeta Terra. Mamífero de grande porte mais recente a ser catalogado, o saola é um animal realmente de grande porte, mas que sofre com o desmatamento e com a caça ilegal no seu país de origem.
O saola faz parte do grupo de bovinos, sendo um animal que muitas vezes é chamado de “unicórnio do Vietnã” ou, então, de “boi do Vietnã”. Esse animal apresenta uma série de detalhes e características especiais, que o fazem ser valorizado pelos biólogos de todo o mundo, embora a caça ilegal esteja em tal ritmo que a já pequena população de saolas do mundo está para ser exterminada em pouco tempo.
O animal, assim, vê o seu local de origem ser devastado e não consegue fazer muito para se proteger, já que muitas vezes o saola sequer possui outros locais de floresta próximos para ir.
Ademais, um ponto que faz o animal ser muito caçado é que o saola gosta de ficar na parte externa das florestas, na zona de periferia desse ambiente. Assim, visitantes logo veem o animal quando entram nas florestas.
Ficha Técnica do Saola
- Nome científico: Pseudoryx nghetinhensis;
- País de origem: Vietnã;
- Altura: 85 centímetros;
- Peso: 90 quilos.
Alimentação: Vegetais
O saola é um animal que possui modo de vida semelhante ao de um cervo, sendo que o animal gosta de ficar nas zonas periféricas das florestas, consome vegetais em grande escala e, assim, acaba por passar grande parte do seu dia apenas comendo e se movimentando lentamente.
Esse é um ótimo cenário para a caça humana, mas também para o abate de predadores, duas das coisas que tem acontecido com o saola com relativa frequência. Ademais, o saola é um animal de porte grande, que pode chegar a medir cerca de 85 centímetros de altura e pode pesar até 90 quilos.
Tudo isso apenas torna o animal uma fonte de alimento ainda mais saborosa e valiosa para as pessoas e para os predadores, algo que novamente torna o saola um animal bastante suscetível aos perigos que podem chegar por todos os lados. O animal, por outro lado, gosta de viver em montanhas e locais mais altos, o que faz com que ainda se mantenha vivo em partes do Vietnã.
Habitat do Saola
O saola é um animal que gosta de viver em montes do Vietnã, sempre acima do nível do mar. Assim, esse tipo de animal costuma viver de 300 a 1500 metros acima do nível do mar, algo que faz com que o animal esteja um pouco mais protegido contra os ataques de predadores ao redor. Porém, há outros fatores negativos que tornam o saola suscetível ataques. O saola costuma viver nas zonas mais periféricas das florestas, nessas partes altas, onde há montes ou elevações.
Pelo fato de andar sobre quatro patas, o saola consegue se manter bem em posições altas, com estabilidade. Um detalhe muito curioso sobre o saola é que todos os animais desse tipo que já viveram em cativeiro, ao menos aqueles que se tem notícia, acabaram por morrer de forma inexplicada e abrupta, sem maiores avisos de que o animal sofria com problemas relacionados à sua saúde.
Esse problema ainda não encontra explicação na ciência, sendo que o saola cada vez mais está próximo de ser extinto da Terra, já que a população do animal sempre foi pequena e agora se encontra em níveis muito baixos de conservação.
Alimentação do Saola
O saola é um animal que gosta de comer vegetais, sendo conhecido pela forma como é capaz de passar o dia inteiro comendo. Portanto, o saola não costuma se movimentar muito ao longo de um dia, apenas caminhando ao redor de um ponto mais ou menos fixo. Isso acaba por facilitar os abates por parte de quem deseja acabar com o animal, mas também faz com que o saola não gaste tanta energia, com o animal guardando toda essa energia para fugir de caçadores ou predadores quando preciso.
Assim, as folhas de figueira costumam ser o alimento ideal do saola do Vietnã, sendo que o animal geralmente vive me grupos de até cinco componentes. Esses grupos médios ajudam o saola a visualizar ataques de forma mais fácil, antevendo alguns problemas que podem acontecer.
O saola possui, também, uma arcada dentária bastante frágil, com dentes pouco cortantes. Dessa forma, os alimentos desse animal precisam ser fáceis de cortar e mastigar, pois a mordia do saola está muito longe de ser forte ou poderosa.
Comércio Ilegal de Saolas no Mundo
O saola é um animal que passa pelo processo de estar à beira da extinção, algo que já aconteceu a muitos outros animais de todo o mundo. Assim, grande parte desse problema se deve às pessoas, sendo que o tráfico de saolas é um grande problema para toda a vida animal no Vietnã.
Assim, entre 1995 e 2003 cerca de 30 saolas foram mortos, diminuindo muito a população desse animal no país. O comércio ilegal de saolas, portanto, acaba por matar aos poucos uma das espécies animais mais interessantes e únicas de todo o mundo. Uma das justificavas da caça é para a venda de carne para outros países, como a China, que possuem demanda para tal e compram os alimentos mesmo com a origem duvidosa.